Nuvem de Poeira do Saara é preocupante?! Saiba tudo sobre esse fenômeno

nuvem de poeira do deserto do saara
Enorme nuvem de poeira do Saara atravessando o Atlântico é vital para a Amazônia


Satélites da NASA avistaram a enorme nuvem marrom de poeira do deserto do Saara que se estendia pelo Oceano Atlântico em direção as Américas.


Uma enorme nuvem de poeira do Saara está vindo em direção as Américas. No momento ela já se encontra sobre o Caribe.

O fenômeno foi avistado por satélites da NASA, chagando a se estender por mais de 3 mil quilômetros, segundo dados do NOAA.

Uma visão global da tempestade de poeira foi feita pelo intrumento EPIC, da DSCOVR, e mostra o tamanho descomunal da nuvem de poeira, de acordo com o site do Observatório da Terra da NASA.

Satélite DSCOVR GLOBAL
Imagem do satélite DSCOVR nos mostra a grande nuvem de poeira do Saara atravessando o Oceano Atlântico.
Créditos: NASA / DSCOVR

Essa pluma em movimento não foi surpresa, já que desde 16 de junho, o satélite GOES-East da NOAA já revelava o fenômeno.

A grandiosidade da nuvem de poeira sobre o Oceano Atlântico fica clara na visão global do satélite do Observatório Climático do Espaço Profundo da NOAA, feita em 18 de junho de 2020.




De acordo com especialistas, o fenômeno conhecido como "Camada de Ar Saariana (SAL - Saharan Air Layer) não tem nada de anormal, e sempre acontece, em maior ou menor escala, cerca de 4 dias após o início do verão e o mesmo se repete após o início do inverno.

Todos os anos, cerca de 800 milhões de toneladas de poeira dos desertos do norte da África são sopradas para Oceano Atlântico, podendo chegar até a bacia do rio Amazonas, nas praias do Caribe e também se espalhar pelo ar nas Américas do Norte e do Sul.




Esse acontecimento tem uma importância vital para a floresta Amazônica, já que seus minerais substituem nutrientes imprescindíveis do solo da floresta tropical que são continuamente levados pelas chuvas tropicais.



Imagens: (capa-NASA / DSCOVR) / divulgação
25/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

8 comentários:

  1. cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof

    ResponderExcluir
  2. Os governos estão pedindo para o pessoal usar máscaras nos países afetadas pela tempestade de areia, será que isso é normal?

    ResponderExcluir
  3. Astro Intruso; Moro bem próximo as DUNAS DO PARQUE DO ABAETÉ, mas diferentemente das areias do Saara, não cobrem os automóveis de Roma. Lembras da lindíssima composição Reconvexo do meu genialíssimo conterrâneo Caetano Veloso? Curte na voz de uma das maiores interpretes da MPB https://www.youtube.com/watch?v=KuIKXsoU1mo

    ResponderExcluir
  4. Astro Intruso: As dunas do Abaete cobrem as ruínas do prédio que foi o manicômio psiquiátrico Angelo Boni, desativado em 2011 pelo excesso de fugas e motins e pelo tratamento de eletrocussão não funcionar. Um dos foragidos, que deixa marcas por onde passa: JBB, foi localizado mas a policia não o captura por ser fácil demais.

    ResponderExcluir
  5. Um cara que se identifica como fora do ar; querendo os outros, de loucos chamar: Vê se pode?

    AULINHA PARA O FORA DO AR.

    ABAETÉ NA LÍNGUA TUPINAMBÁ, significa:

    ABA = HOMEM.
    ETÉ = BOM.

    Já ABAITÉ significa:

    ABA = HOMEM.
    ITÉ = RUIM.

    Como pode ser louco rapaz, quem fala octilhões de línguas nativas cósmicas, e genialidade tem demais?

    Tu és KANAH AKAN KANAHAN?

    ResponderExcluir
  6. parece ate aquele filme, "poeira em alto mar"

    ResponderExcluir