Bola de Fogo risca céus de Pernambuco em 15 Julho 2020

meteoro bola de fogo em Pernambuco em 15 de julho de 2020
O clarão pôde ser visto também da Paraíba, Ceará e Bahia


Na noite dessa quarta-feira, 15 de julho, um meteoro muito brilhante riscou os céus de Pernambuco, podendo ser visto de várias regiões do nordeste, sobretudo no interior de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia.


A bola de fogo ocorreu por volta das 19h00, riscando de norte a sul o sertão de Pernambuco. A velocidade média deste bólido foi estimada em cerca de 20 km/s (ou cerca de 72.000 km/h).

Câmeras do site ClimaAoVivo registraram a passagem da bola de fogo a partir de várias cidades do nordeste. O brilho foi estimado ao equivalente da Lua Cheia, com duração média de 4 segundos.


O bólido foi provavelmente originado pela entrada de uma pequena rocha espacial na atmosfera da Terra, podendo ter se desintegrado completamente. Observadores afirmam ter escutado um estrondo, causado pela explosão na atmosfera e pela grande velocidade, que ao superar a barreira do som, causa o chamado "boom sônico".

Até o momento não há relatos da queda de meteorito, apesar de ser bastante provável. No YouTube mostramos os vídeos registrados pelas câmeras de monitoramento:


Você viu este meteoro?! Deixe seu relato no site https://exoss.imo.net/ e ajude o estudo de meteoros no Brasil.


Imagens: (capa-ClimaAoVivo) / ClimaAoVivo / divulgação
16/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário