Confira dias e horários 'verdadeiros' para observar Cometa NEOWISE do Brasil

cometa neowise no brasil - dias e horários para as regiões
Cometa Neowise vai passar pelo Brasil - Vai mesmo dar pra ver?

O Cometa NEOWISE tem chamado a atenção nos céus do hemisfério norte e já virou sensação por lá. Mas até agora, nós aqui do hemisfério sul estávamos excluídos dessa festa...


Até agora! Bom, pelo menos é isso o que os especialistas estão prevendo. Claro que dependeremos muito da sorte também, afinal precisaremos de céus limpos e mesmo assim o fenômeno só tem chances razoáveis de observação satisfatórias em algumas regiões, e à partir de certas datas (geralmente não precisamente aquelas que estão sendo divulgadas pela grande mídia).

De acordo com as melhores previsões, o Cometa C/2020 F3( NEOWISE)  já deve estar visível do Brasil a partir do dia 21 de julho (nas regiões Norte e Nordeste). 

Em São Paulo o Cometa Neowise só deve aparecer a partir do dia 24 de julho, isso para quem tem condições ideais de céu do horizonte noroeste. Já a partir do dia 26 de julho ele pode estar visível em todo o país, sempre a partir do entardecer, por volta das 18:30, ou quando o Sol estiver se pondo na sua região.


Mas os dias que estão sendo divulgados para observação do Cometa NEOWISE, em sua maioria, levam em consideração apenas o fato do cometa estar acima do horizonte após o pôr-do-Sol. Mas uma coisa é a teoria, outra é a prática. Por conta disso, fizemos um mapa de visibilidade média do Cometa C/2020 F3 NEOWISE para o Brasil. Na coluna de datas à esquerda, vemos quando o cometa se torna visível acima do horizonte (momento em que sua observação ainda é bastante complicada). Na coluna do canto direito, vemos quando o cometa NEOWISE estará a uma altitude média de 20º para cada região, o que torna sua observação muito mais fácil.

cometa neowise no brasil - mapa com dias e horários para cada estado e região
Mapa de visibilidade média do Cometa NEOWISE (C/2020 F3) pelo Brasil).
Créditos: Galeria do Meteorito

Infelizmente não dá pra ter certeza se o Cometa Neowise será visível a olho nu para nós aqui do hemisfério sul, já que ele vem perdendo brilho e depende de um céu muito limpo para poder ser visto.


Para cidades grandes, que têm muita poluição (tanto química quanto luminosa) a previsão é ainda mais difícil, já que dependeremos também de uma boa visão do horizonte, coisa que grandes centros normalmente não têm devido aos prédios altos (daí a importância de se considerar os dias da coluna direita da tabela acima).

Vale lembrar que vale a pena se esforçar para ver esse cometa que só passa aqui perto da Terra a cada 6.765 anos! Sim, sua órbita ao redor do Sol é muito longa, então se você não conseguir vê-lo dessa vez... já era!



Imagens: (capa-Marco Sproviero) / Galeria do Meteorito / YouTube / divulgação
22/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Falta um mapa com pontos de referência embasados na posição do sol.

    ResponderExcluir
  2. O cometa Neowise "vem perdendo brilho e depende de um céu muito limpo para poder ser visto. E, assim sendo, não dá pra ter certeza se o Cometa Neowise será visível a olho nu para nós aqui do hemisfério sul. Para cidades grandes, que têm muita poluição (tanto química quanto luminosa) a previsão é ainda mais difícil, já que dependeremos também de uma boa visão do horizonte, coisa que grandes centros normalmente não têm devido aos prédios altos (daí a importância de se considerar os dias da coluna direita da tabela acima).

    Vale lembrar que vale a pena se esforçar para ver esse cometa que só passa aqui perto da Terra a cada 6.765 anos! Sim, sua órbita ao redor do Sol é muito longa, então se você não conseguir vê-lo dessa vez... já era!" "
    " No link abaixo, confira o mapa de visibilidade média do Cometa C/2020 F3 NEOWISE para o Brasil. Na coluna de datas à esquerda, vemos quando o cometa se torna visível acima do horizonte (momento em que sua observação ainda é bastante complicada). Na coluna do canto direito, vemos quando o cometa NEOWISE estará a uma altitude média de 20º para cada região, o que torna sua observação muito mais fácil."
    Créditos: Galeria do Meteorito.

    ResponderExcluir
  3. Olha, vale a pena fazer um esforcinho pra ver o Neowise, nem que seja necessário dar um passeio pra um lugar com visão mais privilegiada - mas respeitando o distanciamento social hein.
    Pode ter certeza que quem ver vai poder contar pros filhos e netos: "Meu filho, lá em 2020, no meio daquela angústia da pandemia, eu vi a passagem do Neowise".

    Aproveitem, porque a próxima oportunidade vai ser só daqui a mais de 6 mil anos! Provavelmente, a única pessoa que vai estar viva pra ver a próxima passagem do Neowise será a Rainha Elizabeth II.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela sua explicação!!! Minhas 02 filhas estão desesperadas para ver o cometa e ainda não conseguimos aqui em Brasília! Pelo menos, tem sido momentos bem legais em família, observando o céu!!! Vamos continuar tentando e volto pra te falar se conseguirmos. Grata.

    ResponderExcluir
  5. Tá difícil ver esse cometa, estou no norte do Paraná, tentei por 3 dias consecutivos e nada, e olha que mora em uma região praticamente rural, se não conseguir hoje o jeito é esperar a próxima, lá pelos anos 9.000, bora tomar umas vitaminas, fazer exercícios e encarnar o Mun rá para poder ver o danado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com muita paciência e tentativas eu consegui ver um borrão que era ele, precisei achar sair do meio da cidade.

      Excluir