Finalmente apareceu a 1ª imagem de um 'Sistema Solar' de exoplanetas

primeira foto de exoplanetas em sistema solar distante

As detecções já existiam há bastante tempo, mas a maioria mostrava apenas planetas solitários em torno de sua estrela.

Duas outras detecções de sistemas de exoplanetas já tinham sido feitas, mas apenas através do método de trânsito planetário, e ninguém até agora tinha de fato fotografado nenhum sistema solar desse tipo.


Sim, a busca por exoplanetas já existe há bastante tempo, mas uma foto mesmo... bem, isso nunca tinha acontecido. Até agora!

Finalmente saiu a primeira imagem "verdadeira", ou seja, realmente fotografada, de um sistema solar de exoplanetas! Tudo graças ao telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO).


E caso você esteja se perguntando qual a razão de tanta comemoração por essa simples imagem, saiba que as coisas são bem mais complicadas do que parecem.

O problema é que esses sistemas planetários estão muito, muito distante da Terra, como é o caso deste que foi fotografado, que encontra-se a 300 anos luz de distância.

sistema Sistema TYC 8998-760-1 - primeira foto de sistema estrela e planetas
Sistema TYC 8998-760-1 com estrela e seus dois planetas.
Créditos: ESO / Bohn et al

Para termos uma ideia, funciona assim: se tivéssemos uma espaçonave que pudesse viajar na velocidade da luz, ainda assim demoraríamos 300 anos para chegar lá...

Então já deu pra perceber que de fato esses sistemas solares estão muitíssimo distantes, e qualquer imagem real é quase impossível de ser feita.


"É praticamente uma imagem de um ambiente muito similar ao nosso Sistema Solar, mas em um estágio bem inicial de sua evolução", afirmou Alexander Bohn, doutorando na Universidade de Leiden, na Holanda, e líder da pesquisa que foi publicada no Astrophysical Journal Letters.

O sistema de planetas em questão é o 'TVC 8998-760-1', e agora que temos uma imagem de verdade, os cientistas poderão compreender ainda melhor o que são, como são e como esses sistemas funcionam.

Pelas recentes observações, os cientistas já podem dizer que, embora o sistema seja aparentemente muito similar ao nosso, existem diferenças enormes na realidade. 

Os exoplanetas fotografados tem cerca de 14 vezes o tamanho de Júpiter e estão entre 160 e 320 vezes mais distantes de sua estrela solar do que a Terra está do Sol, o que reduz muito (se é que não impossibilita) qualquer chance de vida como conhecemos.



Imagem: (capa-ESO/VLT) / Bohn et al / ESO / divulgação
23/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Este é apenas um, dentre os 7 OCTILHÕES de MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES que chamam primitivamente e indevidamente de SISTEMAS SOLARES, existentes em todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI, semelhantes só que em MACROS FORMATOS, aos também 7 OCTILHÕES de micros modelos energéticos atômicos termonucleares "átomos", que compõem o micro corpo energético atômico pi = humano.

    No meu blogger digo que esse PI, nada tem a ver com o PI da MATEMÁTICA também I.

    Ou seja:

    Da MATEMÁTICA INFINITA... E sim PI, de PROJEÇÃO DE IMAGEM.

    Possuindo 7 OCTILHÕES de MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES que chamam indevidamente de SISTEMAS SOLARES, todos percebem que o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI, é muitíssimo grande.

    Mas dimensionalmente falando, jamais INFINITO, como os das ciências-ainda-a-avançar, erradamente afirmavam.

    Uns afirmavam também improcedentemente que o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI chamado erradamente pelos religiosos-ainda-a-desestagnar de MUNDO MATERIAL... E pelos das ciências-ainda-a-avançar também erradamente, como UNIVERSO MATERIAL:

    Tinha MACRO FORMATO de uma MESA... Outros: MACRO FORMATO de uma SELA DE CAVALO... E outros absurdamente e impossivelmente, MACRO FORMATO DE UM SACO COM TUDO DENTRO, PORÉM INFINITO.

    RsRs.

    Como a maioria dos que comentam aqui, são inteligentíssimos pergunto:

    Poderia UM SACO COM TUDO DENTRO, por mais que IMENSO seja, ser INFINITO?

    Acho até que a absurda TEORIA DO TUDO, do considerado REI DOS BURACOS NEGROS, que nunca foi BURACOS NEGROS e sim MACROS CANAIS ENERGÉTICOS e também TEORIA DO NADA: provavelmente tenha vindo da absurda e tola ideia, desse SACO COM TUDO.

    Pra não dizerem que sou covarde, que falo do STEPHEN HAWKING que foi DESENERGIZADO do seu COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam equivocadamente de ESPÍRITO, como dizem no popular, porque ele está morto, e não pode se defender:

    Eu já dizia isso zombando dele, quando ele ainda estava vivo, e comprei muitas brigas com brasileiros deslumbrados, tolos iguais a ele, que o endeusavam, indevidamente!

    O cara diferentemente dos genialíssimos DEMÓCRITO, PLANCK, BOHR, TESLA, EINSTEIN, MOISÉS, e BONI que fez centenas de DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E TAMBÉM ENERGÉTICAS ESPECIAS NÃO ATÔMICAS que chamam equivocadamente de ESPIRITUAIS, totalmente dentro da incontestável lógica cientifica: não descobriu nada, e só teorizou.



    ResponderExcluir