Aconteceu a maior aproximação de um asteroide com a Terra

a maior aproximação de asteroide com a Terra

Agora temos um novo recorde - a maior aproximação de asteroide com a Terra que se tem conhecimento

Neste domingo, 16 de agosto, um objeto intitulado 2020 QG fez sua máxima aproximação com a Terra. Como se não bastasse, foi a maior aproximação de um asteroide com a Terra de todos os tempos! Mais próximo do que esse, passaram apenas asteroides que acabaram realmente colidindo com o nosso planeta.


O asteroide 2020 QG é da família Apollo (cruza a órbita da Terra de tempos em tempos), e pertence ao grupo de NEOs (Near Earth Objetcs / Objetos Próximos da Terra). O curioso da história é o fato dele ter sido descoberto praticamente no momento em que ele fazia seu sobrevoo rasante com o nosso planeta.

Durante sua máxima aproximação, o asteroide 2020 QG passou a apenas 2.900 km de distância da Terra - o equivalente a 1/4 do diâmetro do nosso planeta. Pra se ter uma ideia, a maioria dos satélites estão a uma distância de 36.000 km - os que compõem o sistema de GPS estão a 20.000 km.

asteroide 2020 QG - a maior aproximação de um asteroide com a Terra

A rocha espacial foi descoberta pelo Observatório Palomar, na Califórnia, e tem cerca de 3 metros de diâmetro, podendo variar de 2 a 14 metros de diâmetro, levando cerca de 2,7 anos pra completar uma volta em torno do Sol.

Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, o asteroide 2020 QG nos mostra que rochas espaciais estão passando o tempo todo próximas do nosso planeta. Desta vez, nós o vimos. Deste vez, foi pequeno. Temos um novo recorde! Quando será o próximo?



Imagens: (capa-divulgação) / JPL / SBDB / divulgação
18/08/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Caramba! 2.900 km é mais ou menos a distância entre Porto Alegre-RS e Palmas-TO. Em termos astronômicos dá pra dizer que essa pedra, digo, esse aerolito passou raspando, só a um espirro de pulga de distância.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Segundo a matéria no site da Revista Época falando sobre o assunto, ele tem mais ou menos o tamanho de um carro popular.

      Excluir