Ela voltou! Nuvem Misteriosa de Marte reapareceu mais uma vez

nuvem misteriosa em marte

Pesquisadores já sabem algumas coisas sobre esse estranho fenômeno da "nuvem esticada marciana", mas ainda falta compreender muitos outros detalhes


Já faz um bom tempo que os cientistas descobriram um estranho fenômeno recorrente em Marte: uma nuvem gigantesca com cerca de 1.800 quilômetros de comprimento que surge ciclicamente todo ano marciano.


Vale lembrar que um dia marciano dura 24 horas, 39 minutos e 35 segundos. E um ano em Marte são cerca de 687 dias.

E esse estranho fenômeno da "nuvem esticada" acontece sempre próximo da região conhecida como 'Vulcão Arsia Mons', sempre na mesma época, durante o solstício do hemisfério sul, e dura cerca de 80 dias.


A nuvem se forma pela manhã e cresce por cerca de 3 horas, desaparecendo rapidamente algumas horas depois.

Os cientistas já sabem que a nuvem é formada por gelo de água e não tem qualquer relação com atividades vulcânicas. Mas apesar de já conhecermos a estranha nuvem de Marte, ainda falta compreender muitos detalhes.

Nuvem em Marte - Mars Express
Nuvem Alongada de Arsia Mons, registrada pela sonda Mars Express.
Créditos: ESA

Essas fotos foram tiradas nos dias 17 e 19 de Julho, pelo 'Visual Monitoring Camera' (VMC) - um instrumento acoplado a sonda Mars Express, que orbita o Planeta Vermelho desde dezembro de 2003.

"Nós temos investigado esse intrigante fenômeno e estávamos esperando ver esse tipo de nuvem bem nessa época. Essa nuvem alongada se forma todo ano marciano durante essa estação na região do solstício do sul, e se repete por 80 dias ou até mais, seguindo um ciclo diário", disse Jorge Hernandez-Bernal, candidato a PhD na Universidade do País Basco, na Espanha e autor principal desse estudo. "De qualquer forma, nós ainda não sabemos se as nuvens são sempre assim tão impressionantes."


O solstício do sul é a época do ano quando o Sol está na posição mais extrema ao sul no céu de Marte, como acontece aqui na Terra no dia 21 de Dezembro.

A equipe da Mars Express nomeou a "nuvem esticada" como 'Arsia Mons Elongated Cloud' (Nuvem Alongada de Arsia Mons).


Os cientistas ainda têm muitas perguntas, como por exemplo, por quanto tempo a nuvem reaparece e desaparece?

Por que se forma apenas durante o amanhecer? Isso ainda faz parte desse mistério em Marte.



Imagens: (capa-ESA) / ESA / Mars Express / divulgação
04/08/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

8 comentários:

  1. Não se trata de uma VÁLVULA DESCOMPRESSORA MAGMÁTICA, denominação correta, dada pelo genial Coice-De-Mula para o que chamam primitivamente de VULCÃO... E sim de um GÊISER PERIÓDICO, existente no 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR), que Jorge Hernandez-Bernal, candidato a PhD na Universidade do País Basco, na Espanha, assim como os antigos legionários romanos vizinhos-regionais desse comedor de Sanduíche-de-Ramon... Chama primitivamente e indevidamente, de MARTE DEUS DA GUERRA.

    Simples assim.

    Agora, imaginem a pressão dessa zorra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOSÉ BONIFÁCIO não porque JOSÉ BONIFÁCIO nunca foi. JOSÉ BONIFÁCIO é o nome do diplomata brasileiro chamado de Patriarca da Independência. O JOSÉ BONIFÁCIO que comenta aqui é o nome erradamente dado ao RENOMEADOR MÚLTIPLO ULTRACONVENCIDO MEGAPEDANTE. Se esse JOSÉ BONIFÁCIO fosse, onde estariam DOM PEDRO I, REGENTE FEIJÓ e DOM JOÃO VI? Na certa, já foram teletransportados pra Vênus, quando acontecer a 5a REVOLUÇÃO TRANSORBITAL DO ELEMENTO NEODÍMIO.

      Pqp eu sou genialíssimo pakaray, eu mudo o nome do que já tem nome e isso é uma ciência muito avançada. Eu não tenho diploma nenhum mas sou cientista sim, pode crer! Eu bati a cabeça e recebi um download que me deu o poder da renomeação. Pra me entender tem que ter QI de mais de 8000.

      Tu tens QI de ameba? Você é meu fã e está com inveja da meu superpoder de renomear o que já tem nome.

      Vamos fazer uma votação pela trigésima vez: quem queres que eu pare de comentar aqui? Karay, acho que agora eles vão me dar atenção! Anônimo, por favor Anônimo, lembra de mim!

      Excluir
  2. Zé Hospício comeu manga com febre, e pirou de vez. Agora ele escreve, como se eu doido fosse.

    ResponderExcluir
  3. Aviso a quem interessar possa:

    Estarei ausente do conceituado site GM, em virtude de dedicação total a 2° mais importante DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA E ENERGÉTICA, que farei em toda minha vida.

    Mais antes, quero admoestar todos vocês, que não se deixem enganar por aqueles que apenas buscam autoafirmar-se cientificamente, também por serem ignorantes sobre o MACROCOSMO IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA PROJETADA e desconhecerem totalmente o MACROCOSMO ÚNICO REAL ENERGÉTICO ESPECIAL NÃO ATÔMICO...

    Afirmam tolamente que o homem desse subdesenvolvido PLANETA-H3 que nunca foi, não é e jamais será TERRA porque TERRA sempre foi apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA... Pisará, colonizará e viverá apenas por si mesmo, no 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR), que assim como os antigos legionários romanos, esses das ciências-ainda-a-avançar, Chamam primitivamente e indevidamente: de MARTE DEUS DA GUERRA.

    Vocês não são burros e sabem que esses tolos, mesmo vestindo roupas anti-atômicas, não conseguem ficar uma hora sequer próximos a RADIAÇÃO-TERMONUCLEAR emitida por um REATOR-TERMONUCLEAR-EXPLODIDO como o de CHErNOBYL... Imaginem pisar, habitar e colonizar o 4° ELEMENTO ORBITAL, onde a incidência de RADIAÇÃO TERMONUCLEAR emitida pelo DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como os antigos faraós, os das ciências-ainda-a-avançar, chamam também primitivamente e indevidamente de DEUS SOL!

    No núcleo do DEAT que eles chamam indevidamente de DEUS SOL, tem um REATOR TERMONUCLEAR DESCOMUNAL, por isso DEAT DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR e não DEUS SOL, que emite RADIAÇÃO TERMONUCLEAR para o 4° ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4 que chamam de MARTE DEUS DA GUERRA, que mesmo que essas agências construíssem uma nave com revestimento de chumbo, e pesando 2.OOO toneladas... Mesmo assim, quem dentro dela estivesse com corpo composto com PREDOMINÂNCIA 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA como o nosso:

    Perderia todos os pelos imediatamente... E teria toda sua derme e restante do corpo, explodindo com canceres malignos e mortais.

    CONTINUAÇÃO LOGO ABAIXO.


    ResponderExcluir
  4. CONTINUAÇÃO.

    Os animais que habitam por lá, são muito mais inteligentes e evoluídos cientificamente, que os humanos daqui...

    Também os humanos H4 que habitam por lá, sendo que o mais burro possui inteligência equivalente a inteligência somada, de todos daqui:

    Diferentemente de nós que possuímos corpos compostos por uma MARAVILHOSA LIGA ELEMENTAR PREDOMINÂNCIA 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, + 4 UNIDADES ELEMENTARES NÃO PREDOMINANTES, FOGO, TERRA, AR e EC, movidos por COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS contendo 3 Maravilhosas Energias, EM = ENERGIA MOTRIZ... EI-D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA... E ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, que ainda chamam de ESPÍRITO...

    Os humanos H4 que habitam o 4° ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4 que os daqui que não sabem nem onde moram, chamam indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA:

    Além de possuírem seus corpos compostos por uma Maravilhosa Liga, PREDOMINANTEMENTE pela 4° UNIDADE ELEMENTAR AR + OXIGÊNIO... Superior a nossa 3° que é ÁGUA, + 4 UNIDADES ELEMENTARES NÃO PREDOMINANTES FOGO, TERRA, ÁGUA e EC...

    Por isso que mesmo já tendo detectado pontos incomuns de OXIGÊNIO no PLANETA-H4 para eles MARTE DEUS DA GUERRA... O pessoal da NASA, nunca conseguiram vê-los, fotografá-los, ou filmá-los...

    Também tem seus corpos movidos por Maravilhosos COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIA VITAIS, que ao invés de conterem apenas 3 Maravilhosas Energias como os nossos:

    Contém 4.

    Os mais inteligentes já perceberam, que para Elon Musk colocar os pés dele no 4° ELEMENTO ORBITAL, PLANETA-H4 que ele também primitivo como a zorra, chama indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA:

    Ele teria que saber TRANSMUTAR seu corpo de PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR ÁGUA: para PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR AR + OXIGÊNIO.

    E isso, nem daqui a 2.000 se espaço-tempo-i houvesse, ele saberia.

    Esse pessoal, além de não saberem nem onde moram... Também não sabem nem o que está para acontecer brevemente, em todo MACRO COSMO ATÔMICO...

    Estão comendo moscas!

    Agora se tu também é daqueles, que acham tolamente que um homem que aprende onde ninguém desse subdesenvolvido PLANETA-H3, até hoje conseguiu aprender... É burro... Analfabeto... E que não sabe de nada:

    Continua achando, que brevemente: tu acharas!

    ResponderExcluir
  5. Cara chato do cacete. Estava pensando em abandonar as visitas a este site, já que esse chato de galochas está se ausentando, irei continuar lendo e apreciando o conhecimento que Galeria do Meteorito oferece todos os dias.

    ResponderExcluir