Objeto incomum faz encontro rasante com o Sol

objeto incomum faz encontro com o sol - cometa triplo


Um cometa, um asteroide, um objeto interestelar ou algo completamente diferente?!


No dia 7 de agosto, um objeto diferente passou próximo do Sol. Não, ele não era uma nave alienígena ou o "novo Oumuamua". "Era um cometa triplo", disse Karl Battams, do Laboratório de Pesquisa naval em Washington DC, EUA.


Podemos facilmente ver o cometa triplo que foi registrado pelo coronógrafo do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO):

cometa triplo perto do Sol

"Os dois componentes principais são fáceis de detectar, com o terceiro, um fragmento difuso muito tênue seguindo ao lado da peça principal", disse Karl Battams.

O observatório SOHO encontra cometas o tempo todo. A maioria são Cometas Rasantes Kreutz - fragmentos de um cometa gigante que se partiu há mais de 1.000 anos. Desde que o observatório foi lançado em 1995, SOHO descobriu mais de 3.000 membros da família Kreutz.


E é justamente isso que torna este cometa incomum. "Não é membro da família Kreutz", afirma Battams. "Sua órbita não corresponde. Ainda não temos certeza de onde veio."

Pouco depois que o aglomerado de cometas apareceu nas imagens do SOHO, boatos começaram a se espalhar nas redes sociais: Naves espaciais estão girando em torno do Sol. "Não", diz Battams. "É um cometa. Se ele cambaleia como um pato e grasna como um pato ... provavelmente é um pato! Este objeto mostra todos os sinais clássicos de ser um cometa: difuso, alongado, tem cauda e segue um caminho que é claramente dominado pela gravidade do Sol."

O cometa triplo está agora se afastando do Sol, desaparecendo rapidamente de vista. Há uma pequena chance de que grandes telescópios terrestres consigam rastreá-lo. Nesse caso, eles poderiam encontrar pistas sobre sua constituição e origem.

"Infelizmente, o prognóstico para pequenos cometas fragmentados como este não é bom", diz Battams. "Esta foi provavelmente a primeira e última passagem deste cometa pelo Sol, já que provavelmente agora se desintegrou inteiramente. Mas o observatório SOHO continuará a observar o Sol e com certeza teremos mais descobertas de cometas em breve - ele é praticamente um especialista nisso.



Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / ESA / NASA / LASCO C2
14/08/2020



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário