Telescópio gigante entre maiores do mundo foi danificado após acidente

telescopio do arecibo foi danificado

O Telescópio do Arecibo, um dos maiores do mundo, sofreu danos e deve ser restaurado - só não sabemos quando... 


Com seus 305 metros, o gigantesco Rádio-Telescópio do Arecibo foi construído em 1963, e por 53 anos manteve seu título de maior telescópio do mundo.


Ele também se tornou um astro do cinema, aparecendo em alguns filmes que fizeram muito sucesso, como '007 -Goldeneye' e 'Contato', por exemplo. 

Ele só perdeu sua corôa recentemente, quando a China inaugurou seu grandalhão de 500 metros. Ainda assim ele permanece como um dos maiores símbolos da conquista científica de nossa época.

observatório do arecibo

Mas de tempos em tempos o gigante acaba sofrendo algum dano, seja pelas tempestades comuns no Porto Rico, ou mesmo por acidentes mais corriqueiros, como parece ter sido o caso dessa vez.

"Um dos cabos auxiliares que ajudam a suportar uma plataforma de metal sobre o Observatório do Arecibo em Porto Rico, quebrou na segunda-feira (10 de agosto) causando uma ruptura de 30 metros de comprimento no refletor do telescópio", afirmou em comunicado a Universidade da Florida Central.

"Nós temos um time de experts avaliando a situação. Nosso foco é garantir a segurança de nosso pessoal, protegendo as instalações e os equipamentos, e restaurando as operações o mais rápido possível". Disse Francisco Cordova, diretor do Observatório.

Observatório do Arecibo danificado

Vale lembrar que o Observatório do Arecibo é um dos mais importantes na busca por vida fora da Terra, e seus dados são utilizados, por exemplo, pelo projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence - Busca por Inteligencia Extraterrestre).

Além disso, o Observatório do Arecibo também é um dos grandes responsáveis por rastrear e traçar órbitas de Objetos Potencialmente Perigosos (PHO), e enquanto estiver inoperante, é como se estivéssemos com a visão turva, incapaz de ver o espaço da forma que víamos antes.

Alguns especialistas levantaram a possibilidade do acidente ser resultado de falha na manutenção ou mesmo de cuidados insuficientes diante dos mais de 60 anos do observatório, mas até que as investigações terminem não saberemos a real causa do acidente.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
13/08/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

11 comentários:

  1. Caramba, fazia tempo que não ouvia falar desse telescópio. Até pensei que ele não fosse mais usado! Mas se o problema realmente tiver sido mesmo causado por falta de manutenção, aí é sacanagem. Como que pode deixar de cuidar devidamente de um trem desse tamanho?
    A propósito, viram o estudo que saiu sobre Ceres esses dias? Parece que pode existir um corpo de água subterrânea nele, o que abriria a possibilidade da existência de formas de vida nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Negativo, seu Bé Zonifácio. Existem microrganismos, a bactéria causadora do tétano é um exemplo, que são anaeróbios estritos, ou seja, sobrevivem apenas na ausência completa de oxigênio.
      Como é que o download que o Sr recebeu quando bateu a cabeça não te informou disso?

      Excluir
    3. Zé Hospício; O ELEMENTO da UNIDADE ELEMENTAR AR, imprescindível para existência da VIDA é o OXIGÊNIO: e não ÁGUA.

      É isso que dá ficar aprendendo com o pessoal da NASA, ROSCOSMOS e outras, que até que dominam consideráveis tecnologias, mas por não dominarem MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, sobre essas coisas, não sabem nada!

      Só aprende errado!

      Aprenda com o mestre JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS "BONI", que aprendeu em DIMENSÕES tão ELEVADAS, que nenhum desse sub PLANETA-H3, sequer imagina chegar.

      Sem OXIGÊNIO meu caro, nem o FOGO existiria!

      Lagos... Mares... Rios... Oceanos... Sem oxigenação: vida existiria não.

      A de AR = ALFA... R de RESPIRAÇÃO.

      O de OXIGÊNIO = OMEGA...

      ALFA e OMEGA!

      Acho que sei alguma coisa, não?

      Quantos leitões a pururuca, valeria essa aula?

      Excluir
    4. Zé Hospício; No meu comentário, referia-me mais, aos SERES ELEMENTARES como nós, que alimentados são pelo MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que contém 3 Energias Maravilhosas. EM = ENERGIA MOTRIZ... EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA... E ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO... Também possuindo representações da ÁRVORE DA VIDA em seus corpos, tais como a do link abaixo:

      https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=ZeiMUe%2fd&id=5F688797E96268DABB47F692BCDDEFFF49D988B5&thid=OIP.ZeiMUe_dRnuq6j7sLst3uQEYEs&q=IMAGENS+DO+PULM%c3%83O+HUMANO&simid=608038362812581234&selectedIndex=75&ajaxhist=0

      AR'VORE que agora, vem sendo muito atacada pelo COVID "CONTRA VIDA"... E muitos por falta do AR + OXIGÊNIO...

      Vem sendo desenergizados do seu MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, que chamam primitivamente e equivocadamente, de ESPÍRITO.

      Acredito que esse seja o propósito da NASA, encontrar esses SERES ELEMENTARES, que ao contrário de nós, não possuem mais naturalmente a representação da ÁRVORE DA VIDA em seus corpos, virada para baixo: e vivem milênios...

      Enquanto nós só vivemos em média, ridículos 70 anos.

      Até mesmo a Arábia Saudita em parceria com o Japão, intenciona sondar o 4° ELEMENTO ORBITAL para eles também indevidamente MARTE DEUS DA GUERRA, porque o que na verdade todos pretendem ter e ainda não tem, é a ARMA ANTIATÔMICA... Que neutraliza todas as ATÔMICAS.

      Onde o ANTIATÔMICO que chamam tolamente de ANTIMATÉRIA, chega: o atômico desaparece instantaneamente!

      ISRAEL já deveria ter a ANTIATÔMICA, se também não estivesse apegado a essas idolatrias primitivas pagãs e mitológicas egípcias greco-romanas, DEUS SOL... DEUS MERCÚRIO... Enganosa VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA... QUENTE COMO A ZORRA... LAMACENTO BORBULHANTE... FEDORENTO A ENXOFRE... SUBMUNDO se comparado ao nosso que por nós mesmos, já não é lá essas coisas: " UM VERDADEIRO INFERNO"!

      Até mesmo os vaidosos eruditos do judaísmos, teriam que ter humildade e aprenderem, com o José Ben José.

      Será que entenderão o que eu quis dizer?

      Teriam que honrar, o procriado por mim:

      JUDEU BURRO NEM NASCE, VIRA ABORTO INVOLUNTÁRIO...

      Depois ainda aparecem uns tolinhos por aqui, dizendo que eu Dr Pioneiro nas novas ciências avançadas MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, H-FÍSICA AVANÇADA, QUÂNTICA AVANÇADA, PENSAMENTOS AVANÇADOS e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO:

      Procriador das MAIORES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS E ENERGÉTICAS de todos os espaços-tempos-i: sou burro, analfabeto, e nada descobri.

      Quem também descobriu, onde ocultava-se a representação da ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL conforme o link abaixo?

      https://multiplacienciaenergetica.blogspot.com/2016/07/demonstrativo-n-1.html

      Riu muito, quando dizem que eu JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS "BONI", que aprendeu em DIMENSÕES tão ELEVADAS, que nenhum desse sub PLANETA-H3, sequer imagina existir e chegar: Sou burro, analfabeto, que invento ter nascido em família de doutores e mestres do conhecimento...

      Os que dizem isso, nunca acessaram meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, e se acessaram, não entenderam nada, porque de facto: são jumentos.

      Excluir
  2. Gastam bilhões de dólares na construção desses telescópios, no intuito de ainda descobrirem se existe VIDA fora do nosso PLANETA-H3 que chamam erradamente de TERRA uma vez que TERRA nunca foi PLANETA, e sim apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, como FOGO, ÁGUA, AR e EC: também são.

    E não descobrem nada!

    Não descobrem, porque desconhecendo até mesmo quem são e onde moram: iriam saber o que, sobre os outros?

    A ignorância desse pessoal das ciências-ainda-a-avançar sobre MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, os levam a desconhecer até mesmo coisas básicas sobre MACROS ELEMENTOS CÓSMICOS, como por exemplo a ORDEM DAS UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, que assim se formam:

    1° UNIDADE ELEMENTAR FOGO.
    2° UNIDADE ELEMENTAR TERRA.
    3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA.
    4° UNIDADE ELEMENTAR AR.
    5° UNIDADE ELEMENTAR EC.

    Até isso, eu Boni, é quem tive que DESCOBRIR, e informar.

    Informar também a esses primitivos, que não por acaso nós que somos SERES ELEMENTARES, tendo nossos corpos PREDOMINANTEMENTE compostos pela 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, conforme ordem acima:

    Juntamente com o nosso 3° ELEMENTO ORBITAL, orbitamos a 3° ÓRBITA... Vivemos em 3° DIMENSÃO... Como atômicos atuando no 3° ATO... Tendo também nossos corpos-imagens, movidos por 3 MARAVILHOSAS ENERGIAS, EM = ENERGIA MOTRIZ... EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA... E ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, formando um MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, que ainda chamam primitivamente de ESPÍRITO!

    É muito para minha cabeça, estar há milhões de anos-luz desses, ainda ouvindo uns QIs de ameba, dizerem tolamente, que não sei nada.

    Logos eu, que além de conhecer todos os PLANETAS-H habitados... Profundamente o PLANETA-H2 que como os antigos greco-romanos, chamam primitivamente e indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA:

    Também o PLANETA-H4, que como os antigos legionários romanos, chamam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA...

    Quem os habitam... Quais suas PREDOMINÂNCIAS CORPÓREAS... E muito mais.

    As vezes acho, que além de cansar minha beleza, alguns aqui também, cansam minha inteligência.

    ResponderExcluir
  3. Esse lugar me lembra o PAN MILSAT.

    ResponderExcluir
  4. Zé Hospício; Como nada entendo dessa área de medicina e bio-medicina, pergunto:

    As pessoas não contraem essa bactéria do tétano, quando pisam em pregos enferrujados ou superfícies metálicas enferrujadas?

    Pergunto isso porque a ferrugem, é o processo de OXIDAÇÃO... Que se dá pelo facto de materiais ferrosos ficarem expostos, ao OXIGÊNIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que a ferrugem, que é um óxido de ferro, forma uma espécie de capa que isola a bactéria do tétano do contato direto com o ar e cria uma superfície áspera onde ela possa se fixar. Ainda assim, em objetos enferrujados a bactéria do tétano permanece na forma dormente, chamada de esporo, só esperando algum azarado se machucar pra invadir.

      Excluir