Asteroide do Tamanho de Campo de Futebol fará sua Máxima Aproximação com a Terra em 14 de Setembro de 2020

asteroide 2020 ql2 - asteroide do dia 14 de setembro de 2020


O asteroide 2020 QL2 foi recém descoberto, mas apesar de seu tamanho um tanto assustador, podemos ficar despreocupados, de acordo com a NASA


Na próxima segunda-feira, 14 de setembro, um asteroide de tamanho "considerável" vai fazer sua máxima aproximação com a Terra. E é claro que muito tem se falado sobre essa grande rocha espacial pela internet.


O asteroide intitulado 2020 QL2 de fato é bem grande, podendo chegar a 120 metros de diâmetro. Descoberto em 14 de agosto de 2020, sua máxima aproximação com a Terra (perigeu) acontece exatamente um mês após sua descoberta, em 14 de setembro de 2020.

Mas antes que surja qualquer dúvida sobre uma possível chance de colisão, vale lembrar que o asteroide 2020 QL2 não irá colidir com a Terra - nem agora e nem nas próximas décadas. Aliás, durante sua máxima aproximação com a Terra do dia 14 de setembro, ele ainda assim passará a mais de 10 vezes a distância da Lua. Podemos ficar despreocupados.


E ainda bem! Caso colidisse, seu tamanho que pode variar de 53 à 120 metros de diâmetro, é suficiente para destruir com uma cidade.

Considerando qualquer possibilidade de uma rocha espacial aleatória colidir com o nosso planeta e destruir uma cidade, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA, existe uma chance de apenas 0,1% disso acontecer em um ano. E até agora, considerando todos os Asteroides Potencialmente Perigosos que conhecemos (já são mais de 2.000), nenhum deles tem chance real de colisão com o nosso planeta. 

Não será possível observar o asteroide 2020 QL2 a olho nu, já que apesar de seu tamanho, ele passará a milhões de quilômetros do nosso planeta. Apenas grandes observatórios conseguem encontrá-lo nos céus. Ainda bem! Podemos passar o final de semana despreocupados...



Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / divulgação
11/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: