Ferrugem na Lua pode estar sendo causada pelo Oxigênio da Terra

ferrugem na lua

O vento solar pode estar levando o oxigênio da Terra para a Lua, e enferrujando ela...

A descoberta de depósitos de hematita na superfície da Lua já é bem antiga, e desde sempre intrigou os cientistas, afinal tal mineral precisa de oxigênio para ser formado, através de oxidação, e como não existe oxigênio na Lua, o que estaria formando essa hematita então?...


Bem, parte dessa resposta pode estar em um outro mistério: a tal hematita se forma predominantemente na face da Lua que está voltada para a Terra...

Os pesquisadores então criaram uma teoria: estaria o oxigênio da Terra "contaminando" a Lua e formando essa hematita?

"Nossa hipótese é que a hematita lunar é formada através da oxidação do ferro na superfície lunar pelo oxigênio da atmosfera superior da Terra que foi continuamente soprado para a superfície lunar pelo vento solar quando a Lua está na cauda magnética da Terra durante os últimos bilhões de anos," disse em comunicado o autor principal do estudo, Dr. Shuai Li, do Instituto de Geofísica e Planetologia do Havaí.


As observações foram feitas pelo 'Moon Mineralogy Mapper - M3' (Mapeador de Mineralogia da Lua) construído pela NASA, que equipa a missão Chandrayaan-1 da Índia.

O M3 já foi usado anteriormente por Li na descoberta de depósitos de gelo de água nas regiões polares da Lua, e agora permitiu essa nova descoberta.

ferrugem na Lua

"Quando examinei os dados M3 nas regiões polares, descobri que algumas características e padrões espectrais são diferentes daqueles que vemos nas latitudes mais baixas ou nas amostras da Apollo", explicou Li. "Eu estava curioso para saber se é possível que haja reações de água e rocha na Lua. Após meses de investigação, descobri que estava vendo a assinatura da hematita."


A equipe cruzou os dados das observações e a descoberta feita pela missão japonesa Kaguya (SELENE) de como o oxigênio da alta atmosfera da Terra pode ser soprado para a superfície da Lua pelo vento solar, e chegou a conclusão que o oxigênio da Terra pode estar causando ferrugem na Lua.

Vale lembrar que a presença de alguma hematita também no lado oposto do satélite sugere que a água congelada também pode ter desempenhado algum papel nesse processo.


"Esta descoberta irá remodelar nosso conhecimento sobre as regiões polares da Lua", concluiu Li. "A Terra pode ter desempenhado um papel importante na evolução da superfície lunar."

A equipe espera que as missões Artemis, que devem permitir o retorno da humanidade à Lua, possam permitir a coleta de rochas nas regiões polares para serem analisadas em detalhes e, com sorte, confirmar essas descobertas.


Imagens: (capa-NASA/divulgação) / NASA / LRO
16/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário