Fusão de Buracos Negros provou pela 1ª vez a existência de Buracos Negros Intermediários

buraco negro massa intermediaria observado pela primeira vez

A existência de Buracos Negros Intermediários era só uma teoria... Porém, não mais! Veja o Vídeo que mostra como tudo aconteceu

Um estudo recém publicado pelas pelas revistas 'Astrophyiscal Journal Letters" e 'Physical Review Letters' revela a detecção de uma fusão entre dois Buracos Negros que se transformaram em um.


No final, o novo gigante acabou se tornando o que os cientistas classificam como um "Buraco Negro Intermediário", com cerca de 142 vezes a massa do nosso Sol. Tais objetos já eram conhecidos pelas teorias, mas sua real existência  nunca tinha sido provada.

A detecção foi feita a partir de ondas gravitacionais captadas em 21 de maio de 2019 pelas máquinas do Advanced LIGO

Ondas gravitacionais são eventos extremos, que se parecem com as ondulações provocadas ao se jogar uma pedra na água. Tais eventos de ondas gravitacionais ocorrem quando há uma mudança brusca na gravidade em algum ponto do Espaço. E é justamente isso o que acontece após a colisão de dois buracos negros.


"Um dos grandes mistérios da astrofísica é como se formam os buracos negros supermassivos. E agora temos a prova de que os buracos negros de massa intermediária existem", disse em nota Berry Kalogera, um dos autores do estudo.

O cientista alemão Albert Einstein já tinha previsto teoricamente a existência das ondas gravitacionais em 1916, mas foi necessário quase 1 século para que a ciência pudesse provar sua existência.

A 1ª detecção direta de ondas gravitacionais só aconteceu em 14 de setembro de 2015, graças ao Observatório LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory - Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser).



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
04/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário