Missão Espacial Secreta da China é realizada com sucesso

missão espacial secreta da china

Uma das maiores potencias mundiais lançou um foguete que retornou em segurança


Sem nenhum anúncio oficial ou aviso de qualquer tipo, o programa espacial militar da China lançou sua primeira espaçonave experimental reutilizável na sexta-feira, 4 de setembro de 2020. A nave permaneceu em órbita por dois dias antes de pousar de volta no local de lançamento, porém nenhum detalhe da nave ou qualquer especificação foram reveladas.


Mas o que pode ser essa missão secreta da China?! Acredita-se que seja um ônibus espacial. A nave foi lançada a bordo de um foguete Longa Marcha 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Deserto de Gobi. Só depois que o veículo entrou em órbita é que a mídia estatal chinesa anunciou o lançamento, dizendo apenas que a nave iria "testar tecnologias reutilizáveis ​​durante seu voo".


Outro comunicado de imprensa foi emitido em 6 de setembro, anunciando que a espaçonave havia pousado, mas nada oficial. Segundo rumores divulgados pela imprensa, "o voo bem-sucedido marcou o importante avanço do país na pesquisa de espaçonaves reutilizáveis ​​e deve oferecer transporte de ida e volta conveniente e de baixo custo para o uso pacífico do espaço".

A China vem desenvolvendo um ônibus espacial há algum tempo, mas a natureza súbita e secreta desse lançamento levantou algumas dúvidas e alimentou especulações sobre as ambições espaciais do país. Relatórios sugerem que a nave atingiu 350 quilômetros (217 milhas) de altitude, mas seu tamanho e forma permanecem um mistério, assim como seu propósito.


Por exemplo, não está claro se o veículo se destina a transportar humanos em voos espaciais tripulados - muito parecido com o famoso ônibus espacial da NASA, que voou mais de 130 missões ao longo de 30 anos - ou se será semelhante ao avião espacial não tripulado X-37B da Força Aérea dos EUA , que até agora realizou seis missões.

Seja qual for sua função, a nave reutilizável é outro marco importante para o programa espacial da China, que no ano passado se tornou o primeiro país do mundo a pousar um rover no Lado Oculto da Lua, e que recentemente lançou também a missão Tianwen-1 a Marte.



Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
08/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário