Novas Imagens HD do Sol são feitas por Telescópio que recebeu atualizações durante pandemia

Novas imagens HD do Sol















Novas imagens em HD do Sol revelam estruturas de até 50 km de diâmetro, com detalhes incríveis


O estudo do nosso Sol ganhou mais um impulso de um observatório recém atualizado que conseguiu imagens incríveis da nossa estrela.


GREGOR é o maior telescópio solar da Europa, localizado nas Ilhas Canárias, e agora pode captar imagens com resoluções incríveis, o que nos permite ver pequenas formações no Sol com pelo menos 50 quilômetros.

Sim, 50 km pode parecer pouco, mas considerando a distância do Sol e seu tamanho literalmente astronômico, isso já é muita coisa!

"Isso foi muito empolgante, mas também foi um projeto extremamente desafiador. Em apenas um ano nós redesenhamos toda a parte óptica, mecânica e eletrônica para chegarmos a melhor qualidade de imagem possível", disse a Dr Lucia Kleint, responsável pelos observatórios alemães do Tenerife e principal autora desse novo estudo.


Os próprios cientistas disseram que a pandemia do Coronavírus acabou ajudando nesse particular. Como eles acabaram ficando "presos" no observatório, começaram a implementar as peças e melhorias que estavam aguardando um "tempo livre" nos trabalhos.

Sunspot - mancha solar - imagem em HD do Sol - Telescópio GREGOR

Parte dessas peças eram espelhos polidos com precisão de 1/10,000th, ou seja, mais finos do que um fio de cabelo humano.

"O projeto foi bem arriscado já que essas atualizações de telescópios normalmente levam anos, mas o grande trabalho de equipe e planejamento meticuloso nos levaram ao sucesso. Agora nós temos um poderoso instrumento pra resolver os quebra-cabeças do Sol", disse a co-autora do estudo, Dr Svetlana Berdyugina, professora da Universidade Albert-Ludwig de Freiburg e diretora do Instituto Leibniz de física solar.


O telescópio atualizado foi reaberto em julho, oferecendo imagens com resoluções maiores, as melhores já feitas por qualquer observatório europeu.

As imagens em alta definição com detalhes impressionantes revelaram estruturas e detalhes do plasma solar, que permitirão compreender melhor como funcionam as estrelas. 

Os pesquisadores acreditam que novas descobertas podem surgir a qualquer momento com a integração de times e tecnologias de outros equipamentos, como o 'Telescópio Solar Daniel K. Inouye', o 'Hi-C' (High Resolution Coronal Imager), e outras missões como a 'Parker Solar Probe' e o 'Orbitador Solar da ESA'. 



Imagens: (capa-GREGOR) / GREGOR / divulgação
03/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: