Novo Robô 'Transformer' da NASA se desmonta para explorar crateras

novo robo transformer da nasa

O DuAxel é um rover projetado para explorar locais de difícil acesso, que poderiam colocar qualquer outra sonda em risco...

O cinema muitas vezes acaba servindo de inspiração para muitos avanços tecnológicos em muitas áreas, e também no Espaço. E desta vez chamou a atenção um novo rover experimental da NASA que parece ter sido projetado como um "Transformer".


A ideia é permitir que o rover possa ter muitas formas, capazes de ajudar durante sua exploração no implacável terreno marciano. 

O DuAxel foi projetado pela JPL (Jet Propulsion Laboratory - Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA, e já foi testado algumas vezes no deserto de Mojave, nos EUA, onde demonstrou suas capacidades e impressionou especialistas.


Como demonstrado no vídeo da NASA, o novo rover se parece bastante com qualquer outra sonda, tendo 4 rodas e uma forma bastante comum. Mas quando necessário ele pode se transformar, movimentando seus eixos e baixando sua altura, como se pudesse rastejar, o que pode ajudar a ultrapassar obstáculos.

Além disso o eixo da frente pode ser destacado da estrutura e servir como uma sonda guia, que permanece ligada ao rover por um cabo. Esse desenho tem muitas vantagens, permitindo que o eixo frontal seja usado tanto como uma sonda de longo alcance ou mesmo como uma âncora que dá mais segurança em terrenos complicados, capaz de "guinchar" o rover.

novo rover transformer da nasa

Além disso tudo, ambas as partes do rover possuem equipamentos científicos, que com essa configuração "transformer" pode chegar a locais antes inacessíveis por qualquer outro robô que já projetamos.

"O DuAxel teve um desempenho excelente no campo, e demonstrou com sucesso as habilidades de se aproximar de terrenos desafiadores, ancorar e desacoplar o rover Axel amarrado. O DuAxel abre o acesso para terrenos mais extremos em corpos planetários como a Lua, Marte e até mundos congelados, como a lua Europa", disse Issa Nesnas, do departamento de robótica no JPL.


"A principal vantagem de usar o DuAxel fica clara quando você tem a incerteza do local de pouso, como acontece em Marte, ou você quer se mover para uma nova localização para explorá-la com o Axel", diz Patrick Mcgarey, técnico do JPL.

"Ao invés de sempre tentar se proteger dos perigos de queda ou de virar, o rover é criado para resistir a eles." disse Laura Kerber, geóloga planetária no JPL

A NASA ainda não confirmou nenhuma missão programada para o novo robô explorador "transformer", mas cientistas já sabem que esse deve ser um novo e decisivo capítulo da exploração espacial.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
29/10/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário