Alienígenas podem estar nos observando de 1.000 estrelas diferentes

alienigenas podem estar nos observando

Cientistas encontram mais de 1.000 sistemas onde possíveis Extraterrestres poderiam detectar a vida na Terra

À medida que aumentamos a busca por vida alienígena, devemos considerar que os ETs podem estar nos procurando também.


Um novo estudo identificou mais de 1.000 estrelas próximas que estão favoravelmente posicionadas para detectar a vida na Terra.

"Se os observadores estivessem procurando por planetas que orbitam outras estrelas, eles seriam capazes de ver sinais de uma biosfera na atmosfera de nosso Pálido Ponto Azul", disse a autora do estudo Lisa Kaltenegger, professora associada de astronomia em Cornell e diretora do Instituto Carl Sagan.

"E podemos até ver algumas das estrelas mais brilhantes em nosso céu noturno sem binóculos ou telescópios", disse Kaltenegger.


Trânsitos planetários

Os astrônomos encontraram a maioria dos mais de 4.000 exoplanetas descobertos até agora com o "método de trânsito", que detecta as sutis quedas de brilho causadas quando um planeta passa na frente de sua estrela hospedeira, de acordo com a perspectiva do observador. Esta estratégia foi usada com grande efeito pelo telescópio espacial Kepler da NASA e atualmente está sendo utilizada também pelo seu sucessor, o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

Ilustração artística de exoplaneta em trânsito - ESO
Ilustração artística de exoplaneta em trânsito.
Créditos: ESO / L. Calçada

Em breve, os pesquisadores também serão capazes de escanear a atmosfera de alguns exoplanetas em busca de possíveis sinais de vida. Esta pesquisa será uma das muitas tarefas realizadas pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA, que já custou cerca de US $ 9,8 bilhões, com lançamento programado para o final de 2021.

No novo estudo, Kaltenegger e o coautor Joshua Pepper, professor associado de física na Universidade Lehigh, pensaram na Terra como o alvo de uma pesquisa de planetas em trânsito, e não como a fonte de uma.


Os cientistas examinaram os conjuntos de dados do TESS e da espaçonave europeia Gaia, de mapeamento estelar, procurando estrelas dentro de 100 parsecs (cerca de 326 anos-luz) alinhadas com a eclíptica - o plano da órbita da Terra em torno do Sol. Esse alinhamento é necessário para ver a Terra cruzar a face do Sol.

Essa pesquisa encontrou 1.004 estrelas de sequência principal - estrelas que, como nosso Sol, fundem hidrogênio em hélio em seus núcleos. E 508 dessas estrelas "garantem um mínimo de observação de 10 horas de duração do trânsito da Terra" na face do Sol. O estudo foi publicado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society: Letters.

Os novos resultados tratam apenas de estrelas. Os cientistas não sabem quantos planetas orbitam os 1.004 sóis sinalizados por Kaltenegger e Pepper, muito menos quantos desses sistemas hospedam mundos que podem levar à vida como a conhecemos.


Esses números devem ficar mais claros à medida que os caçadores de exoplanetas como o TESS continuam seu trabalho. E o novo estudo pode servir de base para os astrobiólogos.

"Se estamos procurando por vida inteligente no Universo que também possa nos encontrar, e que queira entrar em contato, acabamos de criar o mapa estelar de onde devemos olhar primeiro", disse ela.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / ESO / L. Calçada
27/10/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Mas será que o James Webb sai mesmo em 2021? Porque esse tá complicado hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé! Cuidado ao olhar os pés da cama à meia-noite! Os aliens poderão estar te observando!!! AAAAAAAAAAA. Eles vão te amordaçar, te levar a força no disco voador, te obrigar a fazer coisas horríveis, como por exemplo ouvir música sertaneja universitária, privatizar o SUS, votar no vereador que tu não quer, te obrigar a ser muçulmano ou cristão, te proibir de se expressar, te convencer que militarismo tem valor ético, e te convencer que liberdade é uma bobagem! FUJA construindo seu próprio foguete espacial com alguns tonéis, fôias de zinco, querosene robado e joystick USB e volte para a Terra.... Aqui na Terra é tudo diferente! Falou o cara que é cego.

      Excluir
    2. Zé! Cuidado ao olhar os pés da cama à meia-noite! Os aliens poderão estar te observando!!! AAAAAAAAAAA. Eles vão te amordaçar, te levar a força no disco voador, te obrigar a fazer coisas horríveis, como por exemplo ouvir música sertaneja universitária, privatizar o SUS, votar no vereador que tu não quer, te obrigar a ser muçulmano ou cristão, te proibir de se expressar, te convencer que militarismo tem valor ético, e te convencer que liberdade é uma bobagem! FUJA construindo seu próprio foguete espacial com alguns tonéis, fôias de zinco, querosene robado e joystick USB e volte para a Terra.... Aqui na Terra é tudo diferente! Falou o cara que é cego.

      Excluir
    3. Eu pensando que eu era besta.

      Excluir
    4. Ah, não se preocupe, seu Fora do Ar! Geralmente os aliens são gente boa pakaray, eles seriam incapazes de fazer algo do tipo. Coisas horríveis como essas que você mencionou infelizmente são marca registrada é da nossa espécie mesmo...
      Sem falar, que se o alienígena em questão for reptiliano ele vai é passar longe daqui do hospício. Reptiliano sabem que se derem bobeira e aparecer por aqui, vão parar direto na nossa churrasqueira. Reptiliano assado acompanhado com vinagrete é uma delícia!!!

      Excluir