Conheça o Maior Satélite Observador da Terra - ele já foi lançado!

maior satélite de observação da Terra para controle das mudanças climáticas

NASA e ESA se unem em missão de monitoramento do nível dos mares e outras mudanças climáticas em nosso planeta


O maior satélite de observação da Terra, chamado 'Sentinel-6 Michael Freilich' foi lançado no dia 21 de Novembro de 2020, em uma parceria entre a NASA e Agência Espacial Europeia (ESA), para monitorar o aumento do nível dos mares e outras consequências das mudanças climáticas em nosso planeta.


O lançamento foi feito com um foguete Falcon 9, da SpaceX - o mesmo que já serve a outras missões como a Crew-1 que enviou 4 astronautas para a Estação Espacial Internacional de forma inédita pelos EUA.

Inicialmente, o satélite foi chamado de Sentinel-6A, mas desde o início do ano ele foi batizado de 'Sentinel-6 Michael Freilich' como uma homenagem ao Oceanógrafo que foi diretor da Divisão de Ciências da Terra da NASA entre 2006 e 2019.

Satellite Sentinel-6 Michael Freilich

O novo satélite poderá nos dar uma visão mais clara das mudanças climáticas que afetam nosso planeta de diferentes formas, o que deve ajudar muito na tomada de medidas contra o problema. 


"Entender e quantificar o que está acontecendo no oceano é difícil; está mudando lentamente, mas muda. Entender o quão rapidamente essas mudanças acontecem exige medidas precisas e contínuas", disse Parag Vaze, gerente de projeto da missão.

Um dos radares a bordo do Sentinel-6 é capaz de calcular a distância entre o satélite e a Terra com medidas precisas e resoluções muito maiores do que qualquer outro satélite. As medidas são baseadas em pulsos de radar que são refletidos na superfície do planeta, determinando a altura da superfície do mar e a velocidade dos ventos no oceano.


Esses novos dados serão importantes para previsões do oceano, além de serem cruciais para o gerenciamento dos recursos do oceano e proteção ambiental.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
26/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Será que este também será visível da Terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo tamanho, imagino que sim!
      Mas é bom que seja avisado de antemão pra não assustar ninguém, igual aconteceu esses dias atrás com o figuete da missão Chang'e 5. Muita gente, inclusive aqui no Brasil, achou que era OVNI!

      Excluir
    2. Uma coisa ele não irá detectar por não conseguir: vida inteligente na Terra! Se a Terra de fato tivesse tal vida, os absurdos climáticos talvez não teriam iniciado-se. Ô Zé? Vamo faze um upgrade profissional? A lógica quantica atomica no fumo da jamaica?

      Excluir