AO VIVO: A Grande Conjunção do Solstício de Verão - Júpiter e Saturno com telescópio

A Grande Conjunção do Solstício de Verão ao vivo - live

Venha observar esse grande encontro nos céus através de telescópio em nossa transmissão ao vivo


No dia do solstício, 21 de dezembro de 2020, Júpiter e Saturno estarão lado a lado no céu, numa distância aparente de apenas 0,1° (ou 1/10 de grau) - isso equivale a 1/10 da ponta do seu dedo mínimo (mindinho) com o braço esticado. Esta será a Grande Conjunção do Solstício de Verão!


E mesmo que esteja nublado na sua cidade, você ainda vai poder acompanhar esse momento épico em nossa transmissão ao vivo, onde faremos observação em tempo real com telescópio, mostrando os gigantes Júpiter com suas luas e Saturno com seus lindos anéis - tudo no mesmo campo de visão! Sim, eles estarão realmente próximos.

Aparentemente, veremos uma estrela muito mais brilhante, com uma forma um tanto alongada. Em toda a mídia, muitos têm descrito a "Grande Conjunção do Solstício de Verão" como "A Estrela de Belém do Natal de 2020".

A última vez que os dois gigantes se mostraram tão coladinhos no céu noturno foi em 1226, ou seja, a quase 800 anos atrás!


Transmissão ao vivo - A Grande Conjunção do Solstício de Verão 2020

A nossa live terá início nessa noite de 21 de dezembro, onde faremos observação ao vivo com telescópio. Assista ao vivo logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações e assim não perder nenhum vídeo novo.


Por que chamamos de conjunção?

Astrônomos utilizam o termo "conjunção" para descrever encontros visuais entre planetas e outros objetos do céu noturno. O termo "Grande Conjunção", por sua vez, é utilizado quando nos referimos a uma conjunção que envolve os dois maiores planetas do Sistema Solar (Júpiter e Saturno), e por vezes, quando o encontro dos objetos celestes é muito próximo. Mas vale lembrar: apesar de estarem quase colados no céu no dia 21 de dezembro de 2020, na realidade, os dois gigantes estarão separados por 734.000 km.


Grandes Conjunções são raras

Júpiter e Saturno se encontram a cada 20 anos. A última vez que isso aconteceu foi, portanto, no ano de 2000. Mas essas conjunções não são todas iguais.

Considerando a grande conjunção de 21 de dezembro de 2020, podemos dizer que não tivemos Júpiter e Saturno tão próximos desde 1623. Vale lembrar que a última conjunção observável ocorreu em 1226.

A próxima vez que Saturno e Júpiter chegarão tão próximos assim um do outro será em 15 de março de 2080.



Como observar O Grande Encontro de Júpiter e Saturno

Júpiter se mostra mais brilhante do que qualquer estrela no céu, e Saturno, por sua vez, apesar de não ser tão brilhante quanto Júpiter, ainda é tão brilhante quanto as estrelas mais brilhantes, porém, com uma tonalidade amarelada típica. Para olhares desatentos, os dois gigantes no céu podem passar por estrelas que chamam a atenção.

Aproximação de Júpiter e Saturno até 21 de dezembro de 2020 - Perth Observatory
Aproximação de Júpiter e Saturno até 21 de dezembro de 2020.
Créditos: Perth Observatory

Outra dica de observação interessante: planetas e estrelas brilham de forma diferente, já que as estrelas apresentam um brilho cintilante, enquanto os planetas têm um brilho mais opaco. Com um pouco de familiaridade com o céu noturno, é fácil distingui-los.


Uma corrida na eclíptica

Saturno leva cerca de 30 anos para completar uma volta em torno do Sol, enquanto Júpiter leva cerca de 12 anos. Com isso, a cada 20 anos Júpiter alcança Saturno, formando assim uma conjunção.

De 2000 à 2100, vejam quais são as datas das Grandes Conjunções entre Júpiter e Saturno:

  • 28 de Maio de 2000
  • 21 de Dezembro de 2020 (ótima observação)
  • 31 de Outubro de 2040 (antes do amanhecer a leste, próximo demais do Sol e não estarão tão próximos um do outro)
  • 07 de Abril de 2060 (durante pôr do Sol a oeste, Vênus e o Aglomerado de Plêiades estão por perto, mas Júpiter e Saturno não estarão tão próximos
  • 15 de Março de 2080 (antes do amanhecer a leste, os dois gigantes estarão bem coladinhos e fáceis de serem observados)
  • 18 de Setembro de 2100 (durante o pôr do Sol a oeste, não estarão tão próximos como dessa vez, mas teremos Mercúrio próximo dos dois)

Com a tabela acima, podemos perceber que apesar de levar 20 anos para que os dois maiores planetas do Sistema Solar se encontrem, em sua maioria, não temos uma visibilidade boa, ou se temos, a proximidade dos dois não chega a ser tão grande. 

Então fique de olho e não perca esse grande evento astronômico! O próximo, só daqui a algumas décadas...



Imagens: (capa-divulgação) / Perth Observatory / divulgação
21/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

17 comentários:

  1. Muito da hora, mas creio que não conseguirei ver, pois aqui em Campinas - SP está nublado, mas verei pela live.

    ResponderExcluir
  2. Encontro de GIGANTES. Parabéns RICHARD/GM pela excelente publicação.

    ResponderExcluir
  3. SÓ PARA OS QUE ACREDITAM. OS QUE NÃO ACREDITAM, SIMPLESMENTE DESCONSIDEREM.

    ACABEI DE TER A 3° CONFIRMAÇÃO SOBRE APENAS O FINAL DO 3° ATO PARA OS ATÔMICOS, QUE COM SEUS CORPOS FORMADOS E PROJETADOS PREDOMINANTEMENTE PELA 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA... 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO + 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO 2 + 1 = 3... HABITAM PROJETAMENTE TAMBÉM O 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL QUE CHAMAM ERRADAMENTE DE TERRA, UMA VEZ QUE TERRA SEMPRE FOI E SERÁ APENAS UMA DAS 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS COMO FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA!

    Assim como a 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 2° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO NENESSÁRIO ocorrido numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do átomo registrado simplesmente como DILÚVIO, foi precedido por FORTES CHUVAS e GRANDE INUNDAÇÃO... Quando inexistiam os continentes e apenas uma só porção de solo existia, registrada primitivamente pelos antigos hebreus representados na pessoa do genialíssimo MOISÉS citando a época de PELEGUE, GÊNESIS 10:25:

    Também confirmada milhares de espaços-tempos-i depois pelo genialíssimo cientista alemão ALFRED WEGENER que denominava essa única porção de solo antes de ser repartida em continentes, como PANGEIA:

    Essa 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 3° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO NENESSÁRIO para dar um basta na atual ganância ambição e maldade desumana...

    Como eu já havia dito no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, será mesmo precedido por FORTÍSSIMO E TENEBROSO VENDAVAL GLOBAL.

    Os que por sua livre vontade consciência e maldade, promoveram e promovem o caos em nosso PLANETA, pincipalmente o atual que já vivenciamos:

    Não escaparão de forma alguma do JUSTO JUÍZO, e DECAÍDOS SERÃO.

    Mais uma vez digo:

    Para que não restem dúvidas, deixo bem claro que eu nunca disse como muitos já disseram e dizem, que o MUNDO VAI ACABAR.

    O que sempre digo mesmo que muitos não acreditem, é que num breve espaço-tempo-i que pode ser hoje, amanhã ou num prazo máximo até 2045, ocorrerá a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 3° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO NECESSÁRIO, que para todos que habitam esse PLANETA sem exceção, tudo mudará.

    Isso porque a ganância cobiça e maldade, já chegam a níveis insuportáveis, exigindo o 3° RESET MACROCÓSMICO ENERGÉTICO ATÔMICO, que não será dado pelo tolo homem.

    Como eu nem ninguém que habita esse PLANETA, seria capaz de saber o dia mês e ano, para essa ocorrência:

    Todos devem levar vida o mais normal possível... Estudando, trabalhando, e convivendo em perfeita harmonia com seus familiares e semelhantes.

    A maravilhosa 4° ERA = 4° ATO, não será para atômicos caóticos, que nem pelo verdadeiro arrependimento de terem sido, arrependem-se verdadeiramente, como DAVID.

    Quem for verdadeiramente inteligente, entenderá.

    Pedindo que me desejem ELEVAÇÃO para a 4° DIMENSÃO, também desejo a todos que acreditam na JUSTA JUSTIÇA, que não tarda: nem falha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um grande favor aos seguidores: cala a boca e pare de postar asneiras, ninguém está interessado no que você posta; esse monte de asneiras.

      Excluir
    2. Boa Luiz. Foi algo bem inteligente que disse.

      Excluir
    3. Luiz Antônio e Sr. Gustavo; Ficar com medo, não adianta nada.

      No início do texto, eu também disse:

      OS QUE NÃO ACREDITAM, SIMPLESMENTE DESCONSIDEREM.

      Excluir
    4. Você que acha que é cientista deveria saber que ciência não depende de acreditar ou não. Ciência se baseia em fatos, não em crenças.

      É melhor repetir, porque a gente já percebeu que você é ruim de interpretar o que lê: CIÊNCIA SE BASEIA EM FATOS, NÃO EM CRENÇAS.

      Precisa mais uma vez? CIÊNCIA SE BASEIA EM FATOS, NÃO EM CRENÇAS.

      Excluir
    5. Nobre Unknown; Ter ciência ou desenvolver ciência, é ter conhecimento sobre algo ou desenvolver conhecimento sobre algo, que pode advir de transmissão de conhecimentos repassados por outros, ou adquiridos através de estudos pesquisas e descobertas.

      Essa briguinha sem sentido algum entre religiosos-crentes-ainda-a-desestagnar, e cientistas-ainda-a-avançar desde muito espaço-tempo-i, os levou apenas a chegar no finalzinho da 3° ERA ÁGUA até mesmo pela PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR DE SEUS CORPOS ÁGUA, sem que nem um nem outro soubesse, que essa 3° ERA viviam... Sem saber o mínimo e o básico da MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, que é a correta ORDEM DAS UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS:

      1° FOGO.
      2° TERRA.
      3° ÁGUA.
      4° AR.
      5° EC.

      Como tolos científicos, um viajando na maionese-vencida do outro, sem saber até mesmo onde vivem, achando que vivem no PLANETA TERRA quando TERRA nunca foi PLANETA e sim apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são...

      Sem saber o essencial para descobrirem a cura para várias doenças que os matam desde 3.000 anos há atrás, com o DIABETES que já matavam os egípcios na época dos faraós...

      Malária... Dengue... COV que atualmente tem matado milhares de queridos em todos os países do mundo, e ainda vai matar milhões ou até bilhões:

      Que é o simples facto de ter ciência, que por vivermos no 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "MACRO ÁTOMO", que também como os antigos faraós, até mesmo judeus que não deveriam em hipótese alguma, chamam primitivamente e indevidamente de DEUS SOL...

      Orbitando a 3° ÓRBITA do mesmo... Vivendo incontestavelmente em 3° DIMENSÃO com nossos corpos compostos por uma MARAVILHOSA LIGA ELEMENTAR PREDOMINANTE em 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA... Sendo a molécula da ÁGUA composta por 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO + 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO 2 + 1 = 3:

      Somos inequivocamente e incontestavelmente SERES ELEMENTARES H3... Alimentados e movidos pelo MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS... Composto também por 3 Energias Médias EM = ENERGIA MOTRIZ... EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA, e ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO... Que chamam primitivamente e equivocadamente de ESPÍRITO!

      Quando os que comentam aqui, terão a humildade de reconhecer, que tem muito ainda a aprender?

      Até quando vão viver enganados, achando que com seus corpos PREDOMINANTES em ÁGUA, totalmente vulneráveis e mortais a baixíssimos níveis de RADIAÇÃO TERMONUCLEAR de um simples e minúsculo reator-termonuclear procriados pelo tolo homem, como os de Chernobyl e Fukushima por exemplo, que já provocaram estão provocando e provocarão vários tipos de cânceres... Poderão pisar habitar e colonizar o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE MARTE DEUS DA GUERRA)... Se sequer ainda colonizaram o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARES do nosso PLANETA, que primitivamente ainda chamam de LUA?

      Até quando os das ciências-ainda-a-avançar, vão continuar chamando como os antigos religiosos pagãos mitológicos chamavam erradamente primitivamente e indevidamente, o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de pulsos eletromagnéticos energizadores emitidos... De MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL?

      Nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "MACRO ÁTOMO" de nosso SISTEMA SOLAR?

      Nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL de TERRA?

      O 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA?

      O 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL de MARTE DEUS DA GUERRA, e ainda ficarem chateados e enfurecidos, não admitindo que são MARIAS VÃO COM AS OUTRAS, descendo a ripa nos religiosos e seguindo os mesmos, como rotos falando dos remendados?

      SEGUE COMPLEMENTO DESTE LOGO ABAIXO.

      Excluir
    6. COMPLEMENTO.

      Quando descobri com 54 anos de idade, que sempre fui enganado, que coletivamente falando se a tola humanidade desde o início da 3° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA que ainda vivemos, ao invés de ter investido 100% de todos os seus recursos disponíveis em INVESTIMENTOS DO BEM COLETIVO, investiu apenas 10%, e noventa por cento em investimentos do mal coletivo... Por isso ao invés de ter alcançado um tempo-médio de vida de significativos 700 anos.. Chegou no máximo só a inexpressivos 70... Apenas um 1/3 do que vivem em média as TARTARUGAS DE GALÁPAGOS com caras de lesadas, e a prova maior disso o tolo CHARLES DARWIN, que a tartaruga que ele levou pra LONDRES já adulta... Morreu tem pouco tempo... E ele que se achava evolucionista, morreu antes em torno 130 anos:

      Fiquei indignado, por ter sido também até 10.3.2015, um MARIA VÃO COM AS OUTRAS.

      Considere que depois do vírus COV-19, esse inexpressivo tempo-médio-de-vida, cairá de 70 anos para apenas 65, ou menos ainda.

      Saúde sorte humildade e inteligência, é o que todos nós neste tenebroso momento, estamos precisando.

      Não de tolas disputas, escravidões, ambições e 3° GUERRA MUNDIAL potencializada por ogivas-termonucleares... A porta de todos.

      Pense nisso.

      Excluir
  4. Nublado e chovendo como sempre, aff.

    ResponderExcluir
  5. São Bernardo do Campo é uma m#rd@ para quem gosta de astronomia. Fica o satanás só de olho nas efemérides para nublar o tempo e hoje não foi diferente das ultimas 3 décadas...

    ResponderExcluir
  6. O Anelado deu bobeira
    E teve alguns anéis roubados
    Pela rainha dos mutantes
    Roqueira brasileira.

    Fraquinho amarelado
    Pretendendo ganhar vida
    Foi pedir ao Hamburgado
    Um pouquinho de comida.

    O Hamburgado astro frio
    Duplo filé com fitas
    Alimentou o Anelado
    Roubado por Dona Rita.

    Não mais belo alimentado
    Moustrou-se pra brasileira
    Reclusa em sua casa
    Na Serra Da Cantareira.

    Acorda Rita roqueira
    Rouba os filés do Hambugado
    Como prova de amor eterno
    Ao guitarrista teu namorado.

    Desperta Rita Lee
    Levanta de teu sarcófago
    Roqueiros não morrem
    Viram dinossauros
    Devoradores de corações.

    ResponderExcluir
  7. Eu queria conhecer essa figura, mas de longe.....

    ResponderExcluir
  8. Passando para desejar um Feliz Natal a todos

    ResponderExcluir
  9. Feliz Natal pra você e Tonho também Dudu Da Lua.

    ResponderExcluir
  10. Esses caras brigam aqui kkkkkkkk
    Por tudo, que idiotas.
    É um querendo ser mais sabido que o outro, e no fim sabem nada.
    Um trouxa renomeia os fenômenos da natureza, que já foram batizados da forma que são, os outros ficam querendo ser os sabidos.
    Eu sou apenas Entusiasta, amo tudo que se refere ao universo, e fico só observando.
    Em tempo, esse é meu site preferido, de todos que existam sobre esse tema, outro qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson de Barros; Como tu mesmo acabastes de dizer acima, tu lês tudo, que os que tu chamas indevidamente de idiotas, comentam aqui.

      Isso não seria um contrassenso?

      Quem lê coisas idiotas chegando a opinar sobre o que sempre lê, seria o que?

      Excluir