'Estrela de Natal': A Maior aproximação de Júpiter e Saturno desde a Idade Média promete espetáculo no céu em 21 de dezembro de 2020

estrela de natal - maior aproximação jupiter e saturno 2020

A última vez que Júpiter e Saturno estiveram assim tão próximos foi em 1226...


A Estrela de Natal (ou Estrela de Belém) já foi alvo de muita especulações e teorias, conforme já tratamos aqui em nosso site.


Mas o que a aproximação de Júpiter e Saturno tem a ver com isso?... Bem, na verdade nós teremos uma "estrela" muito brilhante no céu a partir do dia 16 de dezembro até o dia de Natal, configurando assim o que não deixa de ser uma "Estrela de Natal".

Mas ao contrário da Famosa "Estrela de Belém", que os cientistas afirmam que foi uma conjunção de Vênus e Júpiter que ocorreu no ano de 3 aC, dessa vez teremos a maior aproximação de Júpiter e Saturno desde de a Idade Média!


Na realidade são exatamente 794 anos desde a última vez que Júpiter e Saturno estiveram tão próximos, no ano de 1226!

E essa aproximação deve acontecer novamente a partir de 16 de dezembro de 2020, quando poderemos ver os planetas Júpiter e Saturno separados por menos do que o diâmetro de uma Lua Cheia. 

Aproximação de Júpiter e Saturno até 21 de dezembro de 2020 - Perth Observatory
Aproximação de Júpiter e Saturno até o ápice em 21 de dezembro de 2020.
Créditos: Perth Observatory

A conjunção será visível de qualquer parte do mundo, mas quem estiver no hemisfério Sul terá o privilégio de ver esse encontro por mais tempo. 


Outra boa notícia é pra quem não costuma (ou não pode) ficar acordado até mais tarde, que também deve conseguir acompanhar esse evento sem problemas, já que tudo deve acontecer a partir das 19h30 do dia 16 de dezembro, quando os planetas estarão um pouco acima do horizonte na direção oeste. Mas lembre-se: o ápice do encontro entre Júpiter e Saturno acontece no dia 21 de dezembro.


Vale lembrar ainda que essa configuração não difere muito em outras regiões do país, que poderão usar essa mesma data e horário como base.

O melhor momento para contemplar esse encontro raríssimo será às 20h, quando Júpiter e Saturno estarão se aproximando do horizonte. Por volta das 21h, eles já terão desaparecido, e estarão abaixo do horizonte oeste.


Nos dias seguintes eles estarão cada vez mais perto do horizonte, sumindo cada vez mais cedo, o que deve dificultar um pouco a observação pra quem mora em grandes cidades com muita poluição luminosa e química.

Já no dia 25 não poderemos mais ver a conjunção às 20h30, pois eles estarão visíveis apenas entre às 19h e 20h. 


Se você tiver um telescópio, provavelmente conseguirá observar as luas galileanas de Júpiter e os belíssimos anéis de Saturno praticamente em um único "pacote de Natal".

Para identificar Júpiter e Saturno será bem fácil: no dia 16, eles estarão bem juntinhos à direita superior da Lua. No dia 17 de dezembro, eles estarão abaixo da Lua. Não tem como errar!

Configuração Lua Júpiter e Saturno em dezembro de 2020
Configuração Lua, Júpiter e Saturno nos dias 16 e 17 de dezembro de 2020 (início da conjunção Júpiter/Saturno).
Créditos: Galeria do Meteorito / STELLARIUM

Mesmo assim, se você tiver alguma dúvida pode usar algum aplicativo de astronomia, conforme já mostramos em alguns vídeos no nosso canal do Youtube.

Aliás, falando em Youtube, fique atento pois teremos transmissão ao vivo do encontro entre Júpiter e Saturno, e traremos novidades e atualizações no canal o tempo todo, assim como aqui em nosso site!



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Perth Obsevatory / Galeria do Meteorito / STELLARIUM / divulgação
07/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. Para que fosse evitado que mais pessoas morressem, que mais filhos, pais, e mães, sofressem:

    Melhor que antes ou no de 21.12.2020, a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA que DESCOBRI, mesmo processo que ocorre no micro-modelo-energético-atômico-termonuclear átomo, só que ao invés de ocorrer em micros-espaços-tempos-i como normalmente ocorre no micro... Em MACROS-ESPAÇOS-TEMPOS-I no MACRO-ÁTOMO... MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que os das religiões-ainda-a-desestagnar e também os das ciências-ainda-a-avançar, chamam primitivamente e erradamente de NOSSO SISTEMA SOLAR: ocorresse.

    Se dependesse de mim, ocorreria hoje, amanhã, ou no mais tardar: até o dia 21.12.2020.

    Mas como nem de mim, nem de ti, e também de nenhum outro SER ELEMENTAR H3 "HUMANO", depende...

    Temos que aguardar, considerando como prazo máximo, até 2045.

    Acho que nesse subdesenvolvido 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL, cujo os que habitam, como retardados-científicos não sabem nem onde moram... Achando que moraram na TERRA quando TERRA apenas é uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:

    A ganância será tamanha, que depois de 2021 até 2045, bilhões que não tiverem totalmente escravizados pelos gananciosos e inescrupulosos, estarão mortos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Bonifácio, você já pensou em adquirir um lança-chamas?

      Excluir
  2. Brevemente, a conta chegará a porta de cada um, principalmente desses, que mesmo vendo mães chorando seus filhos e tanto sofrimento, só pensam em vender suas vacinas, e juntarem ainda mais, ilusórias fortunas. Esses tudo perderão, inclusive ELEVAÇÃO de seus COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITOS, pois decairão desse 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE TERRA) para o 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL que chamam indevidamente e enganosamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, quente beirando os 500 graus... Lamacento e borbulhante... Fedorento a enxofre... Submundo... Provavelmente governado por um ser extremamente maléfico, alimentado e movido pela mesma EV que moveu aqui, o corpo do satânico ADOLF HITLER.

    ResponderExcluir
  3. O que me dizem da tempestade solar para daqui a pouco? Recebi o meu iPhone pelo mercadodachina.org.... ele vai pifar? não... péra.... veio um azulejinho na caixa do smartfone????? nnnnnnnnnnnnnnnnn

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Boni aí foi reprovado no doutorado em Física Atômica pela banca examinadora do PhD dele. Esse cara só fala M. Onde será que ele tentou o título? Bahia? Acre? Rondonia? Panamá? Uganda? Paquistão? Uzbequistão? Ilhas Tuvalu? Ou ilha do Gnogo Pongo Mongo Frongo? Tá loco!!!! Bota forte a parada. Brisa a 74km/h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em Acre! Outro dia tive um pesadelo onde o seu Saga de Gêmeos me atacou com o golpe "Outra Dimensão" Um instante depois, eu estava num lugar estranho, no meio do nada. Tinha uma placa bem grande escrito "Bem vindo ao Acre". Aí que eu percebi, tinha sido enviado pra outra dimensão mesmo! A primeira pessoa que encontrei foi um seringueiro tirando leite de um pau. Perguntei pra ele como fazia pra ir pra Barbacena. Ele respondeu: "Barbacena? O que é isso?" Falei: "Barbacena, em Minas Gerais, onde fica o hospício daquele fdp do doutor". Ele disse que nunca tinha ouvido falar. Me aconselhou procurar o alquimista do Acre pra saber a resposta.
      Resolvi fazer isso, mas no caminho fui perseguido por um bando de velocirraptores. A sorte é que eles se assustaram com um braquiossauro que pastava lá perto.
      Cheguei na casa do alquimista do Acre, mas ele não pode me atender porque estava ocupado rabiscando as paredes da casa dele. Ele me mandou um bilhete, supostamente dizendo o que fazer, mas eu não entendi foi p0rr@ nenhuma, porque estava escrito na língua marciana do Pato Donald.
      Resolvi buscar ajuda com o chefe local, disseram que era um tal de Enéas 56. Mas quando cheguei lá tinha só uma mulher magricela que eu jurava ser a sogra do Dino da Família Dinossauro! Bicho, que sufoco! Me deu um alívio quando acordei e percebi que era só um sonho baseado em um lugar lendário!

      Excluir
    2. fora do ar tu sempre estivestes, porque todos daqui com exceção de apenas alguns, dizem que além deu ser analfabeto, sou também burro.

      Excluir