Tudo sobre a Chuva de Meteoros Geminidas 2020

geminidas 2020

Está chegando a última grande chuva de meteoros do ano - saiba como, quando e onde observar, e assista tudo ao vivo!

A chuva de meteoros Gemínidas, ou Geminídeas, acontece todos os anos entre os dias 09 e 19 de dezembro, quando o nosso planeta Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo objeto 3200 Faetonte. Mas apesar de acontecer por vários dias consecutivos, é na madrugada de 13 pra 14 de dezembro que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.


A taxa de meteoros da chuva Geminidas é estimada em 80 meteoros por hora durante seu pico. Uma notícia excelente que temos para o pico da chuva de meteoros Geminidas 2020 é que ele acontece em noite de Lua Nova, nos permitindo ter condições perfeitas de observação (ao menos no que diz respeito ao brilho ofuscante da Lua).

De acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), a chuva de meteoros Geminidas 2020 pode chegar a produzir cerca de 150 meteoros a cada hora durante a madrugada de pico, isso se as condições forem favoráveis. Isso inclui céus limpos, sem poluição luminosa e sem Lua. O melhor de tudo é que, diferente de algumas chuvas que produzem meteoros tímidos e difíceis de serem avistados, a chuva de meteoros Geminidas costuma não decepcionar - seus meteoros são conhecidos por serem bem traçados. Não é à toa que essa é sempre uma das chuvas de meteoros mais esperadas, todos os anos.


Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2020?

Pode ter certeza que dentre todas as chuvas de meteoros, essa é uma das mais fáceis de serem observadas, sobretudo por conta da quantidade alta de meteoros na noite de pico.

Imagem composta da chuva de meteoros Geminidas 2018 feita por Antonio Martin-Carrillo em Tenerife Ilhas Canárias Espanha e o Optical Ground Station operado pela Agência Espacial Europeia usado para rastrear objetos próximos da Terra e para comunicar com a ISS
Imagem composta da chuva de meteoros Geminidas 2018, feita por Antonio Martin-Carrillo em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Vemos na imagem o Optical Ground Station - um telescópio de 1 metro operado pela Agência Espacial Europeia, usado para rastrear objetos próximos da Terra e para comunicação com a Estação Espacial Internacional.
Créditos: Antonio Martin-Carrillo

Não são necessários equipamentos astronômicos, como binóculos ou telescópios. Os meteoros cruzam o céu de forma muito rápida, então o melhor é sempre visto a olho nu.


O pico acontece na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro, mas as noites anterior e posterior também podem surpreender.


Para qual direção do céu devo olhar?

Olhe na direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que encontra-se o radiante da chuva Geminidas (região do céu onde os meteoros parecem se originar). Você não precisa olhar diretamente para essa constelação, mas sim para sua direção.


Nessa época do ano, a constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 do seu horário local (região leste / nordeste do céu), mas depois da meia-noite ela ganha uma altura maior no céu. Ou seja: basta olhar na direção onde o Sol nasce a partir das 21h00 da noite de 13 de dezembro.


O melhor horário para observar a chuva de meteoros Geminidas 2020 é por volta das 02h00 da madrugada do seu horário local (não importa em qual país ou região esteja). Nesse horário, a constelação de Gêmeos estará alta na direção norte, rumando para os lados do oeste.

Radiante chuva de meteoros Geminidas
Radiante da chuva de meteoros Geminidas 2020 na direção norte do céu às 02h00 da madrugada.
Créditos: Galeria do Meteorito / STELLARIUM

Os meteoros da chuva Geminidas são bem traçados, intensos e muitas "bolas de fogo" riscam o céu durante a noite de pico. Isso nos mostra que a chuva de meteoros Geminidas não ganhou toda sua fama apenas pela quantidade de meteoros, mas também pela qualidade deles.

Os meteoros não são rápidos e nem lentos. Eles riscam o céu numa velocidade de 35 quilômetros por segundo. Sim, isso é 35 vezes mais rápido do que a bala de um rifle, mas em comparação com outras chuvas de meteoros, podemos dizer que seus meteoros riscam trajetórias a uma velocidade mediana.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2020

Faremos a cobertura completa da chuva de meteoros Geminidas 2020 ao vivo, com imagens em tempo real das nossas câmeras de monitoramento de meteoros.

A live acontece em nosso canal no YouTube, mas também estará disponível logo abaixo. Clique aqui e se inscreva. Ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo.



Geminidas - Uma chuva diferente e especial

A esteira de detritos que produz a chuva de meteoros Geminidas foi deixada pelo asteroide 3200 Phaethon (3200 Faetonte).


Geralmente as chuvas de meteoros são produzidas por esteiras de detritos deixadas por objetos menos densos, como cometas, que ao se aproximarem do Sol, "evaporam" parte de seu envoltório congelado que é deixado pelo seu caminho.

Curiosamente, a chuva Geminidas é a única chuva de meteoros confirmada a ser produzida por um asteroide, e não um cometa - isso a torna ainda mais especial.

Asteroide 3200 Faetonte em 17 de dezembro de 2017 - Observatório do Arecibo
Asteroide 3200 Faetonte em 17 de dezembro de 2017.
Créditos: Observatório do Arecibo

O objeto Faetonte - o pai da chuva de meteoros Geminidas - é um asteroide de 5,8 km de diâmetro que se aproxima do Sol de uma forma nunca vista em nenhum outro asteroide. Ele chega a meros 21 milhões de km da nossa estrela. Por conta disso, a temperatura em sua superfície chega a cerca de 700ºC - tão alta que faz com que sua crosta seja estilhaçada e parte de seu material seja deixado pelo caminho.

Chuva de meteoros costumam ser bem antigas: As Perseidas, por exemplo, já eram observadas desde o ano 36 pelos chineses; documentos antigos mostram que a chuva de meteoros Liridas, por sua vez, já vinha sendo observada desde 687 aC!

Por outro lado, a chuva de meteoros Geminidas é relativamente nova, já que as primeiras observações documentadas são do ano de 1862. E não deve durar por tanto tempo como as outras...


De acordo com um estudo feito por Joe Rao, a chuva Geminidas terá um aumento abrupto de meteoros por volta do ano de 2080, podendo chegar a uma taxa de mais de 200 meteoros por hora durante o pico. Mas infelizmente, a chuva Geminidas não deve sobreviver após o século 23...

Então aí está mais um motivo para passarmos a noite e a madrugada toda observando o pico da chuva de meteoros Geminidas nesse domingo, 13 de dezembro. A próxima vez que teremos um céu sem Lua para observar essa chuva, será apenas em 2023... então bora lá!

Desejamos bons céus, e excelentes observações a todos!




Imagens: (capa-NASA) / Antonio Martin-Carrillo / Galeria do Meteorito / STELLARIUM / Observatório do Arecibo
09/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário