Um 'Planeta 9' foi descoberto? Astrônomos encontram exoplaneta tipo 'Planeta X'

um planeta 9 ou planeta x foi descoberto orbitando outra estrela

Um 'Exo-Planeta X' pode finalmente ter sido descoberto, mostrando que sim, é possível um planeta tão estranho existir por aqui também

O exoplaneta 'HD106906 b', situado a 336 anos-luz da Terra foi descoberto ainda em 2013 pelo Observatório Las Campanas, no deserto do Atacama, no Chile.


Mas só agora com a ajuda do Telescópio Hubble conseguimos entendê-lo com mais detalhes... e ao que tudo indica, ele pode um o primeiro "Exoplaneta X" já encontrado.

Um artigo publicado no dia 10/12/2020 na revista The Astronomical Journal, por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, sugere exatamente isso: 'HD106906 b' pode ser um planeta bizarro, muito parecido com o hipotético Planeta 9 que tanto procuramos por aqui.


O exoplaneta HD 106906b parece ter cerca de 11 vezes a massa de Júpiter, e uma órbita altamente inclinada com relação ao plano do sistema ao qual pertence. Além disso, por conta de sua órbita altamente excêntrica, ele leva 15 mil anos para completar uma volta em torno de suas estrelas.

 Sim: este exoplaneta orbita um par de estrelas, e todo esse sistema é bastante novo - apenas 15 milhões de anos. Isso é uma piscar de olhos em termos astronômicos.

Mas calma! Em muitos sites de notícias, temos a impressão de que "foi encontrado o Planeta 9 no Sistema Solar". A confusão foi armada, mas aqui esclarecemos os fatos.

Imagem da descoberta do exoplaneta HD 106906 b - ESO - Vanessa Bailey
Imagem da descoberta (por imagem direta) do exoplaneta HD 106906 b.
Créditos: ESO / Vanessa Bailey

O que foi encontrado é um exoplaneta (um planeta que orbita outra estrela, ou outras estrelas como é o caso desse), e sua órbita foi calculada. Com isso, os cientistas perceberam que ele se comporta exatamente como o nosso suposto "Nono Planeta" deveria se comportar.

Vale ressaltar que o "Planeta X" ou "Planeta 9" - sim, o suposto planeta estranho que pode existir em nosso próprio Sistema Solar - nunca foi detectado. Caso exista, ele pode ter cerca de 10 vezes a massa da Terra.


O Hubble ajudou!

Segundo as novas análises, o exoplaneta fica extremamente distante de seu par de estrelas jovens e brilhantes: uma distância que equivale a 737 vezes a da Terra ao Sol.  Essa enorme distância diminui a força gravitacional exercida em HD 106906b, permitindo que ele se movimente muito lentamente em uma órbita de 15 mil anos.

Sua órbita extremamente inclinada, alongada e externa ao disco de detritos que circunda as estrelas gêmeas do exoplaneta, indica que ele teria sido arremessado para bem longe.


De acordo com os especialistas, esse exoplaneta poderia ter se formado bem próximo de suas estrelas, o equivalente a cerca de 3 vezes a distância da Terra com o Sol. Por conta de interações gravitacionais, teria sido arremessado para bem próximo de sua estrela, e posteriormente, elas teriam se encarregado de arremessá-lo para forma do sistema.

Ao encontrar com uma estrela próxima, sua órbita teria sido estabilizada, e com isso, apesar de se afastar de forma assustadora de suas estrelas hospedeiras, ele volta a cada 15 mil anos.

Ilustração artística do exoplaneta HD 106906 b
Ilustração artística do exoplaneta HD 106906 b.
Créditos: NASA / ESA / M. Kornmesser

"É como se tivéssemos uma máquina do tempo para voltar 4,6 bilhões de anos e ver nosso Sistema Solar quando ele estava dinamicamente ativo e tudo estava sendo empurrado e reorganizado", comentou o coautor do estudo, Paul Kalas.

De qualquer forma a própria equipe de pesquisadores afirma que muitas investigações são necessárias antes que os cientistas possam chegar a qualquer conclusão definitiva sobre o exoplaneta HD106906 b.


"Ainda há muitas questões em aberto sobre este sistema. Por exemplo, não sabemos conclusivamente onde ou como o planeta se formou. Embora tenhamos feito a primeira medição do movimento orbital, ainda existem grandes incertezas sobre os vários parâmetros orbitais. É provável que tanto observadores quanto teóricos estudem HD 106906 por muitos anos, desvendando os muitos mistérios deste notável sistema planetário", disse o cientista envolvido no estudo, Robert de Rosa.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / ESA / M. Kornmesser / ESO / Vanessa Bailey
11/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

13 comentários:

  1. Pra ser o planeta 9 não poderia estar a 335 anos-luz da Terra, nem mesmo além do cinturão de Van Hallen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o que se está dizendo é que esse exoplaneta tem as características o que o hipotético Planeta X do nosso Sistema Solar teria, ou seja, um planeta muito massivo orbitando o Sol a uma distância considerável.
      Em outras palavras, o exoplaneta em questão seria o "Planeta X" do sistema estelar que ele orbita. Essa descoberta indica que é sim possível que um planeta com essas características exista.

      Excluir
  2. Zé Hospício ORELHÃO agora, comedor de angu, não vai mais dormir, só pensando também sonhando, com o imaginário NIBIRU.

    Como ele também sonha, com comandantes intergalácticos, já pode candidatar-se, a presidente sem disfarce, do clube dos amebáticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece-me que o José Chatofácil tem uma sombra de inveja do Zé hospício, que apesar do codinome, faz comentários muito lúcidos! Ao contrário deste Sr. que infesta este espaço com devaneios chatos.

      Excluir
  3. Anônimo; É justamente o contrário. Tu vês dessa forma, porque tu és um dos membros da confraria amebática, cujo Zé Hospício ORELHÃO, presidente é.

    O cara a vida toda me ofendeu, e como sou baiano arretado: bateu levou.

    Mas doravante vou ignorá-lo, pois retardado-científico, analfabeto de pai e mãe das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, e insignificante: também é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas seu Bé Zonifácio, o filo Amoebozoa é bastante diversificado, e inclui protozoários de vida livre, sejam terrestres ou vivendo em água doce ou salgada, espécies comensais e outras que são parasitas.
      Com um repertório de comportamentos tão grande, é de se supor que diferentes amebas tenham diferentes QIs. Seria melhor especificar o QI de qual ameba o Sr refere.
      Mas uma coisa é certa: amebas não tem o ego do tamanho de Júpiter, nem deliram sobre ser gênios extraordinários.

      Excluir
    2. Kkkkk devo admitir, confraria amebatica foi boa kkk, no mais tudo q vc escreve é incrivelmente chato!

      Excluir
    3. Anônimo; Chato não não! Bombom De Alho, com andiroba e copaíba. A presidência da CONFRARIA DOS AMEBÁTICOS já foi ocupada, mas nas diretorias, ainda tem vaga.

      Quais das diretorias, tu gostarias de ocupar?

      FINANCEIRA? ADMINISTRATIVA?

      Excluir
  4. E se nós juntássemos nossas forças gravitacionais e arremessássemos um tipo chato de galocha para os Confins do GM?????

    ResponderExcluir
  5. E se nós juntássemos nossas forças gravitacionais e arremessássemos um tipo chato de galocha para os Confins do GM?????

    ResponderExcluir
  6. E se nós juntássemos nossas forças gravitacionais e arremessássemos um tipo chato de galocha para os Confins do GM?????

    ResponderExcluir
  7. Dudu da Lua Irmão Do Tonho; Faço um desafio a todos das ciências-ainda-a-avançar que comentam aqui, dando essa inestimável aula de MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, ORDEM CORRETA DAS 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, 1° FOGO, 2° TERRA, 3° ÁGUA, 4° AR e 5° EC.

    Se provarem cientificamente pela incontestável lógica, que ao invés de viverem como SERES ELEMTARES H3 com seus corpos PREDOMINANTEMENTE compostos pela 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA... O 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "MACRO ÁTOMO" (PRIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE CHAMADO DE NOSSO SISTEMA SOLAR)... Vivem na TERRA:

    Retiro-me desse conceituado site GM, confessando que nada sei... Que sou um tolo cientificamente... E nunca mais em hipótese alguma: comento aqui.

    Juntem-se todos e expulsem-me daqui, pela honra da inteligência e sabedoria.

    Caso contrário, serão mesmo o que sempre achei, uns analfabetos de pais e mães das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, baixas EI.D... E fraquinhos cientificamente.

    Se quiserem também podem agregar a esse desafio, todos da NASA, ROSCOSMOS, e AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA.

    ResponderExcluir
  8. Considere que assim como não existe em todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, dois Dudu Da Lua... Sendo Dudu Da Lua um ELEMENTO ÚNICO...

    Também não denominaram o 1° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE DEUS MERCÚRIO), de PLANETA FOGO... E também não denominaram o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE MARTE DEUS DA GUERRA), de PLANETA AR:

    O 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL indevidamente de TERRA, jamais também, poderiam denominar.

    Os das religiões-ainda-a-desestagnar, viajaram na maionese denominando a 3° UNIDADE ELEMENTAR TERRA, equivocadamente como PLANETA... E os das ciências-ainda-a-avançar, surfaram e até hoje surfam, nessa mesma maionese estragada.

    Ou seja, quem diz que vive na TERRA, é inequivocamente e incontestavelmente um retardado-científico, que não sabe nem onde mora.

    Dentre os mais de 52.000 que já acessaram meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, dentre esses MATEMÁTICOS, FÍSICOS, MÉDICOS, JUÍZES, ADVOGADOS, PROMOTORES, PSICÓLOGOS, PROFESSORES ACADÊMICOS e LIDERES RELIGIOSOS disfarçados como ANÔNIMOS...

    Já admitem sem contestação, que certo estou.

    ResponderExcluir