Primeiro Sinal de Rádio de um Exoplaneta foi detectado

primeiro sinal de rádio detectado em um exoplaneta

As ondas de rádio parecem se originar em um exoplaneta a cerca de 50 anos-luz na órbita da estrela Tau Boötis

De todos os milhares de planetas além do Sistema Solar (exoplanetas) já encontrados em mais de 20 anos de pesquisas, apenas uma fração deles foi realmente observada em ondas de luz visível ou quase visível.


Isso significa que, na verdade, sabemos muito pouco sobre eles. É como se olhássemos para esses exoplanetas sob uma forte neblina, e só conseguimos ter uma ideia do que está em nossa frente.

Mas agora as coisas melhoraram um pouco: astrônomos conseguiram detectar o que parecem ser ondas de rádio geradas em um exoplaneta!

O exoplaneta em questão é o Tau Boötis b. Detectado em 1996, ele foi um dos primeiros exolanetas já descobertos, orbitando a estrela Tau Boötis.

Segundo especialistas, Tau Boötis seria uma estrela do tipo F da sequência principal, um pouco maior e mais massiva que nosso Sol, acompanhada de uma Anã Vermelha, o que a torna parte de um sistema binário.


Quanto ao sinal de rádio, O Dr. Jake Turner, da Universidade de Cornell, um dos responsáveis pela pesquisa, disse que a frequência está entre 14 e 21 megahertz.

A descoberta foi feita utilizando o observatório 'Low-Frequency Array' (LOFAR), localizado na Holanda.

Observatório LOFAR na Holanda - primeiro sinal de rádio detectado de um exoplaneta
Observatório LOFAR na Holanda, composto por 20.000 antenas de rádio individuais agrupadas em 48 seções.
Créditos: LOFAR / divulgação

"Nós acreditamos que é uma emissão do próprio planeta. Pela força e polarização do sinal de rádio e do campo magnético do planeta, sendo compatível com as previsões teóricas", disse o Dr. Turner em um comunicado.

Eles argumentam que a a polaridade circular natural do sinal, a falta de eventos de explosões solares em Tau Boötis A e a própria natureza do planeta torna muito mais provável que o sinal venha do planeta, e não das estrelas binárias.


Se esse for o caso, isso indicaria um forte campo magnético do planeta sendo bombardeado por um forte vento solar de Tau Boötis.

Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista) os cientistas não acreditam que isso tenha nada a ver com vida inteligente.

Eles acreditam que Tau Boötis b não deve ter condições pra sustentar vida, já que ele seria um "Júpiter Quente" (1.400° C) 6 vezes maior que nosso gigante gasoso, e orbita sua estrela com muito mais proximidade.


A boa notícia é que, se esse planeta tem um campo magnético tão forte, capaz de gerar as ondas de rádio que detectamos, ele poderia esclarecer muito sobre campos magnéticos de exoplanetas e sobre a possibilidade de vida nesses locais.


"Essas observações abrem uma nova janela sobre exoplanetas, nos dando uma nova forma de examinar mundos alienígenas que estão a dezenas de anos-luz de distância", disse o professor Ray Jayawardhana, supervisor da equipe de pesquisa que fez a descoberta.

A pesquisa foi publicada no periódico 'Astronomy and Astrophysics'. 


Imagens: (capa-ilustração) / LOFAR / divulgação
26/01/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

14 comentários:

  1. As vezes me pergunto: Como o genialíssimo inventor NIKOLA TESLA que há muito tempo já utilizava sua MENTE REMOTA TRANSMISSIVA E RECEPTIVA EM ALTA FREQUÊNCIA para comunicar-se em DIMENSÕES SUPERIORES... Reagiria a essa captação tão primitiva, efetuada pelo Dr. Jake Turner, da Universidade de Cornell, se como atômico atuando ainda no 3° ATO como nós, ele estivesse?

    Acredito que o COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente e equivocadamente de ESPÍRITO de TESLA, já movendo um corpo de um SER ELEMENTAR H4 mais ELEVADO no 4° MARCO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE MARTE), deva estar dizendo:

    Ô povinho primitivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler uma notícia relativamente interessante, tem que ter alguém apoiado em uma pseudociência que tende mais a crença do que a fatos, comentar algo tão necessário que não faz sentido

      Excluir
    2. carai... põe uma dessa pra nois, tio

      Excluir
    3. Primitivo? Euconto ou vcs contam? Kkkk

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk azideias carai

      Excluir
  2. Onde consta MARCO, gentileza considerar MACRO.

    ResponderExcluir
  3. Porquê?? Porquê? E qual a necessidade disso? Não entendo...juro que não entendo...

    ResponderExcluir
  4. Existe uma história antiga, que disse que o Diabo foi expulso do reino de Deus e que ele esta tentando de todo o custo voltar de novo para o reino de Deus, de onde ele foi expulso, e a história disse que ele vai chegar quase lá, mas não vai conseguir o seu intento e hoje no século 21 os cientista estão tentando descobrir o segredo de Deus, essa história esta acontecendo em nosso tempo...

    ResponderExcluir
  5. Porque nós respiramos oxigênio, e temos está forma de vida, biológica ,NÃO significa que outras formas de vida tenham algo em comum.

    ResponderExcluir
  6. Penssei que iam falar que teve uma menssagem no sinal de radio

    ResponderExcluir
  7. Me parece que todos sabem tudo, todavia ninguém entende nada.

    ResponderExcluir
  8. Mtos mistérios por desvendar

    ResponderExcluir
  9. Faltou citar corretamente as fontes, data de publicação, páginas, para um site de Ciência está pecando nisso!

    ResponderExcluir