Monstruoso Vórtice Polar Mega Rápido é descoberto na atmosfera de Júpiter

monstruoso vórtice em Júpiter

Essas tempestades se movem a cerca de 1.440 km/h, ou seja: 5 vezes a velocidade dos maiores e mais destrutivos furacões na Terra

As fortes tempestades de Júpiter continuam surpreendendo especialistas, e quanto mais descobrimos, mais inacreditável elas se tornam.


Agora um grupo de cientistas planetários liderado por Thibault Cavalié, do Laboratoire d’Astrophysique de Bordeaux, na França, acabou de medir a velocidade dos ventos abaixo das nuvens superiores de Júpiter.

Para fazer a medição os especialistas utilizaram o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, e conseguiram detectar vórtices no polo sul do planeta, logo abaixo da aurora austral.


Eles descobriram que essas tempestades se movem a cerca de 1.440 km/h, ou seja: 5 vezes a velocidade dos maiores e mais destrutivos furacões na Terra.

"Estes ventos formam um imenso anticiclone com 3 a 4 vezes o diâmetro da Terra e se estendem na vertical por de 900 Km. Isto é único no Sistema Solar", disse Cavalié, que completou descrevendo o fenômeno como um "monstro meteorológico único".


Os cientistas descobriram que esse vórtice polar em Júpiter é 2 vezes mais rápido que os ventos no topo das nuvens em Júpiter, contrariando a ideia anterior de que nas camadas mais profundas da atmosfera os ventos seriam mais lentos.

Além do ALMA, a colisão do cometa Shoemaker-Levy 9 que ocorreu em 1994, foi decisiva para a descoberta, já que introduziu na atmosfera do planeta moléculas do gás cianeto de hidrogênio, o que permitiu essa detecção na camada de nuvens no topo de atmosfera, que é normalmente invisível aos nossos instrumentos.

Graças a isso foi possível medir minúsculas variações na radiação emitida pelas moléculas enquanto são arrastadas pelos ventos. "Fomos capazes de deduzir a velocidade dos ventos da mesma forma que alguém é capaz de deduzir a velocidade de um trem pela mudança na frequência de seu apito", disse Vincent Hue, cientista planetário do Southwest Research Institute em San Antonio, no Texas.


Apesar de muito rápido, o vórtice polar em Júpiter ainda não é o local com os ventos mais rápidos no planeta. Esse recorde ainda pertence a parte mais alta da atmosfera do gigante gasoso, chamada Ionosfera, onde há ventos com velocidade supersônica, de 1 à 2 quilômetros por segundo, entre 3.600 a 7.200 km/h, disse Cavalié.


Imagens: (capa-ilustração/ESO) / ESO / divulgação
24/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário