NASA acaba de divulgar - Helicoptero Ingenuity em Marte está prestes a realizar seu 1º voo!

liberado primeiro voo de teste do helicóptero Ingenuity em Marte

Veja como e quando deve acontecer o primeiro voo de um helicóptero no Planeta Vermelho (e em toda a história da exploração espacial)

A NASA divulgou uma atualização nessa terça-feira (23 de março) sobre o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte. De acordo com a Agência Espacial Norte Americana, o voo do Ingenuity deve acontecer nas próximas semanas, a partir do dia 8 de abril.


Se tudo der certo, este será o primeiro voo controlado de uma aeronave em um outro planeta. Ingenuity é um drone que pesa 1,8 kg, e até o momento ainda está acoplado ao rover Perseverance, que chegou em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021.

No dia 21 de março, o escudo protetor do helicóptero Ingenuity foi desacoplado, e agora, Perseverance caminha com destino ao local de teste de voo já escolhido pela NASA, na Cratera Jezero.


O primeiro voo em Marte

Fazer com que um drone ou helicóptero voe em Marte é muito mais complicado do que realizar um voo aqui na Terra. 

O Planeta Vermelho tem uma gravidade significativa, de cerca de 1/3 da gravidade da Terra, porém, sua atmosfera de apenas cerca de 1% da atmosfera da Terra, faz com que essa manobra seja extremamente difícil.

Ilustração artística do helicóptero Ingenuity em Marte
Ilustração artística do helicóptero Ingenuity em Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Outro desafio são as mudanças bruscas de temperatura. Durante o dia, a superfície de Marte recebe apenas cerca de metade da energia solar que a Terra recebe, e durante a noite, as temperaturas podem cair para cerca de -90°C, o que pode facilmente congelar e trincar componentes elétricos desprotegidos.

O helicóptero Ingenuity teve que se acomodar na sonda Perseverance, e para conseguir alçar voo em Marte, teve de ser projetado para ser leve. Para sobreviver às noites frias marcianas, Ingenuity precisa ter bastante energia para aquecer seus componentes elétricos, e ao mesmo tempo, conseguir voar em ar rarefeito - praticamente no vácuo! Todos os testes foram feitos em laboratório aqui na Terra, em câmeras de vácuo.


O local de teste de voo tem uma área de 10m por 10m, e o helicóptero Ingenuity deve se posicionar bem no centro. O local escolhido é plano, e possui nenhuma ou poucas rochas que poderiam prejudicar o teste.


Passo a passo do voo em Marte

Os procedimentos para que o voo de Ingenuity aconteça em Marte levarão cerca de 6 sóis marcianos (basicamente 6 dias terrestres).

  1. No primeiro dia, um parafuso será desrosqueado para liberar o drone que está preso ao rover Perseverance;
  2. No segundo dia, um cabo que segura Ingenuity na posição horizontal será partido, liberando parte do movimento do drone e a abertura de duas de suas quatro pernas de pouso;
  3. No terceiro dia, um pequeno motor elétrico colocará Ingenuity completamente na posição vertical;
  4. No quarto dia, as outras duas pernas de pouso serão abertas;
  5. No quinto dia, Perseverance ( que ainda estará "segurando" o helicóptero Ingenuity) será usado como fonte de energia e dará uma carga final nas seis baterias do drone antes de se afastar a 5 metros de distância do drone;
  6. No sexto dia, o controle da missão terá que checar se as quatro pernas de pouso estão firmemente segurando o drone de pé na superfície, se o rover Perseverance estará a 5 metros de distância do drone, e se o drone e o rover estão mantendo comunicação por rádio. 

Antes do voo realmente acontecer, Perseverance estará enviando informações importantes para assegurar que o voo ocorra da melhor forma possível, como velocidade do vento e outras informações importantes.

Ilustração artística do helicóptero Ingenuity em Marte
Ilustração artística do helicóptero Ingenuity em Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

As hélice de Ingenuity terão rotação de 2.537 rpm, e levarão o helicóptero a uma altitude de 3 metros, subindo numa velocidade de 1 metro por segundo. Ingenuity deve permanecer no ar por 30 segundos antes de realizar o pouso controlado na superfície marciana.


Algumas horas após o voo de teste, Perseverance enviará os dados para o centro de controle, assim como imagens e vídeos do voo feitos pelas câmeras de navegação e a Mastcam-Z.

Depois disso, se o voo realmente acontecer com sucesso, a NASA irá planejar quando acontecerá o próximo voo de teste, que deve ser ainda mais desafiador.


Estamos aqui na torcida, e claro, teremos transmissões ao vivo em nosso canal no YouTube para acompanhar em tempo real esse grande momento da exploração espacial. Por isso, não se esqueça de se inscrever em nosso canal, e ativar o sininho de notificações.

Dedos cruzados!



Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA / JPL-Caltech / divulgação
23/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Esperamos que o drone não sobrevoe nenhuma favela ou será abatido por armas de fogo.... ahhh é em Marte, pensei que fosse no RJ

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que o drone não sobrevoe nenhuma favela ou será abatido por armas de fogo.... ahhh é em Marte, pensei que fosse no RJ

    ResponderExcluir