Nave SN11 não consegue chegar inteira no solo e explode antes do pouso

nave starship sn11 explode

Não foi dessa vez que vimos o protótipo da nave Starship ter sucesso...

Nessa terça-feira, 30 de março de 2021, a SpaceX finalmente (após vários dias de scrub) conseguiu realizar o tão esperado teste da sua nave Starship. O teste de voo do protótipo SN11 ocorreu logo pela manhã.


Assim como ocorreu com os três testes anteriores (SN8, SN9 e SN10), o SN11 conta com três motores Raptor e quatro flaps independentes que ajudam a controlar os movimentos da nave.

Todos os olhos estavam voltados para o teste de mais um protótipo da nave Starship, que provavelmente será responsável pela ida do ser-humano a Marte e o retorno à Lua.

O dia em Boca Chica, no Texas, local de testes da Starship, amanheceu completamente branco, com uma neblina tão intensa que mal conseguíamos ver a nave na base de pouso.


O lançamento ocorreu bem. Com 40 segundos a nave já tinha alcançado 1 km de altitude, e subia.

Com 3 minutos e 58 segundos, veio a confirmação de que o SN11 havia atingido os 10 km de altitude. Os últimos dois motores raptor foram desligados e a manobra chamada "belly-flop" teve início.


Exatamente 2 minutos e 1 segundo após ter atingido os 10 km de altitude, a nave estava a menos de 1 km de altitude, e no momento em que o motor raptor ligou para realizar  manobra em que a nave sai da posição horizontal para realizar o pouso na vertical, aconteceu uma explosão, e apenas os destroços chegaram ao solo.

A neblina em Boca Chica estava tão intensa que não foi possível ver a explosão. Apenas a queda dos treços foi registrada alguns segundos depois.

No Twitter, Elon Musk, CEO da SpaceX, brincou com a explosão e a falha do pouso do SN11:

Twitter Elon Musk sn11 explosão

Com tom irônico, Elon Musk dis que "Uma alta taxa de produção resolve muitos problemas", e em seguida ele diz que "pelo menos, a cratera está no lugar certo".


Os próximos passos da SpaceX

Agora, os protótipos SN12, SN13 e SN14 serão desconsiderados, e iremos direto para o protótipo SN15, seguido pelo SN16 e SN17, que de acordo com a SpaceX, será uma nova etapa de desenvolvimento.

Também teremos testes dos protótipos dos foguetes Falcon Super Heavy, os chamados BN1 e BN2, que futuramente serão usados para lançar a versão final das naves Starship.


Segundo a SpaceX, um voo orbital de teste deve ser feito até o dia 1º de Julho de 2021, possivelmente com o SN20 e com o Falcon Super Heavy BN3. Mas vale lembrar: essa meta depende da conclusão com sucesso dos protótipos anteriores da Starship e do Falcon Super Heavy.



Imagens: (capa-divulgação) / SpaceX / divulgação
30/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. Isso já está parecendo coisa dos desenhos do Papa-Léguas. Acho que depois que eles acabaram, o Coyote conseguiu emprego na SpaceX como chefe do almoxarifado, e continua comprando bugigangas da ACME ... agora usadas nas naves classe SN. Eu sugiro ao Elon "Lex Luthor" Musk que troque o nome das naves classe SN para Réveillon, visto o show de fogos nos céus que elas proporcionam.

    A propósito: diz a SpaceX que até o dia 01 de julho terá outro teste. Bem, dia 24/06 é dia de São João. Se o lançamento for neste dia, e explodir de novo, será mera coincidência???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria melhor ele adiar o lançamento para o dia 4 de julho então quando será a folga do Superman.

      Excluir
  2. Outra sugestão ao nosso amigo "Lex Musk" seria a de ele contratar homens-bomba aposentados para servirem de astronautas das naves SN.

    Poderíamos convidar o Musk pra fazer parte das rodadas de comentários deste portal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você encontraria homens-bomba aposentados, no hospício ao lado da fábrica de Super Bonder?

      Excluir
    2. Pensei naqueles pobres diabos que não explodiram porque as bombas nos buchos deles falharam, e agora estão neste hospício que tu falou tentando cortar os pulsos com bolachinhas recheadas. Mas, pensando bem, esses que estão servindo de cobaias para a fábrica de Super Bonder também seriam potenciais recrutas de pilotos para as naves classe Réveillon (ex SN).

      Excluir
  3. Agora, estou só pelo dia de São João. Ansioso para ver o que vai rolar no "aaraiá do cumpádi Musk".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "São João" gringo é só em 4 de julho.

      Excluir