Acabou: Apophis JÁ ERA! Veja como ficou a Lista de Risco de Asteroide Perigosos

apophis não vai colidir com a terra - asteroide apophis sai da lista de risco

Depois de 17 anos de observações ESA retira pela primeira vez o gigante asteroide Apophis de sua lista de risco

Com tamanho estimado de aproximadamente 350 metros (o que representa 3 campos de futebol), Apophis ameaçava potencialmente (apesar das chances de impacto serem mínimas) a humanidade enquanto pesquisadores de todo o mundo tentavam ansiosamente traçar sua órbita com mais exatidão e descobrir o real risco de um impacto no futuro.


Logo após sua detecção em 2004, astrônomos chegaram a considerar possibilidades de impacto desse gigante para os anos de 2029 e 2036. Mas depois, observações adicionais descartaram esses riscos, e sobrou apenas a possibilidade de uma colisão em 2068.

Mas agora, após analisar novos dados reunidos ainda nesse mês de março de 2021 (durante a máxima aproximação de Apophis com a Terra) a ESA acaba de tirar Apophis de sua lista de risco!

Especialistas da Agência Espacial Europeia descartaram qualquer colisão do asteroide Apophis por pelo menos mais 100 anos.


As novas observações de Apophis que acabaram com as dúvidas foram feitas pela 'Goldstone Deep Space Communications Complex' na Califórnia e pelo 'Green Bank Observatory', na Virgínia Ocidental, localizados nos EUA.

A ESA afirma que os 2 observatórios conseguiram reunir medições precisas o suficiente para descartar qualquer risco de colisão nesse século, e até um pouco além!

Passagem do asteroide Apophis em 13 de abril de 2029 - NASA
Passagem do asteroide Apophis em 13 de abril de 2029.
Créditos: NASA / divulgação

Segundo os cientistas, as novas observações muito precisas só foram possíveis graças a grande aproximação que Apophis fez em 6 de março, passando a cerca de 17 milhões de quilômetros (44 vezes a distância da Lua).

"Com o apoio de recentes observações, as incertezas sobre a órbita de Apophis caíram de centenas de quilômetros para apenas uma dezena de quilômetros em projeções para 2029", disse Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de objetos Próximos da Terra, da NASA, o CNEOS.

Existiam algumas dúvidas sobre possíveis desvios em sua órbita na grande aproximação com a Terra que deve ocorrer em 13 de abril de 2029, quando Apophis deve passar a apenas 35.000 km do nosso planeta


Vale destacar que isso representa a distância onde estão os satélites geoestacionários, tão perto que Apophis será visível a olho nu!

A dúvida era a grande aproximação com a Terra em 2029, quando o gigante asteroide passaria por uma região que os cientistas chamam de 'gravitational keyhole' (Buraco de Fechadura Gravitacional), que poderia levar a um desvio capaz de causar uma colisão (ainda que muito improvável) em 2068.


Mas agora Apophis está fora da lista de risco da ESA, o que só acontece quando os cientistas têm absoluta certeza sobre o "Não Risco".
 
"A descoberta de Apophis e os primeiros estudos para compreender sua órbita, ocorreram quando a defesa planetária de hoje ainda estava em sua infância. Com a atual remoção de Apophis da Lista de Risco, nós estamos encerrando um esclarecedor capítulo na história da defesa planetária", explicou Juan Luis Cano do projeto Near-Earth Object Coordination Centre (Centro de Coordenação de Objetos Próximos da Terra), da ESA.


Pronto! Agora podemos ficar definitivamente e oficialmente livres dos riscos do gigante asteroide Apophis, pelo menos pelos próximos 100 anos! Uma ótima notícia em tempos difíceis como tem sido esses anos de 2020 e 2021!



Imagens: (capa-ilustração) / 
29/03/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário