Perseverance Fotografa seu Primeiro 'Demônio de Poeira' na superfície de Marte

Perseverance registra seu primeiro 'demônio de poeira' em Marte

O redemoinho foi visto bem de perto e nos dá mais pistas sobre o clima do Planeta Vermelho

A sonda Perseverance está apenas se preparando para explorar Marte, mas já começou a enviar alguns dados muitos interessantes.


Além da incrível filmagem de sua aterrissagem e do primeiro áudio onde pudemos ouvir o vento de Marte, também vimos um panorama impressionante de 360 ​​° da paisagem local, um laser sendo disparado e ela ainda compartilhou seu primeiro test drive em torno da cratera de Jezero, enquanto testava seu incrível instrumento SuperCam.

Mesmo quando não está operando remotamente, a sonda ainda consegue capturar imagens e dados da superfície de Marte, que nos dão informações valiosas sobre as condições do árido planeta.

Essa imagem do redemoinho de poeira é justamente o primeiro avistamento do Perseverance de um fenômeno desse tipo, que ele fez autonomamente.


Vale destacar que os redemoinhos de poeira em Marte são muito maiores do que os que ocorrem na Terra, podendo atingir até 8 quilômetros de altura!

O redemoinho flagrado pela Persevarance gira no solo empoeirado por trás de seu braço robótico, em uma visão surpreendente para o curto período de tempo que Perseverance está em Marte: apenas 26 sóis (como são contados os dias de Marte). 



As imagens foram enviadas para a Terra e processadas, gerando este pequeno gif muito interessante.

Os redemoinhos de poeira se formam a partir de bolsões crescentes de ar quente. O ar próximo ao solo pode esquentar devido ao solo quente que foi alimentado pelos raios solares. 

O ar quente é menos denso que o ar frio, por isso se eleva, formando uma corrente ascendente. Em condições adequadas, essa corrente de ar pode começar a girar, e a medida que mais ar entra para substituir o ar quente subindo, ele cria um vórtice que gira. 


O giro combinado com o atrito da superfície acaba gerando o impulso para a frente, e é por isso que vemos o redemoinho "caminhando" pelo chão.

Existem certas condições que aumentam a probabilidade de ocorrência de redemoinhos de poeira, e Marte tem todas elas: 
  • Terreno plano e árido aumenta as chances do ar se aquecer logo acima do solo;
  • A atmosfera muito fina não oferece proteção contra raios solares;
  • A poeira fina e solta ajuda a tornar o redemoinho visível;
  • A superfície que absorve bastante calor do Sol aquece o solo;
  • As baixas temperaturas da atmosfera ajudam a criar uma diferença extrema entre o ar quente aquecido pela superfície e o ar frio do ambiente em geral.

Mas afinal, qual a importância de se estudar esses redemoinhos marcianos?

redemoinho em Marte registrado pela sonda Perseverance
Redemoinho em Marte registrado pela sonda Perseverance em 16 de março de 2021.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Segundo os cientistas, os redemoinhos de poeira em Marte nos dão muitas informações das condições atmosféricas marcianas, como direção e velocidade do vento, além disso, eles também limpam periodicamente a superfície da camada superior de poeira do planeta, o que é perfeito para também limpar qualquer veículo espacial que precise se livrar da poeira.

Os cientistas também pretendem compreender melhor qual o efeito desses fenômenos no clima de Marte ao longo do tempo. 


E claro, não tem como negar que além de todo o valor científico, as imagens de Marte são muito interessantes até como um divertido entretenimento!


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech
17/03/21


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. ♪ Vai levantando poeira, poeira vermelha, poeira
    Poeira do meu sertão… ♪

    ResponderExcluir
  2. Lá no sertão de Pernambuco, isso é mais conhecido como trazedor do coisa ruim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que é lá em Marte porque aqui na Terra já temos provisionamento de coisas ruins por mais de uma década e meia.

      Excluir