Pela 1ª vez Robô Perseverance produziu Oxigênio em Marte

oxigênio em marte pela primeira vez

Rover da NASA converteu gás carbônico da atmosfera do Planeta Vermelho em moléculas de oxigênio!

Em meio a grandes conquistas, como os 2 primeiros voos da história já feitos em solo marciano com o helicóptero Ingenuity, o robô Perseverance ainda teve tempo de realizar mais um feito surpreendente: extrair oxigênio de Marte pela primeira vez!


Isso aconteceu ainda na terça-feira (20 de abril de 2021), segundo anunciou a NASA. Para cumprir a missão, o rover utilizou um instrumento chamado Moxie (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment - Experimento de utilização de recursos locais de oxigênio).

A experiência pretendia extrair esse gás tão importante pra maioria da vida na Terra a partir do dióxido de carbono que compreende 96% da atmosfera marciana. E a missão foi um sucesso!

O instrumento utilizado pelo Perseverance nessa experiência usou o calor (cerca de 800 graus Celsius) para "romper" as moléculas de dióxido de carbono. A partir dessa reação, o resultado foi oxigênio livre (que pode ser armazenado) e uma molécula de monóxido de carbono, que pode ser liberada na atmosfera marciana.

Moxie instrument
Instrumento MOXIE antes de ser enviado à Marte junto ao rover Perseverance.
Créditos: NASA

"Este é um primeiro passo crítico na conversão de dióxido de carbono em oxigênio em Marte. O MOXIE tem mais trabalho a fazer, mas os resultados desta demonstração de tecnologia são promissores à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de um dia ver humanos em Marte", disse em comunicado Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial da NASA.

Produzir oxigênio em Marte com elementos do próprio planeta é essencial para qualquer futura missão de colonização, seja para respirar ou para alimentar foguetes que nos trariam de volta para a Terra.

Para termos uma ideia de como o oxigênio é imprescindível, a NASA já estimou que para decolar um foguete com quatro astronautas da superfície marciana é preciso de 25 toneladas de oxigênio, além de 7 toneladas de combustível.


Os responsáveis pela missão também informaram que o instrumento ainda deve produzir oxigênio mais nove vezes ao longo de um ano marciano (que representa dois anos terrestres). 

"Astronautas que passem um ano na superfície talvez usem uma tonelada de oxigênio no total", conta Michael Hecht, investigador principal do instrumento Moxie. 

Por enquanto a missão só conseguiu criar 5,4 gramas de oxigênio, o equivalente ao que um astronauta em Marte respiraria por cerca de 10 minutos. Pode parecer pouco, mas além de ser o primeiro equipamento que pode produzir oxigênio em outro mundo, essa experiência nos proporciona imensas oportunidades para futuras missões em Marte.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
23/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Vale ressaltar que, no contexto de uma missão tripulada no futuro, a produção de oxigênio em Marte, ao menos em um primeiro momento, seria mais para suprir ou recarregar os estoques da tripulação, o que diminuiria em muito a carga para a missão. Em vez de transportar da Terra todo o oxigênio que seria gasto na viagem de ida, na estadia e no retorno, uma parte desse oxigênio poderia ser extraída em Marte para recarregar o suprimento para a estadia e a viagem de retorno.
    Mudar a atmosfera em vistas de "terraformar" Marte, para que seja possível respirar lá sem equipamentos já é outra história. Há aquele problema da atmosfera marciana ser muito rarefeita, então é uma complicação a mais para uma transformação em grandes proporções.
    Mas esse feito é o importante primeiro passo para planejar a logística de uma missão tripulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCOBRI UMA COIZA!!!! Existe uma função, nos smartphones modernos, que o pobre no Brasil NUNCA irá usar: O Modo Avião! Se esta função enferrujar, dá pra tirar oxigênio dela? Zé! Eu fumei folhas de repolho roxo e vi Marte de perto! Acredita?

      Excluir
    2. Fora do ar, também dá para transformar CO2 em O2 usando uma vela negativa.

      Excluir
    3. Eu não duvido não, seu Fora do Ar! Mas toma cuidado com esses trem aí, hein. Eu tenho um primo lá em São Thomé das Letras que vivia atrás desses negócios de cogumelo, de fumar talo de alface e essas coisas, e, depois de um tempo, ele começou a falar que via duendes e tinha contato com vários personagens do nosso folclore, como o saci-pererê, a mula-sem-cabeça e o político honesto. Ele agora está organizando uma expedição, com a orientação do ET Bilú, pra encontrar o reino encantado do Acre.
      Cuidado pra não seguir o mesmo rumo, hein.

      Excluir
    4. E por falar em ET Bilú, alguém saberia dizer se ele e os seu séquito de doutorandos já encontraram a borda de catupiry congelado que circula a Terra plano-convexa?

      Excluir
    5. E quanto ao teu primo, Zé Hospício, não é de se impressionar, pois já vi gente invadir a pista de pouso de um aeroporto pra caçar pokemon com o celular. E teve um cara que invadiu a "galeria" de um presídio pra tentar pegar estes bichos. O que ele achou lá não foi bem pokemon...

      Excluir
    6. Seu Pé de Ganso, a última notícia que lembro a respeito do ET Bilú é sobre o inventor dele ter sido homenageado por deputados do Mato Grosso do Sul. Provavelmente por conta da "descoberta" da Terra ser convexa.
      Interessante que no documentário dele (acho que ainda deve estar no YouTube) ele sequer menciona o ET Bilú. Será que os dois brigaram? Será que o ET Bilú estava sendo mantido em cárcere privado e obrigado a inventar teorias conspiratórias malucas? Será que o ET Bilú entrou na justiça por ter sido vítima de plágio depois que o criador dele roubou a ideia da Terra convexa? Será que o ET Bilú abrigou o alquimista do Acre em seu esconderijo na selva, onde os dois passavam os dias tomando chá de jiló e escrevendo livros no alfabeto secreto do Pato Donald? Ou pior: será que o ET Bilú foi abduzido? Não percam os proximos capítulos!

      Excluir
  2. Terraformar Marte? Muitos já falaram e outros continuam falando em como terraformar Marte, mas eu não vi ninguém falar sobre como o farão sem um campo magnético como o do nosso planeta, já que Marte não possui um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pé de Ganso, eles trarão da Terra todos os imãs de geladeira que viraram lixo.

      Excluir
    2. Que bom que acharam uma solução! Inclusive, eu vou poder dar uma contribuição substancial a este projeto de magnetização de Marte, já que toda a vez que eu peço um xisburger pela tele-entrega, eu recebo de dois a três ímãs de geladeira como brinde "para distribuir aos amigos", dizem eles. Neste ritmo, poderíamos deixar Marte com um campo magnético comparado ao de Júpiter.
      Valeu, Astro Intruso!

      Excluir