O que são as bizarras 'Aranhas Marcianas'? Cientistas desvendaram o mistério

aranhas em Marte

Finalmente os cientistas descobriram o que são essas estranhas estruturas encontradas em Marte

As bizarras aranhas marcianas, que ficaram conhecidas pelos cientistas como "estruturas araneiformes" (ou seja, com forma de aranha) finalmente foram desvendadas.


Por instinto, acreditamos se tratar de pequenas estruturas, mas na verdade, as maiores podem chegar a ter cerca de 1 km de diâmetro, e só ocorrem nos polos.

Essas formações foram observadas pela primeira vez em 2000, e desde então, os cientistas tem se perguntado o que estaria formando essas estruturas tão diferentes.


E foi utilizando a Câmara de Simulação Marciana da Universidade Open, na Inglaterra, que os cientistas descobriram o grande segredo. A atmosfera marciana é composta basicamente por dióxido de carbono (95%), e apenas 1% de oxigênio. O dióxido de carbono quando congelado se transforma em gelo seco.

camara de simulação marciana
À esquerda vemos as estranhas estruturas que se parecem com aranhas, em Marte.
À direita vemos a Câmara de Simulação Marciana da Universidade Open, na Inglaterra.
Créditos: NASA / Open University / divulgação

Ao submeter o CO2 às condições marcianas de temperatura, pressão, umidade, etc... o gelo de CO2 marciano começou a sublimar com as variações de temperatura e radiação, e uma pressão na base do gelo faz ele rachar. O gás escapa pelas rachaduras, criando então as estranhas "estruturas aracnídeas".


Um estudo de 2003 já havia sugerido essa possibilidade, de que durante a primavera, o gelo sublimasse por conta da maior incidência de raios solares, liberando os gases para a atmosfera e criando as estranhas aranhas marcianas. Agora, por conta da Câmara de Simulação Marciana, conseguimos provar isso pela primeira vez.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / Open University / divulgação
12/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário