China Está Tentando AGORA seu Primeiro Pouso em Marte

china pousando em marte zhurong

A China está agora tentando seu primeiro pouso no Planeta Vermelho



A primeira missão chinesa de pouso em Marte, chamada Tianwen-1, deve fazer sua tentativa de pouso em Marte a qualquer momento. Ye Peijian, conselheiro-chefe de Exploração Interplanetária da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) havia revelado em uma conferência na quinta-feira (13 de maio) que o pouso em Marte ocorreria no dia 14, porém, a Agência Espacial Chinesa divulgou em seu site oficial que a janela se estende até 19 de maio, próxima quarta-feira. Agora tivemos uma atualização EXTRA-OFICIAL de que o pouso já está acontecendo.


Tianwen-1 consiste em um orbitador, um módulo de pouso e um rover do tamanho de um carrinho de golfe chamado Zhurong, que recebeu o nome de um antigo deus do fogo da mitologia chinesa.

A missão foi lançada em julho de 2020 em um foguete Longa Marcha 5 e tem orbitado Marte desde o dia 10 de fevereiro de 2021 com Zhurong a bordo.

Durante a descida até a superfície de Marte, a sonda chinesa terá que enfrentar os 7 "minutos de terror" - o mergulho na atmosfera marciana, a abertura de pára-quedas e o pouso controlado. O objetivo é pousar na região chamada Utopia Planitia, de Marte - mesmo local de pouso da antiga missão Viking 2 da NASA em 1976.


A Agência Espacial Chinesa não anunciou algum tipo de transmissão ao vivo do pouso, e poucos detalhes foram divulgados. Levará cerca de 10 minutos para os controladores da missão aqui na Terra receberem a confirmação de aterrissagem, e só então a China deve divulgar as informações.

Embora Tianwen-1 seja a primeira missão da China que pousará em Marte, não é a primeira vez que os chineses enviam missões com destino ao Planeta Vermelho. Um orbitador chamado Yinghuo-1 foi lançado em 2011 com a missão russa de retorno de amostras, Phobos-Grunt. No entanto, Phobos-Grunt ficou preso na órbita da Terra a caminho de Marte, e a missão terminou caindo no Oceano Pacífico.

Rover Zhurong em Marte
Ilustração artística do rover Zhurong em Marte.
Créditos: CNSA / divulgação

Se tudo der certo, o pouso de Tianwen-1 tornará a China a segunda nação a colocar um rover em Marte, depois da NASA, e a terceira nação a realizar um pouso controlado na superfície de Marte depois dos EUA e da Rússia.

A chegada de Tianwen-1 à órbita de Marte também fez da China a sexta entidade a enviar com sucesso uma espaçonave à órbita de Marte, seguindo os EUA, a União Soviética, a Agência Espacial Européia (ESA), Índia e Emirados Árabes Unidos. Mas apenas a NASA e a União Soviética conseguiram pousar lá até agora; duas tentativas da ESA terminaram em pousos forçados, e a única espaçonave soviética a chegar com segurança falhou alguns minutos após o pouso.


Se Tianwen-1 sobreviver ao mergulho intacto, o rover Zhurong descerá uma rampa para sair da cápsula de pouso protetora, e deve permanecer na superfície marciana por cerca de 3 meses. O intuito de Zhurong é analisar a composição da água e do gelo do solo marciano.

pouso da China em Marte
Ilustração artística do pouso da China em Marte.
Créditos: CNSA / divulgação

Enquanto isso, o orbitador da missão servirá como uma estação retransmissora de comunicações entre o rover e a Terra, enquanto conduz suas próprias observações científicas de cima. O orbitador foi projetado para durar pelo menos um ano marciano, ou cerca de 687 dias terrestres.

A qualquer momento teremos novidades, que serão divulgadas em nosso canal no YouTube. Se inscreva no canal Galeria do Meteorito e ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo!

Dedos cruzados para termos mais um pouso bem sucedido em Marte!



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
14/05/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário