Foguete Chines vai cair na Terra em reentrada descontrolada

foguete chinês vai cair descontroladamente

Em 29 de abril de 2021 a China lançou o primeiro módulo de sua Estação Espacial em um extraordinário feito tecnológico, mas temos um porém...


O foguete 'Long March 5B' usado no lançamento não parece que terá o mesmo futuro glorioso que a Estação Espacial promete...


Segundo especialistas, uma grande parte desse foguete está caindo e deve fazer uma reentrada descontrolada na atmosfera da Terra. E pra complicar ainda mais as coisas, ninguém ainda conseguiu determinar onde exatamente os destroços podem cair...

Normalmente os estágios de foguetes são descartados em áreas pré-programadas, de forma que acabam caindo no oceano sem representar nenhum risco para áreas habitadas. Mas esse não parece ser o caso desse foguete chinês.

"Da última vez que eles lançaram um foguete Long March 5B eles acabaram tendo grandes quantidades de metal voando pelos céus e danificando muitos prédios na Costa do Marfim. Muito do material acabou queimando na atmosfera, mas houve alguns pedaços enormes de metal que caíram no chão. Nós tivemos sorte que ninguém se feriu", disse Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard. 

Lançamento Tianhe em 29 de abril de 2021
Lançamento do módulo Tianhe em 29 de abril de 2021.
Créditos: divulgação

Ainda assim, McDowell ressalta que, mesmo havendo perigo, não se trata de um problema cataclísmico: "Então nós não estamos falando de mortes em massa aqui, mas de alguma chance de danos a propriedades e menores possibilidades de que algumas pessoas fiquem feridas. Ou mais provavelmente, que os detritos caiam no oceano e aí não terá problema. Nós veremos, e eu estou acompanhando de perto".


De qualquer forma vale notar que ainda não houve nenhum pronunciamento oficial da China sobre essa possível queda do foguete. Alguns jornais locais noticiaram que as autoridades esperam que os destroços queimem na atmosfera, e que as partes que não queimarem deverão cair no oceano, em águas internacionais.

Dentre as grandes cidades em que o foguete chinês pode acabar fazendo sua reentrada estão Nova York, Pequim, São Paulo, dentre inúmeras outras... Clique aqui e veja a posição do foguete chinês em tempo real.

Passagem o foguete Long March 5 B pela cidade de São Paulo
Passagem do foguete Long March 5B pela cidade de São Paulo nos próximos dias.
Créditos: Heavens-Above

Para ver o momento de observação do estágio do foguete chinês em sua cidade, clique aqui para acessar o link direto pelo Heavens-Above.

Especialistas afirmam que, em linhas gerais, a chance de alguém ser atingido por um detrito espacial é de 1 em 1 trilhão. A reentrada do estágio principal do foguete, com 30 metros, é esperada para acontecer no dia 10 de maio, com uma janela de 2 dias para mais ou para menos.

O plano da China para sua Estação Espacial ainda prevê o lançamento de pelo menos 11 foguetes até o fim de 2022, que levarão os módulos para serem montados parte a parte.


E todos esses lançamentos deverão usar o mesmo tipo de foguete, que por 2 vezes já apresentou esse tipo de problema na reentrada. Cientistas acreditam que as autoridades chinesas deveriam rever seus planos e a segurança dos foguetes.



Imagens: (capa-divulgação) / Heavens-Above / divulgação
04/05/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Bom...eu queria mesmo era um meteoro, mas foguete desgovernado também tá valendo!
    Mas karay, os china não pensaram em programar esse trem pra cair no mar não? Assim fica difícil, sô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mar seria um grande desperdício, seria melhor cair num lugar perfeito que estou pensando justamente agora.

      Excluir
  2. Eles não batem em prego sem estopa.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de ver quando esses foguetes explodem carregados de combustível até a tampa, não tem espetáculo melhor.

    ResponderExcluir