Diferentona! Uma selfie inovadora foi feita em Marte pelo rover chinês Zhurong

selfie de rover chines em Marte

Até mesmo a fotografia em Marte feita pelos chineses teve sua audácia peculiar

Novas imagens divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) mostram algo incrível: o rover Zhurong ao lado de sua plataforma de pouso em Marte.


Além disso, nesse fim de semana, a equipe da missão divulgou uma foto panorâmica mostrando o local de pouso - a Utopia Planitia.

Não é a toa que os chineses escolheram Utopia Planitia como o local de pouso e exploração da missão Zhurong. A segurança do local que é quase livre de obstáculos é um dos principais motivos para a escolha do local.

Imagem panorâmica de Utopia Planitia feita pelo rover Zhurong da China - CNSA
Imagem panorâmica de Utopia Planitia feita pelo rover Zhurong da China.
Créditos: CNSA

Lançado no topo de um foguete Longa Marcha 5 em 23 de julho de 2020, a partir do Centro Espacial de Wenchang, a missão chinesa com destino a Marte chegou em sua órbita no dia 10 de fevereiro de 2021. O plano foi embicioso, já que contou com orbitador, pousador e rover explorador. Em seguida, no dia 14 de maio de 2021, o módulo de pouso pousou em Utopia Planitia, na mesma região geral onde a missão Viking 2 pousou em 1976.

O rover desceu a rampa da plataforma de pouso em 22 de maio. E no início da semana passada uma coisa bem diferente aconteceu lá em Marte: Zhurong colocou uma pequena câmera sem fio na superfície marciana a cerca de 10 metros da plataforma de pouso, recuou e fez história, tirando uma selfie do rover ao lado de sua plataforma de pouso.

Selfie inovadora mostra o rover chinês Zhurong ao lado de sua plataforma de pouso em Utopia Planitia em Marte - CNSA
Selfie inovadora mostra o rover chinês Zhurong ao lado de sua plataforma de pouso em Utopia Planitia em Marte.
Créditos: CNSA

Outras missões de exploração marciana também conseguiram a proeza de tirar selfies, porém, de uma forma totalmente diferente - o braço robótico é esticado e apontado para o rover, quando são feitas várias fotos e a equipe da missão monta um mosaico, ocultando o braço do robô. Isso se tornou muito comum na missão Curiosity.

O rover Perseverance também foi fotografado a distância pelo pequeno helicóptero Ingenuity. Mas o que a China fez foi completamente diferente: acomodar uma câmera a uma distância de 10 metros, retornar o rover e colocá-lo ao lado de sua plataforma e pouso e em seguida fazer a fotografia, mostrando que ambos estão em perfeito estado.

Como se não bastasse, lá do alto, os orbitadores Tianwen-1 da China e MRO da NASA também conseguiram registrar o rover chinês na superfície de Marte. O para-quedas e a proteção traseira do módulo de pouso, bem como seu escudo térmico também são visíveis.

Imagem feita pelo orbitador MRO mostra Zhurong na superfície de Marte
Imagem feita pelo orbitador MRO mostra Zhurong na superfície de Marte.
Créditos: NASA / MRO / Univ. Arizona / JPL

Zhurong carrega um conjunto de instrumentos científicos, incluindo uma estação climática e meteorológica e um radar de penetração no solo. Sua pesquisa do gelo abaixo do solo irá comprar os resultados coletados pelo orbitador Tianwen-1.

Zhurong foi projetado para operar por 90 sóis, embora possa muito bem seguir os passos do Spirit e Opportunity, que explorou Marte por vários anos após o prazo estipulado.

A China é agora a segunda nação a colocar um rover em Marte com sucesso. Zhurong junta-se aos rovers Perseverance e Curiosity com uma missão ativa na exploração do Planeta Vermelho.

Na próxima janela de lançamento de missões à Marte (entre 2022-2023), o rover Rosalind Franklin da Agência Espacial Europeia pretende ser a terceira agência a colocar um rover no solo de Marte.

Será interessante ver o que Zhurong descobrirá quando as coisas começarem a ser feitas.



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / NASA / MRO / Univ. Arizona / JPL
15/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário