O núcleo da Terra está invertendo?! Entenda as novas descobertas sobre o núcleo do nosso planeta

crescimento torto do nucleo da terra? o nucleo da terra está invertendo?

Crescimento torto do núcleo da Terra - o que realmente está acontecendo lá embaixo?

Bem abaixo de nossos pés, o núcleo da Terra é de ferro sólido, muito quente e muito denso. Esse núcleo central é envolto por ferro-níquel derretido (cujo fluxo gera o campo magnético da Terra) e um manto rochoso que é principalmente sólido, mas que, ao longo de eras de tempo, se move lentamente. As ilustrações mostram o núcleo interno da Terra redondo, como uma bola. Mas o núcleo da Terra não é exatamente redondo. Um novo estudo sugere que o núcleo interno da Terra cresce assimetricamente, ou seja, mais rápido de um lado do que do outro. Aparentemente, tem sido esse o caso desde que o núcleo do nosso planeta começou a solidificar a partir do ferro fundido, há mais de meio bilhão de anos. A região do núcleo interno com o crescimento mais rápido está localizada abaixo do Mar de Banda da Indonésia.


Se o núcleo interno está crescendo mais rápido de um lado, isso faria com que ele ficasse completamente torto, mas por outro lado, a gravidade da Terra pressiona o núcleo torto, como numa tentativa natural de mantê-lo em seu formato esférico.

Camadas da Terra - Núcleo da Terra
Camadas da Terra - Crosta, Manto e Núcleo (núcleo externo e núcleo interno).
Créditos: Toda Matéria / divulgação

Ainda assim, algo está fazendo com que um lado do núcleo interno da Terra cresça em um ritmo mais rápido. O que poderia ser? Seja o que for, ele está removendo calor daquele lado do núcleo - resfriando-o - mais rapidamente do que o lado oposto, o lado localizado sob o Brasil.


O que está acontecendo com o núcleo da Terra?

Para entender por que um lado do núcleo interno da Terra esfria ou solidifica - cresce - mais rápido do que o outro lado, os pesquisadores analisaram a história do núcleo da Terra e seu campo magnético.

O calor do núcleo interno da Terra vem da decadência radioativa, mais o calor que sobrou da formação da Terra 4,5 bilhões de anos atrás. Desde que a Terra se formou, o planeta em geral tem esfriado lentamente. Enquanto isso, o núcleo interno da Terra cresce lentamente. Ele cresce solidificando ou cristalizando pedaços do núcleo externo derretido, a uma taxa de cerca de 1 milímetro por ano.


A liberação de calor do núcleo interno ajuda a gerar o campo magnético do nosso planeta. Barbara Romanowicz da UC Berkeley, uma das autoras do novo artigo, comentou:

"Fornecemos limites bastante flexíveis para a idade do núcleo interno - entre meio bilhão e 1,5 bilhão de anos - que podem ajudar no debate sobre como o campo magnético foi gerado antes da existência do núcleo interno sólido. Sabemos que o campo magnético já existia 3 bilhões de anos atrás, então outros processos devem ter conduzido a convecção no núcleo externo naquela época."

Campo Magnético da Terra gerado pela convecção do ferro derretido no núcleo da Terra
Campo Magnético da Terra é gerado pela convecção do ferro derretido no núcleo da Terra.
Créditos: divulgação

De acordo com o autor principal Daniel Frost do Laboratório Sismológico de Berkeley (BSL):

"O debate sobre a idade do núcleo interno já se arrasta há muito tempo. A complicação é: se o núcleo interno foi capaz de existir por apenas 1,5 bilhão de anos, com base no que sabemos sobre como ele perde calor e quão quente está, então de onde veio o antigo campo magnético? É daí que veio essa ideia de elementos de luz dissolvidos que depois congelam."


Um mistério de três décadas

Os cientistas refletiram sobre a seguinte questão: Por que o ferro cristalizado no núcleo está alinhado ao longo do eixo de rotação da Terra? Os cristais de ferro devem ser alinhados aleatoriamente, mas em vez disso, eles seguem o eixo da Terra, mais no oeste do que no leste.


Os cientistas perceberam isso medindo quanto tempo leva para as ondas sísmicas de terremotos percorrerem o núcleo interno. Por causa da assimetria oeste-leste, as ondas viajam mais rápido na direção norte-sul e mais lentamente na direção leste-oeste, ao longo do equador.

O novo modelo dos pesquisadores concorda com as observações sobre os tempos de viagem das ondas sísmicas. A diferença nos tempos de viagem também aumenta com a profundidade e é deslocada do eixo de rotação da Terra em cerca de 400 km.


Um novo modelo de computador

Frost e Romanowicz, junto com Marine Lasbleis da Université de Nantes na França e Brian Chandler da UC Berkeley, criaram um novo modelo de computador. Este modelo combinou outros modelos de crescimento geodinâmico e a física mineral do ferro em alta pressão e alta temperatura. Frost disse:

Núcleo da Terra

O modelo mais simples parecia um pouco incomum, que o núcleo interno é assimétrico. O lado oeste parece diferente do lado leste até o centro, não apenas no topo do núcleo interno, como alguns sugeriram. A única maneira de explicar isso é por um lado crescendo mais rápido do que o outro.

Nesse modelo, o crescimento assimétrico é cerca de 60% maior no leste.


Os resultados também sugerem que o núcleo interno é composto por cerca de 4-8% de níquel e o restante por ferro. Curiosamente, isso é semelhante às proporções encontradas em meteoritos de ferro. Os cientistas acreditam agora que esses meteoritos já fizeram parte do núcleo de planetas anões.


Imagens: (capa-ilustração) / Toda Matéria / divulgação
16/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. O núcleo da Terra terá de ser representado como geoide também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Isto poderia explicar algumas anomalias no campo magnético (especulação).

      Excluir
  2. Mas voltando à uma outra pauta: será feita cobertura do lançamento do traque-de-véia da Blue Origin no dia 20/07, depois do rojão da Spacex?

    ResponderExcluir
  3. Saudações! O mecanismo de solidificação dos metais é curioso. Nenhum metal funde ou se solidifica de forma homogênea. São formadas estruturas, há separação de fases. Basta olhar o diagrama Fe-C do aço. Uma leitura interessante seria "Solidificação dos Metais" de Akiho Ohno.

    ResponderExcluir