Pela 1ª Vez Anel Orbital de Vênus é fotografado por completo

Anel de Poeira na Órbita de Vênus

Detritos na órbita do planeta Vênus formam um grande anel que nunca tinha sido clicado em sua totalidade

A Sonda Parker Solar Probe, da NASA, nos surpreendeu mais uma vez ao fornecer as primeiras imagens da totalidade do disco de poeira ao redor de Vênus.


A ciência já sabia da existência desse anel de poeira ao longo de toda a órbita de Vênus (e vale lembrar que Mercúrio e Terra também têm algo parecido), mas ele nunca tinha sido visto de forma tão nítida.

A imagem em forma de mosaico revela o disco de poeira (linha pontilhada em vermelho), ao redor do planeta Vênus, que é visto perfeitamente alinhado com essa faixa, enquanto a Terra e Mercúrio estão um pouco acima.

Anel Orbital de Poeira de Vênus
Os pontos vermelhos indicam o local por onde se estende o anel orbital de poeira de Vênus.
Créditos: NASA / Johns Hopkins APL / Naval Research Laboratory / G. Stenborg & B. Gallagher

A imagem foi feita de dentro da órbita de Vênus, revelando o anel praticamente em sua totalidade. 

Uma curiosidade é que, inicialmente, os cientistas não compreenderam exatamente o que estavam vendo nas imagens, e pensaram se tratar de feixes de luz emitidos pelo Sol ou mesmo de uma falha nas câmeras da Sonda Parker Solar Probe.


Só depois perceberem o alinhamento perfeito do anel com a órbita de Vênus, evidenciando se tratar de um anel de poeira. E para que não restasse nenhuma dúvida, os cientistas ainda verificaram que o brilho é consistente com a dispersão da luz na poeira.

anel orbital de poeira de Vênus
Mosaico de imagens da sonda Parker Solar Probe mostra a totalidade do anel orbital de poeira de Vênus.
Créditos: NASA / Johns Hopkins APL / Naval Research Laboratory / G. Stenborg & B. Gallagher

"Esta é a primeira vez que um anel de poeira circunsolar no Sistema Solar interno pôde ser revelado em toda sua glória em imagens de 'luz branca' ", disse o astrônomo Guillermo Stenborg, do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.


A descoberta foi publicada no periódico 'The Astrophysical Journal', e deve ajudar na compreensão da distribuição e das dinâmicas de trocas de partículas no Sistema Solar, podendo nos dar mais clareza sobre esses anéis de poeira que circundam vários planetas da nossa vizinhança.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / Johns Hopkins APL / Naval Research Laboratory / G. Stenborg & B. Gallagher / divulgação
10/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Interessante! Já se sabe por qual motivo esses detritos se acumularam ao longo da órbita de Vênus? Teria a ver com a gravidade do planeta mantendo-os na posição ou algo assim?

    ResponderExcluir