Meteoro Super Brilhante Explode nos Céus dos EUA em 04 de Julho de 2021

meteoro super brilhante em 04 de julho nos eua

A noite virou dia em grande parte do noroeste dos EUA

Era noite de sábado naquela parte dos EUA, mas pelo horário internacional, tudo aconteceu já no grande feriado dos EUA: 04:47 UTC do dia 04 de Julho (01h47 pelo horário de Brasília). O meteoro super brilhante pôde ser visto de vários estados norte-americanos, e por pouco não foi visto do Canadá.


De acordo com relatos de observadores, houve fragmentação e um estrondo alto também foi ouvido. Pelo brilho, podemos perceber que realmente se trata de um bólido - meteoro com brilho muito acima do normal.


Ainda de acordo com alguns relatos, o brilho do meteoro chegou a atingir a magnitude aparente de -22. Para se ter uma ideia, o brilho da Lua Cheia equivale a -12, e o do Sol a -26. Isso mostra que realmente a noite virou dia por alguns milésimos de segundo, já que o brilho do bólido foi quase tão intenso como o do Sol!

Outra coisa que chamou muito a atenção: a área de visibilidade do meteoro, que geralmente gira em torno dos 200 km, chegou a mais de 1.000 km. Como comparação, se esse mesmo meteoro tivesse acontecido no Brasil, em alguma região de Minas Gerais, ele poderia ser visto da capital de São Paulo e de Salvador, na Bahia. Isso é muito raro!


Provavelmente houve a queda de algum meteorito, já que possivelmente estamos falando da entrada de um pequeno asteroide e não de um meteoroide comum que produz a grande maioria dos meteoros. No entanto, até o momento, não há relatos de meteoritos encontrados na região.


E vale lembrar: se você avistar um meteoro nos céus, você pode deixar o seu relato em https://exoss.imo.net/ , assim, estará ajudando o estudo de meteoros no Brasil.

Bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / IMO / divulgação
05/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário