Sol produz a 1ª Explosão de Classe X - a mais intensa - em 4 anos!

1ª explosão solar de classe X do ciclo solar 25

Estamos vendo a primeira erupção solar de classe X do Ciclo Solar 25, e um blecaute de rádio de forte intensidade atingiu o Oceano Atlântico, incluindo o Brasil

No dia 3 de julho, o Observatório Solar Dynamics da NASA capturou a erupção solar mais uintensa dos últimos 4 anos, que foi produzida pela mancha solar AR 2838 que havia surgido no mesmo dia. A explosão solar ocorreu às 14:29 UTC.


Esta é a primeira explosão solar de classe X detectada no Ciclo Solar 25, o que mostra que o Sol está acordando de seu período de mínimo. Uma erupção solar de classe X é a mais forte da escala de explosões solares. Essa que ocorreu 03 de julho de 2021 causou ainda uma rápida tempestade geomagnética e um blecaute de rádio em ondas curtas que atingiu o Oceano Atlântico, parte das Américas, noroeste da África e parte da Europa.


Nosso Sol tem um ciclo natural de 11 anos de atividade, medido do mínimo (a menor atividade) ao máximo (o mais ativo, com manchas solares, erupções e tempestades) e de volta ao mínimo. O Ciclo Solar 25 - o 25º desde o início dos registros confiáveis ​​da atividade solar - começou em dezembro de 2019 - portanto, estamos caminhando para um máximo solar. O próximo pico de máximo solar está previsto para meados de 2025.

Um vídeo registrado pelo Observatório Solar Dynamics, da NASA, mostra o momento em que a erupção solar acontece, liberando uma grande quantidade de radiação para o espaço. Vejam:


As erupções solares acontecem quando as manchas solares (regiões mais frias e polarizadas do Sol) sofrem com realinhamento de suas linhas magnéticas. Muitas vezes, uma explosão solar de radiação é seguida por uma Ejeção de Massa Coronal, que é quando o Sol arremessa parte de seu material para o espaço.

A energia que uma explosão solar emite é equivalente a milhões de bombas nucleares detonando ao mesmo tempo. A classe X é a classe mais poderosa, e o número que segue nos dá informações sobre sua força. X2 é duas vezes mais forte que X1 e assim por diante. Este flare foi classificado como um flare classe X1.5. O último flare de classe X foi em setembro de 2017, classificado como X8.2.


Podemos morrer com uma explosão solar?

Felizmente não! Uma erupção solar de radiação não é capaz de passar pela atmosfera da Terra e ainda manter energia suficiente para afetar a vida na Terra. No entanto, uma explosão solar pode afetar a nossa tecnologia ao atingir satélites de GPS e comunicação, bem como astronautas na Estação Espacial e até mesmo transformadores de energia.


O SWPC (US Space Weather Prediction Center) monitora a atividade solar constantemente, e acompanha erupções solares, ejeções de massa coronal, e seus efeitos ao atingir o nosso planeta - as tempestade solares. Como exemplo, essa erupção solar de 03 de julho causou um blecaute de rádio em ondas curtas de classe R3 (forte) alguns minutos após a explosão solar, como mostra o mapa abaixo:

mapa blecaute brasil explosão solar julho 2021

A mancha solar AR 2838 (responsável pela primeira erupção solar de classe X do atual ciclo) é uma nova região ativa, e logo após produzir a grande erupção, se escondeu para o lado oculto do Sol, por onde atravessará até ressurgir na face solar voltada à Terra após duas semanas (fim de julho). Se ela resistir até lá, podemos ter mais erupções solares poderosas até o fim do mês.


O Ciclo Solar 24 foi responsável por 49 erupções de classe X, e os meteorologistas espaciais acreditam que o Ciclo Solar 25 deve ser, no mínimo, tão intenso quanto o anterior. O máximo está previsto para 2025, e até lá, muitas explosões de radiação estão a caminho...


Imagens: (capa-SDO) / SDO / NASA / SWPC / NOAA / divulgação
06/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário