Mudança na órbita da Lua vai causar desastres naturais a partir do ano de 2030

nasa alerta - mudanças na orbita da lua devem causar inundações e desastres naturais a partir de 2030

Grandes inundações vão se tornar cada vez mais frequentes por conta de uma oscilação prevista na órbita da Lua

A NASA anunciou recentemente que uma oscilação da órbita lunar poderá causar grandes desastres naturais na Terra a partir do ano de 2030.


Vale lembrar que a influência da Lua no nosso planeta é muito forte, sendo responsável pelas marés e pelos níveis dos oceanos, dentre diversas outras interações.

O estudo realizado pela Universidade do Havaí mostrou que a oscilação na órbita da Lua não é um fenômeno inesperado, tendo sido identificado pela primeira vez em 1728, e desde então vem sendo monitorado regularmente.

O problema é que essa oscilação natural aliada ao aquecimento global (que está derretendo geleiras cada vez mais rapidamente) pode ser a combinação perfeita para causar muitos estragos.

Lua e marés

Pelo menos é isso o que afirma o estudo liderado por Phil Thompson, professor da Universidade do Havaí, que foi publicado na revista científica Nature Climate Change e endossada pelo próprio Administrator da NASA, Bill Nelson, que comentou sobre o assunto.

"Áreas baixas próximas do nível do mar estão em risco crescente e sofrendo com grandes inundações, e isso irá piorar. A combinação do puxão gravitacional da Lua, nível dos mares subindo e mudanças climáticas continuarão a aumentar as inundações costeiras ao redor do mundo", disse Bill Nelson, administrador da NASA.


Segundo os cientistas responsáveis pelo novo estudo, essa oscilação ocorre regularmente a cada 18.6 anos. Na primeira metade desse tempo as marés altas e baixas acabam sendo menos intensas, mas na segunda metade desse período, as marés acabam sendo amplificadas, com marés altas radicalmente maiores e violentas, e marés baixas ainda mais baixas.  


O administrador da NASA também afirmou que os especialistas que acompanham os níveis do mares na Agencia espacial norte-americana já estão trabalhando com o governo dos EUA para minimizar ou prevenir grandes inundações nos próximos anos.


O estudo foi publicado na revista Nature Climate Change e indica que embora as marés sejam menos perigosas do que tornados e furacões, a maior frequência com que ocorrem e a maior abrangência territorial poderão torná-las uma ameaça mais grave do que são atualmente.


Imagens: (capa-ilustração) / The Old Farmers Almanac / divulgação
30/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Isso significa que eu vou ter que mudar de ideia e comprar uma casa à beira-mar no Morro da Igreja ao invés de Camboriú???

    ResponderExcluir