O que era a Estranha Espiral no Céu que foi vista no Pacífico?

estranha espiral no céu

Pessoas relataram e fotografaram uma estranha formação no céu. Existe uma explicação?

Recentes relatórios de oficiais dos EUA registram estranhas aparições de espirais misteriosas nos céu sobre o Oceano Pacífico. O fenômeno poderia até ser considerado um OVNI, mas o problema é que nenhum objeto foi visto, mas apenas uma estranha forma esfumaçada.


Os avistamentos aconteceram em 18 de junho, nas ilhas de Nova Caledônia e Vanuato, a leste da Austrália.


"Muitas testemunhas em Yaté, Thio, La Tontouta e em Vanuatu viram o estranho fenômeno. Nós não temos explicações, mas estamos longe de sermos especialistas nesse tipo de fenômeno", disse a Associação Caledoniana de Astronomia (ACA), que completou: "Baseados em nossa pesquisa inicial, o único fenômeno similar, mas ainda mais dramático, foi registrado na Noruega em 2009".

Estranha Espiral no céu - Association Calédonienne d'Astronomie
Créditos: Association Calédonienne d'Astronomie

A espiral da Noruega a que eles se referem foi bem maior, e durou cerca de 10 minutos e foi observada em toda a região norte do país. Mas no final acabou se descobrindo que o estranho fenômeno foi causado pelo lançamento falho de um míssil russo, o que foi confirmado por autoridades daquele país.

De acordo com especialistas, o movimento circular do foguete com defeito teria causado a estranha espiral.


Então o que podemos dizer dessa nova espiral avistada agora?

De acordo com Jonathan McDowell, astrônomo norte- americano, essa nova espiral misteriosa é na verdade resultado de um outro foguete, o Longa Marcha 2C, da China, que carregava 4 satélites e foi lançado em no dia 18 de Junho às 06:25 UTC da Base de Xichang.


Ainda segundo a Associação Caledoniana de Astronomia, depois de completar sua missão o estágio do foguete teria expelido seu combustível restante para evitar explosões devido a pressão em seus tanques.

Espiral no Céu
Créditos: Association Calédonienne d'Astronomie

Na verdade essa estranha espiral é a segunda registrada esse ano, e ambas foram vistas minutos depois de lançamentos de foguetes.


Vale lembrar que lançamentos desse tipo são cada vez mais comuns, e outros foguetes chineses estão programados para lançamentos ainda no mês de Julho, quando provavelmente já poderemos nos preparar para novos relatos de Estranhas Espirais no céu que, claro, dessa vez não serão mais tão misteriosas!



Imagens: (capa-Association Calédonienne d'Astronomie) / Association Calédonienne d'Astronomie / divulgação
01/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Será que ocorreu um fenômeno similar dia 23 de junho visível no sul do país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi notícias sobre algum fenômeno similar na região Sul. Teria sido algo na Lagoa da Fortaleza, em Cidreira-RS?

      Excluir
    2. Pé de Ganso, eu vi um ponto brilhante nesta direção dia 23 de junho às 18:22 e fotografei com meu Galaxy M51, como não é um equipamento para este fim as fotos não ficaram boas, fotografei também o planeta Vênus visível em outra direção e também a lua cheia em oposição a Vênus para comparação.

      Excluir
    3. Eu achei que vc havia visto alguma notícia a respeito, e não que tivesse testemunhado. Por isso eu perguntei sobre a Lagoa da Fortaleza, famosa na região pelos avistamentos de OVNIS, ou mesmo a Lagoa dos Barros não muito longe dali , na cidade de Osório, que mete medo em qualquer um que tentar se aventurar mais a fundo na mesma.

      Excluir
  2. Vi algo parecido (em 2009) enquanto brincava na laje de casa...

    ResponderExcluir
  3. Ah, não foi em época de festa junina nem final de ano, foi de noite, corri pra dentro de casa assustado. Não contei pra ninguém. Nunca me esqueci disso...

    ResponderExcluir