Vários recordes - Veja como foi o voo espacial do bilionário Jeff Bezos e tripulação a bordo da New Shepard

voo jeff bezos blue origin

Bezos fundou a Blue Origin no ano 2000, e seu objetivo é construir colônias espaciais

O bilionário norte-americano Jeff Bezos realizou nessa terça seu objetivo de conquistar o Espaço a bordo do primeiro voo tripulado de sua empresa Blue Origin, estabelecendo um novo degrau na escalada da indústria do turismo espacial.


O foguete New Shepard, que carregava uma cápsula com quatro tripulantes, decolou às 8h11 no horário local (10h11 no horário de Brasília), com apenas alguns minutos de atraso em relação ao horário programado.


Recordes

A decolagem aconteceu no oeste do estado americano do Texas, a cerca de 40 quilômetros da pequena cidade de Van Horn. Junto com Jeff estavam seu irmão Mark, a ex-aviadora pioneira Wally Funk, de 82 anos, e o primeiro cliente que pagou US$ 28 milhões de dólares pelo passeio espacial da Blue Origin, o holandês Oliver Daemen, de 18 anos.

Com isso, 2 recordes foram estabelecidos: Wally se tornou a pessoa mais velha a chegar ao espaço, e Daemen, a pessoa mais nova.


O foguete New Shepard acelerou para o espaço acima da velocidade supersônica, graças aos seus propulsores movidos a hidrogênio e a oxigênio líquidos, sem emissões de carbono.

Em seguida, a cápsula se separou do foguete e os astronautas passaram alguns minutos acima da chamada Linha de Karman, a cerca de 100 km de altitude, que é a linha internacionalmente reconhecida entre a atmosfera e o espaço.


Das grandes janelas da cápsula, que ocupam 1/3 de toda a superfície da cabine, os tripulantes puderam admirar a curvatura da Terra e a intensa escuridão do Universo.

Cápsula da New Shepard enquanto faz seu voo suborbital - Blue Origin
Ilustração artística da cápsula da New Shepard enquanto faz seu voo suborbital.
Créditos: Blue Origin

Após alguns minutos sem gravidade, a cápsula desceu em queda livre e depois lançou 3 paraquedas gigantes e um retropropulsor para pousar suavemente no deserto.

Bezos fundou a Blue Origin no ano 2000, e seu objetivo é construir colônias espaciais que possam abrigar milhões de pessoas em um futuro não tão distante.


E agora, com a corrida espacial de empresas privadas em plena ascensão, com a Space X de Elon Musk, a Virgin Galactic de Richard Branson e a Blue Origin de Jeff Bezos, esse futuro parece ainda mais próximo!


Imagens: (capa-divulgação) / Blue Origin / divulgação
20/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Corre na web que o Elon Musk comprou uma passagem para o próximo voo da VSS Unity. Não me surpreenderia se ele também fizer o mesmo pra o próximo voo da New Shepar. O velho Musk não bate prego sem estopa e é mais bem informado que gerente de funerária. E se o Bezos e o Branson derem bobeira, o Musk vai deixar eles (e muita gente) de boca aberta feito burro que comeu urtiga.

    ResponderExcluir