Asteroide 2021 PA17 faz Máxima Aproximação Rasante com a Terra e nós só descobrimos agora

asteroide 2021 PA17

Um pequeno asteroide fez um grande rasante com a Terra, mas nós nem percebemos...

No dia 14 de Agosto de 2021, pós volta das 13:30 UTC (10H30 pelo horário de Brasília), um asteroide de 9 metros de diâmetro, intitulado 2021 PA17, estava passando a menos de 70.000 km da Terra. Porém, neste momento, nós não sabíamos de sua existência.


Foi na última terça-feira, 17 de Agosto, que a comunidade científica tomou conhecimento de sua existência. A rocha espacial com cerca de 9 metros de diâmetro, passou a uma distância de cerca de 0,2 vezes a distância da Lua, a uma velocidade de 17,4 km/s (quilômetros por segundo).

Por sorte, o asteroide não colidiu com o nosso planeta, Caso tivesse colidido, não teria causado nenhum dano a nível global ou continental, nem mesmo a nível local. Provavelmente um meteorito teria resistido e caído em algum lugar da Terra.



Mas por que não percebemos antes?

Provavelmente pelo fato da rocha espacial ter se aproximado do nosso planeta pelo lado diurno, o que dificulta sua detecção.

Isso acontece sempre, e assim como ocorreu com Chelyabinsk em fevereiro de 2013, estamos sempre suscetíveis a rochas espaciais que se aproximam do nosso planeta pelo lado diurno.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / SBDB / divulgação
18/08/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário