Descobrimos um Asteroide de 1 km escondido atrás do Sol - Conheça o asteroide 2021 PH27

Descobrimos um Asteroide de 1 km escondido atrás do Sol - Conheça o asteroide 2021 PH27

Asteroide Super-Rápido de 1km se esconde atrás do Sol e só deve reaparecer em 2022

Um asteroide incomum foi descoberto em 13 de Agosto, e já chamou a atenção dos cientistas por ser um excêntrico recordista.


A rocha espacial foi nomeada 2021 PH27, e mesmo sabendo pouco sobre esse asteroide, uma coisa ficou bem clara: ele bateu alguns recordes do Sistema Solar, sendo o asteroide mais rápido ao redor do Sol, e que faz a maior aproximação com nossa estrela, deixando até o planeta Mercúrio para trás.

Esse gigante super-rápido foi descoberto pela câmera Dark Energy (DECam), do Observatório Interamericano de Cerro Tololo (CTIO), no Chile, em 13 de agosto de 2021, e já no dia seguinte vários outros observatórios entraram na corrida para tentar conseguir mais informações.

E logo de cara os cientistas perceberam que ele é bem grande, com cerca de 1km de diâmetro. Mas seu tamanho nem foi o mais impressionante, e sim sua velocidade. Mais exatamente sua super-velocidade, que o faz dar uma volta em torno do Sol em apenas 113 dias - superando em mais de 3 vezes o período orbital da Terra!

Ilustração artística do recém descoberto asteroide 2021 PH27 - Carnegie
Ilustração artística do recém descoberto asteroide 2021 PH27.
Créditos: Katherine Cain / Carnegie

Nesse quesito orbital, o asteroide 2021 PH27 só perde para o planeta Mercúrio, que completa uma volta em torno do Sol em 88 dias terrestres.

Mas se ele perde para Mercúrio no período orbital, por ter uma órbita muito elíptica, acabou ganhando na aproximação: em seu periélio, (momento em que mais se aproxima da nossa estrela) ele chega a cerca de 20 milhões de km dos Sol, enquanto Mercúrio chega a no máximo 47 milhões de km. Isso é tão próximo que sua superfície chega a cerca de 500 graus celsius!

Aliás, sua órbita é tão instável que os especialistas calculam que o asteroide 2021 PH27 deve colidir com o Sol, Mercúrio ou Vênus em algum momento no próximo milhão de anos.


O asteroide 2021 PH27 pode colidir com a Terra?

Quanto a possibilidade de colisão com a Terra, por enquanto não parece haver nenhuma chance. Isso é uma ótima notícia, afinal de contas, um asteroide de 1 km de diâmetro seria suficiente para causar um evento de extinção e danos a nível global.

De qualquer forma sabemos pouco sobre sua órbita e os cientistas esperam descobrir mais em breve.

O problema é que esse asteroide além de super-rápido, também parece gostar de se esconder, e já se encontra atrás do Sol, o que impede sua visualização.

Órbita do asteroide 2021 PH27 em comparação as órbitas dos planetas interiores
Órbita do asteroide 2021 PH27 em comparação as órbitas dos planetas interiores.
Créditos: NASA / SBDB

Por enquanto os cientistas acreditam que, devido a sua inclinação e trajetória, o asteroide 2021 PH27 foi na verdade um cometa que perdeu todo seu material volátil ao longo de tantas aproximações com o Sol.

De qualquer forma só poderemos ter novas informações sobre esse estranho objeto a partir de 2022, quando ele sairá de trás do Sol ... até lá só nos resta aguardar por sua reaparição, quando pesquisadores de todo o mundo estarão esperando por ele, com telescópios no mundo todo voltados para o gigantesco asteroide 2021 PH27 - um verdadeiro recordista!



Imagens: (capa-ilustração) / Katherine Cain / Carnegie / NASA / SBDB / divulgação
25/08/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário