Mapearam o Local onde o Planeta 9 Deve Estar!

mapa do local onde deve estar o planeta 9

Cientistas da Caltech liberam o mapa do tesouro: agora ficou mais fácil encontrar o Planeta 9!

Quem será o grande descobridor do Planeta 9? Agora ficou mais fácil, pois dois cientistas divulgaram um mapa com sua possível localização, incluindo sua órbita!


Mike Brown e Konstantin Batygin, ambos da Caltech, anunciaram em 2016 evidências de um "Nono Planeta" no Sistema Solar, e agora, eles criaram um mapa baseado em cálculos físicos e perturbações gravitacionais que mostra onde possivelmente está o planeta oculto no Sistema Solar.

O estudo foi aceito liberado em 22 de agosto, e pode ser acessado clicando aqui.

O mapa abaixo mostra a linha orbital, ou seja, o caminho em torno do Sol que o Planeta 9 faz ao longo de uma órbita. Infelizmente não é possível saber a localização exata, ou onde estaria o Planeta 9, porém, a região vermelha mostra por onde ele passaria durante seu afélio (ponto de maior distanciamento com o Sol), que inclusive, é o local mais provável dele estar.

Mapa Planeta 9 - Mike Brown
Créditos: Mike Brown / Caltech


Como foi feito o mapa do Planeta 9?

Os cientistas observaram anomalias gravitacionais de objetos do Cinturão de Kuiper, e como suas órbitas são afetadas.

O Cinturão de Kuiper fica além da órbita de Netuno. Plutão, Eris, Makemake e Haumea são objetos do Cinturão de Kuiper, assim como tantos outros... E objetos do Cinturão de Kuiper costumam ter órbitas excêntricas, ou seja, bastante alongadas, o que sugere a existência de um objeto bem grande ainda desconhecido. Sim, estamos falando do Planeta 9.


Em primeiro lugar, eles calcularam a interferência gravitacional que Netuno (o último planeta do Sistema Solar) desempenha nos objetos do Cinturão de Kuiper).

Em seguida, eles usaram uma combinação de simulações numéricas e observações de cada um dos objetos conhecidos do Cinturão de Kuiper, e isso possibilitou uma simulação de computador confiável que mostra a possível localização do Planeta 9. É como um mapa do tesouro!


Como parece ser o Planeta 9

De acordo com as estatísticas, o Planeta 9 tem 6.2 massas terrestres, e uma órbita que que vai de 300 UA do Sol à 380 UA do Sol. [1 UA é quivalente a distância média entre a Terra e o Sol]

A inclinação do Planeta 9 é de 16 graus, de acordo com as novas simulações. Como comparação, a Terra tem uma inclinação de 0 graus, e Plutão de 17 graus.

Ainda de acordo com o novo estudo, o brilho do Planeta 9 depende de onde ele estaria em sua trajetória. Quanto mais próximo, mais brilhante, e vice versa. Porém, a magnitude aparente do Nono Planeta fica em torno de 22. Plutão, por exemplo, tem uma magnitude aparente média de 15. Isso nos mostra que o Planeta 9 realmente deve ser muito difícil de ser encontrado, pois quanto maior o valor, mais escuro é o objeto.


Como exemplo quando questionado sobre a visibilidade do Planeta 9, Brown disse: "É fácil de ser visto, mas difícil de ser encontrado. É como um grão de areia. É fácil de ver um. Agora jogue-o de volta na praia e tente encontrar o mesmo grão novamente."


O Planeta 9 está mexendo com tudo!

Indícios Mapa Planeta 9 - Mike Brown
Créditos: Mike Brown / Caltech

O gráfico acima mostra onde os objetos do Cinturão de Kuiper estão (pontos verdes), e as partes mais claras das linhas verticais mostram onde eles deveriam estar se não houvesse interação gravitacional de um objeto oculto no Sistema Solar.

Já se considerarmos a presença do Planeta 9 na órbita indicada pelo novo "mapa do tesouro", é na região vermelha-clara que esses mesmos objetos deveriam estar. Ou seja: exatamente onde estão!

Inclinação Planeta 9 - Mike Brown
Créditos: Mike Brown / Caltech

O gráfico acima mostra a inclinação da órbita dos objetos do Cinturão de Kuiper. O centro do alvo é o local onde os objetos (pontos verdes) deveriam estar para ter uma inclinação como a dos planetas, próximo do 0.

No gráfico vermelho, vemos em branco o local onde os objetos deveriam estar considerando a presença do Planeta 9 na órbita indicada pelo novo mapa. Já no círculo azul, a área branca mostra onde os objetos deveriam estar caso não houvesse um Planeta Oculto na órbita indicada pelo novo mapa.


O Planeta 9, de acordo com o novo mapa, tem uma inclinação de 16 graus. A maioria dos objetos do Cinturão de Kuiper tem uma inclinação de 15 graus.

Mike Brown destaca que se não houvesse um Planeta Oculto no Sistema Solar, os objetos do Cinturão de Kuiper deveriam estar bem distribuídos em torno do Sol. Mas o que vemos na realidade é que eles estão aglomerados.

"Ponha os dois gráficos juntos e você tem 99,6% de chance de que os objetos estão aglomerados, ao invés de órbitas uniformes. Isso parece muito bom pra mim", concluiu Brown.



Imagens: (capa-Mike Brown) / Mike Brown / Caltech / divulgação
27/08/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Sou mais de dizer que ele sobreviveu a explosão da estrela que o abrigava, que os restos da mesma originaram o Sol e demais planetas, que "NINE" veio por último, atraído pelas FGs de Urano e Netuno e que...

    ResponderExcluir
  2. assim adentrou o nosso Sistema Solar já consolidado. As interações de NINE explicam a perfeição de uma ''criação'' que além de nada ter de divino, cosmicamente reporta eventos locais que dizem respeito aos filhos de Apsu e sua ''esposa'' Tiamat...

    ResponderExcluir