3 asteroides estão passando raspando na Terra entre hoje e amanhã (08 e 09 de setembro)

3 asteroides recém descobertos

Apesar de pequenos, esses asteroides acabam de ser descobertos

Entre hoje (08) e amanhã (09), três asteroides estão fazendo máxima aproximação com a Terra. Apesar de pequenos, esses asteroides foram descobertos recentemente, e todos eles se aproximam da Terra numa distância menor que a distância da Lua.


O primeiro asteroide, intitulado 2021 RS2 foi descoberto algumas horas antes. Sua máxima aproximação com a Terra aconteceu hoje por volta das 07:08 UTC, chegando a cerca de apenas 30.000 km da Terra. Seu tamanho estimado de 3,5 metros faria com que, numa eventual colisão, uma bola de fogo surgisse no céu.


O segundo asteroide, intitulado 2021 RP2 também fez sua máxima aproximação com a Terra na data de hoje, 08 de setembro de 2021, chegando a apenas 140.000 km do nosso planeta. Seu tamanho médio é igual ao anterior (3,5 metros), e a grande aproximação ocorreu por volta das 18:30 UTC.

Órbita dos asteroides recém descobertos
Órbita dos asteroides recém descobertos que fazem máxima aproximação com a Terra entre 08 e 09 de setembro de 2021.
Créditos: NASA / SBDB

O terceiro asteroide ainda está por vir! Intitulado 2021 RQ2, ele foi descoberto em 04 de setembro, e no dia 09 de setembro por volta das 10:30 UTC passará a uma distância média de 220.000 km do nosso planeta. Seu tamanho estimado é de 5 metros.

Nenhum dos asteroides citados tem risco real de colisão, e não poderão ser observados com telescópios caseiros. Apenas grandes observatórios conseguem visualizá-lo.


Asteroides são descobertos constantemente. Porém, se levarmos em conta apenas os asteroides já conhecidos até o momento, o maior asteroide a fazer máxima aproximação com a Terra em setembro será o 2021 NY1. Com cerca de 200 metros de diâmetro, esse grande asteroide fará sua máxima aproximação com a Terra no dia 22 de setembro, mas podemos ficar tranquilos, pois ele não chegará a menos de 3,9x a distância da Lua.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / SBDB / divulgação
08/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Só um asteroide pra dar um fim nessa vida sofrível dos brasileiros e nesse governo podre. E que de preferência caia bem em cima do Congresso.

    ResponderExcluir
  2. Temos um excelente alvo para pouso com a melhor vista e conforto cinco estrelas durante a entrada atmosférica, esperamos logo.

    ResponderExcluir