Maior e Mais Raro Meteorito Marciano - Conheça Taoudenni 002

maior e mais raro meteorito marciano

Ele é simplesmente o maior pedaço de Marte que já caiu aqui na Terra

Rochas espaciais são objetos muito valiosos e desejados, ainda mais quando ele vem de um planeta como Marte. Para além de seu valor como objeto de coleção, os meteoritos também podem revelar muitos segredos sobre seu local de origem.


E já que ir até Marte, por exemplo, para buscar um desses é uma muito complicado e caríssimo, nada como contar com uma ajudinha do Universo e ter uma dessas amostras por "Delivery Espacial"!

Foi justamente isso o que aconteceu com o meteorito Taoudenni 002, que foi encontrado no Mali, ainda em 2021, e agora está em exposição.


Com 14,51 kg, ele é o maior meteorito marciano que já encontramos aqui na Terra, e segundo especialistas, ele é relativamente novo em nosso planeta. Segundo as melhores análises de seu estado de conservação, 'Taoudenni 002' deve ter vindo parar na Terra a cerca de apenas 100 anos.

Meteorito marciano Taoudenni 002
Meteorito marciano Taoudenni 002.
Créditos: divulgação

Mas não se engane com essa idade relativamente baixa... a história desse meteorito pode remontar muitos milhões de anos!
 
Os cientistas acreditam que ele se formou durante uma erupção vulcânica em Marte, cerca de 100 milhões de anos atrás, e deve ter sido lançado no Espaço após algum impacto gigantesco no Planeta Vermelho. Após isso ele ainda deve ter ficado muito tempo vagando pelo Espaço antes de finalmente cair aqui na Terra há cerca de um século.


Análises do meteorito confirmaram sua procedência de Marte: ele é uma rocha do tipo shergotito, o principal tipo de meteorito marciano.

Essa raríssima peça está agora em exposição no Museu de Minerais e Pedras Preciosas do Maine, nos EUA, junto com outros 6 mil exemplares de diversas rochas espaciais..

Foto das pesquisadores Aileen Yingst e Florence Tan ao lado de Taoudenni 002
Foto das pesquisadoras Aileen Yingst e Florence Tan ao lado do meteorito marciano Taoudenni 002.
Créditos: Museu de Minerais e Pedras Preciosas do Maine

Oficialmente temos cerca de 300 meteoritos marcianos na Terra, mas claro que esse número deve ser muito maior, já que muitas rochas espaciais ainda estão perdidas por aí e nunca foram encontradas.

Pesquisadores afirmam que o fundo dos oceanos e a Antártica devem esconder muitos meteoritos, porém a exploração nesses locais é sempre muito complicada, e por isso essas peças provavelmente ainda ficarão escondidas por muito tempo.


Enquanto isso as amostras que conhecemos provém na maioria das vezes de grandes desertos, onde essas rochas se destacam e são mais facilmente avistadas.



Imagens: (capa-divulgação) / Museu de Minerais e Pedras Preciosas do Maine
08/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário