Alarme de Emergência Dispara na Estação Espacial Internacional e Cheiro de Fumaça se Espalha!

alarme de emergência dispara na iss

O momento foi de tensão, mas atividade já foi normalizada

Na manhã dessa quinta-feira, 09 de setembro, cosmonautas russos foram acordados de uma forma não muito agradável quando um alarme de emergência disparou, e um cheiro de fumaça e plástico queimado tomou conta da Estação Espacial Internacional.


O incidente ocorreu durante um carregamento automático de baterias às 04:55 pelo horário de Moscow no módulo Zvezda - segmento russo na ISS - e foi relatado no site oficial da Roscosmos (Agência Espacial Russa).

Em seguida, os cosmonautas ligaram o filtro de limpeza de atmosfera, que funciona para purificar o ar interno da Estação. 


Não é o primeiro susto na ISS

Há 20 anos ocupada com tripulação, a Estação Espacial Internacional vem mostrando seu desgaste normal de tempo.


Em agosto de 2021, um engenheiro russo relatou rachaduras no módulo Zarya, e já há algum tempo, furos misteriosos têm surgido em locais aleatórios da Estação Espacial, o que inclusive gerou uma breve crise entre os EUA e a Rússia quando os norte-americanos chegaram a acusar os russos de sabotagem.

Estação Espacial Internacional fotografada em 2021 - NASA - Boeing
Estação Espacial Internacional fotografada em 2021.
Créditos: NASA / Boeing

Em junho de 2021, o diretor da Roscosmos, Dmitry Rogozin, ameaçou sair da ISS se os EUA não tirassem sanções que prejudica os país na exploração espacial. A compra de um microship necessário para lançamento de foguetes estaria sendo dificultada por conta dessas sanções aplicadas pelos EUA e União Europeia, após acusações de cyber-ataques, envenenamento do crítico do Kremlin, Alexei Navalny, entre outros escândalos.


Deu tudo certo!

"Todos os sistemas estão operando normalmente, a composição do ar a bordo da estação corresponde aos indicadores padrão. A tripulação continua o treinamento regular para a caminhada espacial de hoje", afirmou a Roscosmos em seu site oficial.


Após o incidente, a 50ª EVA (atividade extra-veicular) foi realizada pelos russos. Os cosmonautas Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov fizerama segunda de uma série de caminhadas espaciais para configuração do módulo Nauka, que chegou na Estação Espacial recentemente.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / Boeing / divulgação
10/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. E caso para afirmar que começou o boicote russo.

    ResponderExcluir
  2. Tanto tempo e dinheiro gasto, o que de fato e útil a iss fez pela humanidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ISS é um consórcio liderado pelos EUA com a participação de vários países com a finalidade de realizar experiências científicas em microgravidade para fins científicos e comerciais, além de servir de plataforma para observações astronômicas, sensoriamento, estudos de geologia, atmosfera e recursos naturais.

      Excluir