Sabotagem? Buraco na ISS foi feito de propósito afirma cosmonauta russo

sabotagem? - Buraco na Estação Espacial Internacional foi feito de propósito segundo cosmonauta russo
O buraco que surgiu misteriosamente na cápsula Soyuz acoplada à Estação Espacial Internacional foi feito propositalmente, segundo Prokopyev


Pois é... ninguém poderia imaginar que aquele pequeno buraco que surgiu na Estação Espacial Internacional (ISS) causaria tantos rumores e tensão entre as agências espaciais.



Agora o cosmonauta russo Sergey Prokopyev, que participou da caminhada espacial para coleta de amostras da região onde o furo foi encontrado, afirmou que o buraco na ISS foi feito por dentro, de forma proposital. Parece até cena de suspense de ficção científica, mas é exatamente o que está acontecendo na vida real.

Amostras coletadas pelo cosmonauta Oleg Kononenko durante a caminha espacial de 12 de dezembro estão sendo analisadas pelas agências, que buscam respostas para esse estranho ocorrido.

Prokopyev e outros dois astronautas retornaram à Terra agora, no final de setembro, após permanecerem quase 200 dias na ISS.

russian cosmonaut Sergey Prokopyev
Cosmonauta Sergey Prokopyev.
Créditos: Roscosmos / NASA

O pequeno buraco na cápsula Soyuz, acoplada a ISS, surgiu em agosto de 2018. A tripulação logo percebeu problemas de pressurização, e o astronauta Alexander Gerst afirma ter tapado o buraco de cerca de 2 milímetros com o próprio dedo, até que ele fosse consertado com uma liga de epóxi.




Até então, o buraco na ISS teria sido causado por um micrometeoroide. E fim de papo. Só que não foi bem assim...

Depois a história ganhou uma reviravolta, já que o buraco parecia muito com um furo feito por uma ferramenta.

buraco na cápsula Soyuz na Estação Espacial Internacional
Buraco encontrado na cápsula Soyuz, na Estação Espacial Internacional.
Créditos: NASA

Pra tudo ficar ainda mais intrigante, a Roscosmos (agência espacial russa) afirmou que investigações seriam feitas para analisar se o buraco na cápsula Soyuz teria sido uma sabotagem.

Americanos e russos concordam que fazer uma perfuração no espaço seria muito difícil por conta da micro-gravidade, mas ninguém sabe até agora como isso teria sido feito.




Agora, Prokopyev revelou em uma conferência que o buraco realmente parece ter sido feito de dentro pra fora, e que agora cabe às investigações darem o veredito.

Quando questionado por um jornalista sobre a possibilidade de um dos tripulantes terem feito o buraco de forma proposital, lá no espaço, Prokopyev respondeu: "Você não deveria pensar tão mal da nossa tripulação."


Tensão e muitos rumores

Em setembro, Dmitry Rogozin, chefe da Roscosmos, afirmou que o buraco poderia ser um defeito de fabricação ou então uma sabotagem. Apesar de não ter acusado os EUA de sabotagem, o clima ficou tenso entre as duas nações, que sempre tiveram uma parceria admirável no campo da exploração espacial.

Portanto, as três teorias para o surgimento do buraco na cápsula espacial são:

  1. Colisão de micrometeorito - essa já esta praticamente sendo descartada;
  2. Sabotagem em órbita - apesar das investigações não terem afirmado nada, essa teoria ainda é considerada;
  3. Erro em terra - Rumores divulgados na imprensa (porém não confirmados) sugerem que a empresa Energia, líder em construção de foguetes na Rússia, teria identificado o responsável pelo furo. Ainda segundo os relatos de uma fonte anônima, o funcionário que fez o buraco não teria feito de forma deliberada, e ele mesmo fez o conserto com uma vedação para esconder seu erro e não ter de reportá-lo.

estação espacial internacional
Estação Espacial Internacional.
Créditos: NASA

Ainda em setembro, uma fonte anônima teria relatado ao jornal russo Kommersant que a Roscosmos considerava a hipótese de sabotagem feita pelos americanos, a fim de enviar um dos cosmonautas russos de volta pra casa mais cedo, por conta de uma doença. Rumores dizem ainda que a Roscosmos teria pedido as imagens de segurança para a NASA.




O astronauta da NASA Andrew Feustel negou qualquer envolvimento norte-americano com o buraco da ISS: "Eu posso inequivocadamente afirmar que a tripulação não teve nenhum envolvimento com o buraco."

meteoritos a venda no Brasil

O vice-primeiro ministro de Defesa e Indústria Espacial da Rússia, Yury Borisov, afirmou em uma rede de TV estatal que os astronautas norte-americanos não estão entre os suspeitos do buraco, dizendo que ainda é cedo para acusações, e que devemos aguardar as investigações.



Imagens: (capa-NASA/divulgação) / Roscosmos / NASA
27/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Só um retardado mesmo, para fazer um furo numa capsula pressurizada, em que você está dentro, no espaço. Seria como fazer um furo num submarino, estando dentro dele. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, voce tem razão, isso parece mais uma pichotada de algum funcionário, e que não quis assumir a mancada com medo de perder o emprego, e não pensou que seus compatriotas poderiam morrer em órbita, não sei por que lembrei de alguns sul americanos que fazem a mesma coisa....

    ResponderExcluir
  3. Os astronautas passam por um processo de treinamento físico e psicológico muito intenso, para cometer uma barbaridade dessa. Portanto a opção 3 me parece a mais plausível.

    ResponderExcluir
  4. Sabotagem impossível
    Acidente talvel

    ResponderExcluir