Lava Incandescente do vulcão Cumbre Vieja é vista em novas imagens de satélite Landsat

lava do vulcão cumbre vieja do espaço - novas imagens

A erupção do vulcão Cumbre Vieja continua forte na ilha de La Palma

Novas imagens de satélite do vulcão ativo na ilha espanhola de La Palma capturaram fluxos intensos de lava escorrendo pela cordilheira costeira e chegando no Oceano Atlântico.


A erupção começou em 19 de setembro a partir de fissuras nos flancos ocidentais da cratera Cumbre Vieja em La Palma, que faz parte das Ilhas Canárias da Espanha, localizada na costa noroeste da África. O Operational Land Imager (OLI) do satélite Landsat 8 da NASA capturou fluxos de lava brilhantes serpenteando pela ilha em imagens tiradas no domingo (26 de setembro), uma semana após a erupção.

"Depois que Cumbre Vieja se abriu e entrou em erupção em 19 de setembro de 2021, uma parede lenta de lava basáltica começou a abrir caminho através de áreas povoadas de uma das Ilhas Canárias", de acordo com um comunicado do Observatório da Terra da NASA. "Os fluxos de lava destruíram quase 400 casas, cobriram dezenas de quilômetros de estradas e consumiram terras agrícolas na ilha de La Palma enquanto se arrastam pelo flanco oeste da ilha vulcânica em direção ao oceano."

Fluxo de lava incandescente visto pelo satélite Landsat 8 da NASA
Fluxo de lava incandescente visto pelo satélite Landsat 8 da NASA.
Créditos: NASA / Landsat

As imagens do satélite Landsat 8 oferecem uma visão em cores naturais da lava fluindo pelas comunidades de El Paraiso e Todoque, junto com nuvens de fumaça branca subindo da área. A lava quente e derretida que jorra da erupção brilha em vermelho nas imagens de satélite, enquanto uma crosta escura e preta aparece em áreas onde a lava esfriou na superfície.

As observações de satélite de 26 de setembro também capturaram imagens infravermelhas das erupções vulcânicas, revelando as partes mais quentes da lava incandescente fluindo pelas encostas da cratera.

"Muitas das características retangulares brancas perto da costa são estufas. As áreas verdes escuras ao longo da costa são plantações, provavelmente campos de bananas", segundo o comunicado. "A pluma vulcânica que flui em direção ao nordeste contém uma mistura de cinzas, dióxido de enxofre e outros gases vulcânicos."

Lava do vulcão Cumbre Vieja em contato com o oceano
Lava do vulcão Cumbre Vieja em contato com o oceano.
Créditos: divulgação

A atividade vulcânica diminuiu brevemente nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (27 de setembro). No entanto, o vulcão Cumbre Vieja começou a expelir lava e fumaça novamente no final do dia, e especialistas do Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias (INVOLCAN) sugerem que a erupção pode persistir por semanas ou meses.

Os fluxos de lava chegaram no Oceano Atlântico. A lava quente que encontra o mar desencadeia explosões que emitem nuvens de gás cloro, representando ainda mais riscos para os residentes da área. Aqueles ao longo da costa leste da ilha foram condenados ao confinamento na segunda-feira, depois que milhares já haviam evacuado a área dias antes.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção pela última vez em 1971, embora esse evento tenha sido menos significativo do que as erupções atuais, dizem os especialistas.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / Landsat / divulgação
29/09/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. O magma incandescente quando desce para a água ele lava.

    ResponderExcluir
  2. É impressão minha ou esse vulcãozinho é só uma lembrança de uma coisa muito maior? A foto do satélite dá a entender que ao norte existe uma caldeira que desabou, e com a aparência de ser muito grande.

    ResponderExcluir