Caçadora de Asteroides Missão Lucy deve começar sua jornada pioneira em 16 de outubro de 2021

missão lucy asteroides

A missão Lucy vai visitar pelo menos 8 asteroides - algo nunca antes fito em uma única missão!

Lucy é a primeira espaçonave projetada para visitar e observar tantos asteroides ao mesmo tempo, que são remanescentes dos primeiros dias de nosso Sistema Solar. Tom Statler, cientista do projeto Lucy na sede da NASA, disse que "esta é uma oportunidade fantástica de descoberta, à medida que investigamos o passado distante de nosso Sistema Solar."


A missão Lucy pode chegar a visitar mais de uma dezena de Asteroides Troianos que orbitam as imediações de Júpiter e será a pioneira em circundar a Terra na Orbita do Sistema Solar Exterior nos dando informações inéditas e indispensáveis para a compreensão de rochas espaciais.


Mas o que são asteroides troianos?

Basicamente são objetos que acompanham Júpiter em sua órbita ao redor do Sol, como se fosse um pequeno campo de asteroides que cerca o gigante gasoso.


"Nenhuma outra missão espacial na história foi lançada com tantos destinos diferentes em órbitas independentes ao redor do Sol. Lucy irá nos mostrar pela primeira vez a diversidade dos corpos primordiais que construíram os planetas", declarou a NASA em um comunicado. 

O nome da espaçonave faz referência ao mais antigo fóssil humanoide já encontrado, chamado de Lucy, com mais de 3 milhões de anos e que é considerado uma chave para entendermos a evolução humana. A música "Lucy in the Sky With Diamonds", dos Beatles, tocava no momento em que as escavações ocorriam quando o esqueleto foi descoberto.

Montagem de fotos mostra o esqueleto de Lucy e um modelo tridimensional do Australopithecus afarensis - University of Texas at Austin via AP - AP Photo - Pat Sullivan
Montagem de fotos mostra o esqueleto de Lucy à esquerda, e um modelo tridimensional do Australopithecus afarensis.
Créditos: University of Texas at Austin via AP / AP Photo / Pat Sullivan

Ainda em 2017, quando a espaçonave estava longe de seu lançamento, o professor Harold Levison, um dos responsáveis pela missão Lucy, disse: "Esses asteroides são realmente como diamantes no céu em termos de valor científico para entendermos como os planetas gigantes se formaram e como o Sistema Solar evoluiu".

A partir de sábado, 16 de outubro de 2021 a missão Lucy partirá em direção a pelo menos 8 diferentes asteroides, com três revisitas à Terra (duas antes de ir para o Sistema Solar Externo e uma depois) para ganhar velocidade por meio de estilingadas gravitacionais.

Lucy-abertura-dos-painéis-solares
Animação mostra como será a abertura dos painéis solares da sonda Lucy.
Créditos: NASA / GSFC

Um desses pequenos mundos está localizado no "Cinturão Principal de Asteroides" entre Marte e Júpiter, e os outros sete são Asteroides Troianos. Notavelmente, quatro dos sete asteroides troianos estão emparelhados, permitindo a Lucy ver dois asteroides simultaneamente com cada uma dessas visitas.


Lucy também contribuirá com várias missões recentes relacionadas a asteroides, incluindo a missão OSIRIS-REx da NASA que está atualmente voltando para a Terra com uma amostra do asteroide Bennu e da missão japonesa Hayabusa2 que retornou à Terra no final de 2020 com poeira do asteroide Ryugu.

Ambos os objetos são asteroides próximos da Terra, e comparar esta categoria de rocha espacial com as observações de Lucy dos asteroides troianos pode dar aos cientistas um novo caminho para a compreensão do Sistema Solar.



Imagens: (capa-NASA/ilustração) / University of Texas at Austin via AP / AP Photo / Pat Sullivan / NASA / GSFC
14/10/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: