Intensa Explosão Solar causou blecaute de rádio no Brasil e Tempestade Solar está prevista para os dias 30-31 de Outubro

Intensa Explosão Solar causou blecaute no Brasil e Tempestade Solar está prevista para os dias 30-31 de Outubro

O Sol resolveu acordar, e lançou uma poderosa explosão de radiação no último dia 28

No dia 28 de Outubro, às 15:35 UTC (12h35 pelo horário de Brasília), a mancha solar AR2887 produziu uma intensa explosão de radiação de classe X1 - o tipo mais forte - e pegou a América do Sul em cheio, causando um forte blecaute de rádio em todo o lado diurno da Terra.


Algumas horas depois, uma tempestade de radiação foi sentida principalmente nas regiões polares. Logo após a explosão solar, uma Ejeção de Massa Coronal foi disparada, e de acordo com as previsões, essa onda de plasma que foi direcionada para a Terra deve chegar por aqui nesse final de semana entre os dias 30 e 31 de Outubro de 2021.

Tempestade Geomagnética 30 e 31 outubro 2021
Previsão do vento solar e da chegada da Ejeção de Massa Coronal para os dias 30/31 de Outubro de 2021.
Créditos: SWPC / NOAA


Quais serão os efeitos dessa tempestade geomagnética?

Nos dias 30 e 31 de Outubro, teremos flutuações e interferências em redes de energia (principalmente nas regiões polares), em satélites (incluindo de GPS), um aumento no arrasto dos satélites de órbita baixa, interferências ou até mesmo blecautes de rádio propagação e claro, as belíssimas auroras polares, que poderão ser vistas em regiões como Nova York (para hemisfério norte) e sul da Argentina (para observadores do hemisfério sul).


A mancha solar AR2887, responsável por toda essa atividade solar intensa recente, continuará na face do Sol que está voltada para a Terra por cerca de uma semana. Além disso, uma outra mancha solar intitulada AR2891 surgiu, e permanecerá na face voltada para a Terra por cerca de duas semanas.


Novas informações podem surgir a qualquer momento. Sigam Galeria do Meteorito nas redes sociais (links abaixo), e fiquem de olho na tempestade solar desse fim de semana!


Vale ressaltar que os efeitos das tempestades solares são percebidos em nossa tecnologia (satélites, redes de energia) e também em animais migratórios, mas não há qualquer risco biológico que se tem conhecimento.


Imagens: (capa-SOHO) / SWPC / NOAA / divulgação
29/10/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Graças a Anomalia Magnética do Atlântico Sul estamos mais expostos aqui que em outros locais do planeta, ficamos bem no centro de um alvo que mais parece com uma pegada de sinal de satélite de gato TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino os "assinantes" da Gato TV enfurecidos reclamando para a operadora que não estão conseguindo assistir o Domingão, a Fazendola ou o sorteio da Tele-Cena ... (os outros 150 canais não interessam).

      Excluir
    2. Existem uns satélites com apontamentos incomuns para nossos padrões brasileiros com azimute bem próximo ao leste e elevação muito baixa, ele têm alguns canais abertos nacionais e internacionais além de alguns links de dados, em alguns desses links funcionou um sistema de gato no passado. Se você acessar um site que se chama satbeams, clicar na pegada e acessar esses satélites 15º W e 8º W como exemplos verá que a cobertura no nosso território lembra a figura da anomalia magnética que falei.

      Excluir
  2. Parece que as tempestades solares serão mais frequentes a partir de agora já que novo ciclo de alta já era esperado.

    ResponderExcluir