AO VIVO: Chuva de Meteoros Leonidas 2021

ao vivo - chuva de meteoros leonidas 2021

Venha acompanhar ao vivo a chuva de meteoros Leonidas 2021 em sua noite de pico!

Está chegando! Nessa madrugada de 16 pra 17 de novembro acontece o pico da chuva de meteoros Leonidas 2021 - momento em que a maior quantidade da chuva de meteoros Leonidas poderá ser observada!


Por sorte, o tempo em São Paulo está ajudando, e teremos transmissão ao vivo para acompanhar este momento e, com sorte, observar muitos meteoros nessa madrugada de pico da chuva de meteoros Leonidas 2021.


Live - Chuva de Meteoros Leonidas 2021

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Leonidas 2021 acontece nessa terça-feira, 16 de Novembro, com início programado para às 23h30 pelo horário de Brasília. A live acontece em nosso canal no YouTube, mas também estará disponível logo abaixo:


Para participar do chat, clique no vídeo para ser redirecionado(a) para o YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal! Ative o sininho para receber as notificações.


Observe do quintal de casa

Se você tiver a sorte de ter um céu estrelado nessa madrugada, olhe na direção nordeste a partir da 01h00 da madrugada pelo seu horário local, pois é lá que estará a constelação de Leão - local do radiante dessa chuva de meteoros. É de lá que os meteoros parecem se originar.

A chuva de meteoros Leonidas produz em média cerca de 10 à 15 meteoros por hora, mas ela também é responsável por incríveis outbursts, ou seja, atividades super intensas de meteoros!



Leônidas: uma chuva de meteoros histórica

A chuva de meteoros Leônidas é conhecida por produzir meteoros super rápidos, já que seus fragmentos penetram na atmosfera da Terra a velocidades incríveis de aproximadamente 72 km POR SEGUNDO! Isso é cerca de 72 vezes a velocidade da bala de um rifle.

A chuva de meteoros Leônidas também é uma das mais famosas da história. Os detritos do cometa Temple-Tuttle já foram responsáveis por verdadeiros espetáculos cósmicos, como aqueles observados em 1833 e 1966.

Chuva de meteoros Leonidas - antigas - Adolph Vollmy e edward dunkin
Antigas gravuras mostram a chuva de meteoros Leônidas em 1833 (esquerda) e em 1799 (direita).
Créditos: Adolph Vollmy (1833) / Edward Dunkin (1799)

Segundo relatos de observadores, a chuva de meteoros Leônidas de 1966 gerou dezenas de milhares de meteoros e bolas de fogo em menos de uma hora: cerca de 60 meteoros a cada segundo riscavam o céu daquela noite. Imaginem o espetáculo!

Documentos antigos mostram ainda que a chuva Leônidas tem grandes picos a cada 33 anos: em 1799, 1533, 1366, 1202, e 1037, por exemplo. Esse grande pico que acontece a cada 33 anos acontece quando a Terra, além de passar pelo rastro de detritos do cometa Temple-Tuttle, passa também por uma região de grande concentração de fragmentos, o que resulta em verdadeiros espetáculos.


O último grande pico da chuva de meteoros Leônidas aconteceu em 1999, com um "bônus" em 2001 e 2002, que também chamaram a atenção de muita gente, produzindo cerca de 5 meteoros a cada minuto! O próximo grande pico da chuva Leônidas deve acontecer em 2032.

Considerando os grandes picos e os anos comuns, a chuva de meteoros Leônidas produz cerca de 100 meteoros por hora. Nesse ano, os astrônomos acreditam que cada observador conseguirá avistar entre 10 e 15 meteoros por hora. Sempre existe uma chance desses números serem menores ou maiores do que o previsto, então não perca essa noite especial.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos nós!



Imagens: (capa-divulgação) / Adolph Vollmy / Edward Dunkin / divulgação
16/11/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário