AO VIVO: Lançamento da Missão DART que irá Colidir com Asteroide Didymos

lançamento missão DART ao vivo - live

Missão pioneira na Defesa Planetária será lançada em poucas horas!

Dentro de algumas horas, um foguete Falcon 9 da SpaceX lançará a missão DART (Double Asteroide Redirection Test), que consiste basicamente em desviar um asteroide de sua rota, a fim de entendermos se realmente é possível evitar a colisão de um asteroide com a Terra.


O lançamento da missão DART está programado para acontecer às 03h22 pelo horário de Brasília dessa madrugada de 24 de novembro de 2021 (06h22 UTC), a partir do Complexo de Lançamento 4 de Vanderberg, na Califórnia.

E para não perder esse momento histórico, teremos uma transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube, mostrando em tempo real o momento em que o primeiro passo para salvar a Terra contra a colisão de um asteroide será dado!


AO VIVO: Lançamento da missão DART

A transmissão ao vivo está programada para ter início às 02h30 pelo horário de Brasília (05:30 UTC), e também estará disponível logo abaixo:


Para participar do chat, clique no vídeo para ser redirecionado(a) ao YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho das notificações!


Um impacto forte

Segundo a NASA, DART irá atingir Didymos b (o asteroide menor) a uma velocidade de 6 km por segundo (6x mais rápido do que a bala de um rifle). Com isso, os cientistas poderão identificar qualquer mudança na órbita de Didymos b, resultado do impacto cinético.

DART é uma missão que irá testar a nossa tecnologia para prevenir impactos de asteroides perigosos com a Terra.


Didymos significa "gêmeos" em grego, já que trata-se de um sistema binário de asteroides. O principal tem cerca de 780 metros de diâmetro, enquanto sua lua, Dimorphos, tem cerca de 160 metros.

Dimorphos vem do grego, e significa "duas formas" em português. O nome foi dado porque conheceremos duas formas desse asteroide - uma antes do impacto, e outra após o impacto, quando a missão Hera, da Agência Espacial Europeia, irá visitá-lo para analisar melhor o impacto gerado pela missão DART. O lançamento da missão Hera está previsto para 2024.



Imagens: (capa-ilustração) / ilustração / divulgação
23/11/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: